Previsão curto prazo (até 3 dias) - Junho 2018

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Massa de ar quente sobe temperaturas até perto dos 40 e traz noites tropicais

Uma massa de ar quente vai chegar a Portugal no fim de semana e fazer subir as temperaturas, que se podem aproximar dos 40 graus no interior do Alentejo, e trazer noites tropicais. Segundo a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado o dia ainda terá temperaturas amenas, mas no domingo os termómetros vão começar a subir, sobretudo por causa de uma massa de ar quente, que vai entrar no território e fazer subir as temperaturas entre três a seis graus.
"Teremos no sábado ainda um dia com temperaturas amenas, em especial no litoral oeste, por causa do vento, que durante a tarde será de noroeste moderado e a soprar por vezes forte, com rajadas que podem chegar aos 65 quilómetros por hora", disse a meteorologista. Nas regiões do interior, a partir do final de dia de sábado, vai chegar uma massa de ar quente, com temperaturas a atingirem os 30 a 34 graus em alguns locais, à excepção da Serra da Estrela, que terá valores mais baixos.
"No domingo e segunda-feira há uma mudança de cenário, com o vento a rodar para leste/nordeste (...) a trazer uma massa de ar tropical, ou mesmo equatorial modificada, e o que vai trazer é uma subida generalizada da temperatura a todo o território, mas que se vai fazer sentir essencialmente nas regiões do litoral oeste", explicou Maria João Frada.
A meteorologista sublinhou que as subidas de temperaturas no domingo "serão na ordem dos três a cinco ou seis graus no litoral oeste, em particular na região da Grande Lisboa" e, na segunda-feira, "a corrente de leste vai ser reforçada e as temperaturas máximas tendem a subir mais". "Vamos chegar a segunda-feira e na generalidade do território as temperaturas máximas vão variar entre os 30 e os 35 graus, com excepção da zona da Serra da Estrela, onde serão ligeiramente mais baixas. No interior do Alentejo vão variar entre os 35 e os 39 graus, assim como no Vale do Tejo e Santarém. Serão estas as regiões mais quentes"
Na Grande Lisboa, a temperatura vai subir também de forma significativa na segunda-feira, podendo atingir valores próximos dos 35 graus, acrescentou. Segundo a especialista do IPMA, também no fim de semana, "sobretudo a partir de domingo, vai subir a temperatura mínima e em alguns locais do território "poderá haver valores compatíveis com noites tropicais, com temperaturas mínimas na casa dos 20 graus, em particular no Algarve, no interior do Alentejo, na Grande Lisboa e Vale do Tejo".

Sábado
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

prev1.jpg

http://www1.wetter3.de/

A situação sinóptica nos próximos dias será marcada pela presença de um núcleo de ar frio isolado em altitude, centrado entre o Arquipélago da Madeira e o território de Portugal Continental, e que não se reflecte à superfície. O posicionamento do núcleo de ar frio gerará uma corrente continental seca de leste sobre Portugal Continental; a ausência de nebulosidade e a forte radiação solar diurna irão favorecer um aquecimento da superfície terrestre que, por sua vez, transferirá calor e provocará um sobreaquecimento da camada inferior da troposfera, originando movimentos verticais das massas de ar na atmosfera. Esta situação será propícia ao surgimento de nebulosidade convectiva (formada pela subida de massas de ar que arrefecem a uma maior altitude, atingindo o ponto de saturação e dando origem a condensação e formação de nuvens) que poderá traduzir-se por períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas.
Prev2.jpg

https://www.meteopt.com/

Neste contexto, o estado do tempo em Portugal Continental a partir de amanhã tenderá a apresentar-se instável, com predomínio do céu pouco nublado ou limpo ao longo das manhãs e aumentando de nebulosidade a partir do início da tarde, especialmente nas regiões do interior centro e do sul; poderão vir a surgir condições para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, especialmente durante a tarde nas regiões do centro e do sul. Espera-se também uma subida dos valores da temperatura do ar.
Prev3.jpg

http://wind.tau.ac.il/dust8/dust.html

A partir de Terça-feira poderá aumentar a presença de poeiras em suspensão na atmosfera, provenientes do norte de África, que se traduzirá sobretudo por afectar a ocorrência de nebulosidade convectiva e por aumento da temperatura do ar.
Esta é uma tendência geral feita a partir da análise de vários modelos, disponíveis no momento; para previsões oficiais consulte o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Pessoalmente acho imensa piada à 'trovoada severa' modelada pelo IFS (ver ponto roxo escuro):

MQP3cRN.png


Se chegar a haver trovoadas e/ou convecção de rápido desenvolvimento, e tendo em conta as condições de estabilidade previstas, ainda aparece uma tromba d'água.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa

rokleon

Nimbostratus
Registo
2 Abr 2016
Mensagens
596
Local
Esmoriz
Chuva para os últimos últimos dias do mês, Portugal continental.

O interior Norte deverá ter precipitação moderada amanhã, desde o meio da tarde até à noite. Precipitação mais fraca e dispersa no Norte, na sexta.
Até que no dia 30, podemos ter chuva mais forte que a dos outros dois dias, com uma de instabilidade fraca a passar pelo Litoral centro e norte a deslocar-se para Norte, desde as horas da noite até fins da manhã do dia 30 e norte a deslocar-se para Norte.

Saídas 12Z:
ARPEGE 0.1º http://images.meteociel.fr/im/8227/tempresult_sln7.gif
WRF-NMM 0.5º http://images.meteociel.fr/im/7702/tempresult_twu5.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O ECM coloca entre 20 a 25 mm na zona de Faro/Olhão para sábado. :huhlmao: O GFS coloca 16 mm em Sagres. :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
ARZAM2l.png


Menos calor, finalmente:

rVGMBk2.gif


---

GFS 12z, acumulados para os próximos 5 dias:

JlRQjac.gif


O cenário não está grande coisa nesse capítulo. Oficialmente, 2018 ainda não teve, nos Açores, um mês na média ou superior.
 
Última edição: