Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008



Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Bem, por agr não haverá neve em lado nenhum...esperemos pelo fim da tarde/inicio de noite e madrugada de amanha p ver no que dá..O frio não quis entrar como deveria ter entrado..! :(
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas Noites:
-Depois da passagem desta frente afinal de contas bem mais frouxa que o esperado,com esta prespectiva no horizonte que daqui em diante e até onde a previsão é fiável vamos de novo voltar gradual e rapidamente à estabilidade anticiclónica,urge uma palavra de ânimo a todos os descontentes deste forum por este Inverno Anticiclónico.
E para animar basta olhar para a História:
Assim há exactamente 15 anos também estávamos e estaríamos por quase todo o mês em bloqueio Anticiclónico:

Rrea00119930203.gif


Mas nunca mais esquecerei que volvido um mês, a 2 de Março desse ano de 1993 assisti a um dos maiores nevões da minha vida com vários carros bloqueados na estrada entre Cinfães e Castro Daire (entre eles, o meu,claro),na serra de Montemuro

Rrea00119930302.gif


Que dizer depois destes factos?
Embora a situação actual e vindoura não seja nada animadora ainda resta Inverno.Ainda há oportunidades para semelhantes desenlaces sabendo obviamente que se vão reduzindo à medida que nos aproximámos da Primavera.
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Nas duas últimas noites e madrugadas senti e vi fortes pancadas de água na zona do Cabo Espichel onde passei o fim de semana. Regressado hoje ao Ribatejo, apanhei chuva forte em todo o caminho e havia vestígos nos campos de que a água teria caído generosamente o que o pessoal da zona confirmou.... Está a chover agora mesmo e sopra um vento lamentoso.

Pela televisão assisti ao nevão que caíu lá prós lados das terras do Barroso, 25 anos depois de eu próprio ter ficado retido em Montalegre por três dias, devido aos acontecimentos meteorológicos de 1983 (período de 08 a 16 de Fevereiro).

Enfim, para este país é muito importante a quantidade de água que cai. Nestes três dias um pouco por todo o lado tem caído alguma chuva...Fevereiro está no começo, Março e Abril são meses de grandes surpresas e não nos esqueçamos que Maio nos prega as suas partidas. E essa água que caíu e que porventura venha a cair deve ser para nós motivo de felicidade.

Ainda nos esperam dias de fortes chuvadas. Assim seria desejável. A neve se houver será bem recebida como fenómeno anormal que será sempre por estas latitudes. E por isso a sua ausência não nos deve angustiar....Estamos sempre a esquecer-nos que afinal África está aqui tão perto...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Havias de explicar melhor:

Pancada de água ainda consigo lá chegar, agora...


Vento lamentoso? :rolleyes:




Eu acho que isto tá mais parecido a 3-2-93 do que 2-3-93. Nos Algarves só choveu bem na costa vicentina. De resto foram uns salpicos.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Havias de explicar melhor:

Pancada de água ainda consigo lá chegar, agora...


Vento lamentoso? :rolleyes:




Eu acho que isto tá mais parecido a 3-2-93 do que 2-3-93. Nos Algarves só choveu bem na costa vicentina. De resto foram uns salpicos.

Olá amigo Agreste,
Creio que o n/amigo Olheiro utiliza uma metafóra, ou seja; talvez lamentoso de lamentaçâo, de tristeza, triste; quem sabe se não como o tempo, não faço ideia... mas é bem possível :)
Mas por falar nisso acho que o tópico do n/amigo Olheiro demonstra a realidade e denota experiência e vivência d'outrora que se mantém actual :thumbsup:
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Com este cenário, avizinha-se um verão muito complicado. A não ser que chova muito no verão, o que não acredito. Bem, tenhamos fé no 'Março, marçagão...' e no 'Abril águas mil'. É a esperança que nos resta:(

O Magrebe caminha a passos largos para norte... O deserto avizinha-se. O tal ministro até talvez venha a ter razão :D
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O lamento do vento é uma metáfora meteorológica bem conhecida. Não é por acaso que a onomatopeia do vento é huuuuu huuu huuuuuuuu. De facto, não parece estar muito feliz esse tal de vento. Será um lamento?
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Enfim, para este país é muito importante a quantidade de água que cai... E essa água que caíu e que porventura venha a cair deve ser para nós motivo de felicidade.

Ainda nos esperam dias de fortes chuvadas. Assim seria desejável. A neve se houver será bem recebida como fenómeno anormal que será sempre por estas latitudes. E por isso a sua ausência não nos deve angustiar....Estamos sempre a esquecer-nos que afinal África está aqui tão perto...

Concordo contigo amigo Olheiro.Água ,é sem dúvida o que este País precisa.E sobretudo o interior norte e centro estão como sabemos em défice há já algum tempo.
As neves também sendo benéficas para os solos não são cruciais como a água.Eu sei disso tudo.Mas às vezes puxo o pé para o chinelo.Claro que o encanto da neve é irresístível mas é desesperante ver chover como eu já vi neste País e ver agora episódios esporádicos de precipitações .
Nos últimos 15 anos ( excepcção do Inverno 2000-2001 com 5 cheias no Douro e culminou com o fatídico desastre de Entre-os-Rios na 5ª cheia) as precipitações têm sido mais escassas.Este Inverno ,não sendo dos piores, vai,
mais um, nesse sentido.As prespectivas para os próximos dias são se Mais Anticiclone .
Ao longo de séculos tem sido assim.Há Invernos (em larga minoria) em que as precipitações são generosas e outros (quase todos) em que ficámos à míngua de água.E já percebemos que este Inverno é ,tem sido igual a tantos outros.
A chuva de hoje foi uma benção para muitos sítios.
Mas foi só hoje.É pouco.Muito POUCO.
E lá vem Ele, outra vez.O ANTICICLONE...
Por mais quantos dias?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Nos últimos 15 anos ( excepcção do Inverno 2000-2001 com 5 cheias no Douro e culminou com o fatídico desastre de Entre-os-Rios na 5ª cheia) as precipitações têm sido mais escassass

Olha que o Outono de 2006 foi o 3º mais chuvoso desde 1931 ;) e eu penso que neste momento estamos a viver uma "medida compensatoria" devido á chuva que caiu o ano passado...logo penso que o Inverno 2008/2009 será muito mais chuvoso que este e passe mesmo os valores normais :w00t: quanto á temperatura vamos esperar pelo Verão para ver como a nortada se desenvolve e o AA :D :rain::rain::cold:

Isto está tudo muito complicado provavelmente depois de todas estas secas, irregularidades de percepitação, neves em locais pouco habituais, Verões esquesitos acabará por resultar um clima continental é esse o motivo de toda esta maluqueira mas vamos dar tempo ao tempo para ver no que isto dá ;)

Investiguem a historia da Europa antes da Mini Era-Glaciar e comparem com os dias de hoje e verão como o resultado é bastante interessante :intrigante:

Anomalia positiva em quase toda a Europa.

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Parece que o AA não vai ficar por muito tempo aquela instabilidade de fundo penso que se vai aguentar e chegar a manifestar-se :D



Pois é meus amigos a tendência está lá ninguem a tirá...:D

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bons dias:
-És mesmo muito optimista.
Não sei onde vês essa tendência.
Nos principais modelos de previsão e até onde é razoável crer neles, só se vê
AA , AA e mais AAs.

rtavn18011zz8.png


wind3285032and32mslpeurct7.gif


Pelo menos ,nos próximos 7 dias não haverá novidades.
Depois , entrámos no reino das fezadas e suposições.
Tomara que eu esteja errado.