Previsão curto prazo (até 3 dias) - Março 2018

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Precipitação prevista, até ao final do evento de precipitação do fim de semana, pelos diversos modelos:
ECM:
7MJc8T6.png

GFS:
gd3Fmpu.png

GEM:
d6VOrcA.png

AUS:
QEvCmXq.png


Ainda teremos boa precipitação até o AA voltar, mas pelo que vejo nos modelos o regresso do mesmo, deve ser de pouca dura. Vamos ver! Entretanto, pelo meio de tantos dias de chuva, também faz falta vir alguns de sol.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
No satélite nota-se actividade eléctrica na zona norte da Galícia(assinalada com seta vermelha), bem como já vai também havendo alguma actividade nas células a NO, naquela massa de ar frio a O do centro da depressão "Hugo".
Como refere o @Orion, não sei se ali, embebido naquela zona de transição onde está a actividade eléctrica, estará a zona mais activa de vento que o ICON modela. Aparenta existir alguma coisa ali, a formação é muito linear até ao Atlântico dentro...
oMe5ynG.png

Será massa de ar frio assinalada com o círculo amarelo que trará os aguaceiros amanhã, com possibilidade de queda de neve a cotas médias.
Tanto aos 850 hPa, como aos 500 hPa as condições são boas.
Resta saber se os aguaceiros serão os necessários para isso...;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
Como refere o @Orion, não sei se ali, embebido naquela zona de transição onde está a actividade eléctrica, estará a zona mais activa de vento que o ICON modela.

8 atualizações diárias. Que raio de modelo :D

Infelizmente o Meteociel não guarda todas as saídas. A malta do litoral norte que diga. Em que é que o ICON falhou?

FCt5K9D.gif


---

Em Espanha o vento mais intenso vai começar nesta madrugada.

tempresult_nrf4.gif


 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Infelizmente o Meteociel não guarda todas as saídas. A malta do litoral norte que diga. Em que é que o ICON falhou?
Acho eu que esteve mesmo muito bem...Até na hora foi muito assertivo.
Eu posso não ter valores assinaláveis (Rajada máxima de 43,9 km\h), mas os registos mostram que tivemos bons valores por todo o norte e parte do centro do país:
4b785tp.png

Em Espanha o vento mais intenso vai começar nesta madrugada.
tempresult_nrf4.gif
Quando o vento mais intenso acalmar na região Cantábrica, na zona a norte das ilhas Baleares a situação começa a piorar e os ventos poderão passar os 140 km\h no mar e atingir os 100 km\h na ilha de Maiorca.
Interessante ver que os ventos resultantes do "Hugo" vão potenciar a formação de um temporal, ao interagir com a depressão que já se encontra no Mediterrâneo.
A dinâmica da atmosfera no seu melhor, aqui à nossa porta...