Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mais do mesmo...

Não anda um Verão lá muito surpreendente! Nem frio, nem calor, nem convecção de jeito...

As temperaturas nos próximos dias subirão um pouco mas como disse o Mário talvez por pouco tempo. De qualquer forma ainda será provável um fim de semana de considerável canícula. E contas somadas 7 dias ligeiramente acima da média seguidos (previsivelmente) de algum arrefecimento.


http://wxmaps.org/pix/temp4.html

Quanto a animação eléctrica nada no horizonte... Se alguma coisa se retira nos mapas de precipitação é uma cópia de amanhã e sexta... o famoso irritante chuviscoa norte do sistema M.E. (ou nem isso...) Haja surpresas, peço eu e acredito muitos de vocês :disgust:


http://wxmaps.org/pix/prec4.html


E assim segue este fado...




--------------------------
Aviso MeteoPT.com

As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

--------------------------
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

O calor que vier ,só se for para o interior de Portugal ,porque na faixa costeira ocidental será de temperaturas amenas
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Bem eu pensava que os modelos tavam a tirar calor mas afinal ainda metem é mais :p estas temperaturas que falei a dias já estão por baixo do que pode ser do dia 1 até ao dia 5/6 :( e vão por mim com aquele tipo de temperaturas um dia já é muito difícil de se aguentar quanto mais 4 ou 5 dias :hehe: penso que o pessoal pode estar a subestimar o calor que pode vir para os dias 2/3/4 e 5 :sad: para mim a confirmar vão ser os dias mais quentes do ano :w00t::p seria bom que retirasse mas não estou a ver isso :shocking: iso a 850hpa 26 a 28 no interior é fogo e o Litoral não se fica a rir :p
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Bem eu pensava que os modelos tavam a tirar calor mas afinal ainda metem é mais :p estas temperaturas que falei a dias já estão por baixo do que pode ser do dia 1 até ao dia 5/6 :( e vão por mim com aquele tipo de temperaturas um dia já é muito difícil de se aguentar quanto mais 4 ou 5 dias :hehe: penso que o pessoal pode estar a subestimar o calor que pode vir para os dias 2/3/4 e 5 :sad: para mim a confirmar vão ser os dias mais quentes do ano :w00t::p seria bom que retirasse mas não estou a ver isso :shocking: iso a 850hpa 26 a 28 no interior é fogo e o Litoral não se fica a rir :p

Sim, virá aí algum calor, no interior poderá mesmo ser extremo :) mas, já no litoral não vejo assim muito calor devido há nortada :mad: tirando claro nos sitíos abrigados como Setúbal :D mas vamos ver o que os modelos ainda virão a ditar.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Sim, virá aí algum calor, no interior poderá mesmo ser extremo :) mas, já no litoral não vejo assim muito calor devido há nortada :mad: tirando claro nos sitíos abrigados como Setúbal :D mas vamos ver o que os modelos ainda virão a ditar.

Mas mesmo a Nortada não a vejo muito forte tirando dia 1 e 2, não sei até que ponto poderá aliviar ou não :) se nas próximas saídas não aumentar a nortada e retirar calor poderá ser complicado :hehe: O interior é que não tem hipótese! :( mais de 40ºC e nalguns pontos não muito longe dos 45ºC! isto tendo em conta os mapas de agora, não quer dizer que não retire até lá ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Bem eu pensava que os modelos tavam a tirar calor mas afinal ainda metem é mais :p estas temperaturas que falei a dias já estão por baixo do que pode ser do dia 1 até ao dia 5/6 :( e vão por mim com aquele tipo de temperaturas um dia já é muito difícil de se aguentar quanto mais 4 ou 5 dias :hehe: penso que o pessoal pode estar a subestimar o calor que pode vir para os dias 2/3/4 e 5 :sad: para mim a confirmar vão ser os dias mais quentes do ano :w00t::p seria bom que retirasse mas não estou a ver isso :shocking: iso a 850hpa 26 a 28 no interior é fogo e o Litoral não se fica a rir :p



Com esta ultima saida do gfs para o litoral oeste,e tirando a zona a sul da arrabida e de sintra,não vejo temperaturas assim tão altas ,no interior sim ai vai ser complicado,pois á que ter em conta que o geopotencial(500 hp) não é assim tão alto.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Com esta ultima saida do gfs para o litoral oeste,e tirando a zona a sul da arrabida e de sintra,não vejo temperaturas assim tão altas ,no interior sim ai vai ser complicado,pois á que ter em conta que o geopotencial(500 hp) não é assim tão alto.

É pena é ser uma faixa tão estreita do nosso Pais pois o resto vai transpirar como ainda não transpirou este ano :D e mesmo essa faixa vai ter calor apesar de não ser abrasador como no resto :cool: seria bom que retirasse pois como está até aqui em Setúbal poderia ir aos 40ºC se o vento e humidade ajudarem a isso!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Eu não diria a 1ª semana de Agosto, mas sim a 1ª quinzena de Agosto pode ter no interior centro e sul, pode ser uma quinzena escaldante segundo a última saída do GFS. Noites tropicais no Algarve a partir do dia 1 de Agosto, até ao fim da previsão será uma constante, tirando 3 a 4 noites onde pode ficar entre tropical e não tropical.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Eu não diria a 1ª semana de Agosto, mas sim a 1ª quinzena de Agosto pode ter no interior centro e sul, pode ser uma quinzena escaldante segundo a última saída do GFS. Noites tropicais no Algarve a partir do dia 1 de Agosto, até ao fim da previsão será uma constante, tirando 3 a 4 noites onde pode ficar entre tropical e não tropical.



Isso é pelas previsões do gfs ,porque o ecmwf não é tão "radical" para o interior,mas para o Algarve concordo,isto visto por esta ultima run(12)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Destaque para esta run das 06 para algum potencial convectivo na segunda feira dia torrido igualmente :cool: a ver se a run das 12 repete a run calorosa de ontem :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

A tosta vai se mantendo prevista para os dias 2, 3 , 4, e 5 :hehe: segunda feira continua aberto a probabilidade de trovoadas no Interior Sul;) tempo quente já ninguem o tira veremos se se atingem records :unsure: meu palpite e não passa de um palpite meu! 30ºC a 35ºC no Norte e litoral Centro, 35ºC a 40ºC no interior centro e sul e localmente 42ºC a 44ºC no interior sul...claro que nalguns pontos do Litoral Norte e Centro poderá nem chegar aos 30ºc mas serão poucos locais esses :P
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Deixo aqui a minha previsão para o Mês de Agosto:

Mês com temperaturas na média ou abaixo da média e precipitação acima da média que deverá ocorrer na 2ª quinzena do mês.

Temperaturas: anomalia entre -0.5ºC e os 0.6ºC

Precipitação: 20 mm (Alentejo) e os 60 mm (Norte de Portugal)

O que dizem os modelos:

Precipitação:



Temperatura:





LaMéteo prevê um Agosto com a temperatura na média e um Agosto chuvoso, mas temos que ter noção que um mês de Agosto chuvoso não quer dizer que tenha chovido muito, porque neste mês a média é relativamente baixa.