Boas... Sou nova no forum ... gostaria de vos pedir ajuda ... tenho de fazer uma pesquisa sobre todas as equações existentes para a previsão da temperatura mínima... Ainda não saí da equação de Brunt
. Podem me dar umas dicas de mais equações??
Obrigada
Bom, isso é complexo..
Porque na verdade, à medida que os modelos meteorológicos vão melhorando e passando a escalas cada vez mais detalhadas, a sua fiabilidade em termos de variáveis como a temperatura vai também sendo maior, e em muitos casos acaba a ser suficiente outputs e interpolações directas dos campos de temperatura dos modelos.
Mas claro, em imensos casos, especialmente junto a fronteiras terra-mar, ou zonas montanhosas, isso cai tudo por terra, ou em locais muito específicos (vales, etc). E se estivermos a falar de ir buscar dados a modelos globais, de resolução mais baixa, então cai mesmo por terra.
Depois há a decisão entre usar esses dados e alterá-los com "mão humana", como vemos em previsões do IM, ou alterá-los de forma automática, sistemática, como em sites tipo Weatheronline.
Na verdade, actualmente com a performance dos modelos, e a quantidade de dados observacionais disponíveis, começa a tornar-se bastante eficiente a utilização da 2ª opção, e em muitos casos provavelmente esses métodos de correcção dos outputs dos modelos já estarão mesmo a ganhar à mão humana, ou ao "feeling" de um previsor.
Penso que se referia a este 2º método certo?
Então aí, realmente existem diversos (imensos talvez...) métodos de correção de variáveis como a temperatura, para especificidades locais.
Essa
equação de Brunt, confesso que nem conhecia, e existem imensos métodos, mais ou menos sofisticados.
Ocorrem-me métodos relativamente básicos como fazer apenas regressões lineares com base em várias variáveis (preditores), portanto
regressão multilinear, tal como uma reta de regressão que se aprendeu na escola,
mas em vez de uma, para várias variáveis. Este é um método bastante simples de implementar.
Depois há outros métodos mais complexos, como os
filtros de Kalman, as
redes neuronais, e outros métodos certamente, que detalhes não saberei muito.
Na verdade, vendo alguma coisa agora sobre a equação de Brunt, penso que seja baseada numa regressão multilinear também, com preditores relacionados com radiação?
De qualquer forma, o essencial, se eu percebi bem a questão, e seja o método mais ou menos complexo, é ter uma base observacional grande e consistente, para poder aplicar todos estes métodos estatísticos de correcção, caso contrário de nada servem!