Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É perfeito pessoal, até no mar dos algarves neva e neva no Sotavento poque no Barlavento nada nem na Fóia :D:lmao::lmao::lmao:.

Atenção: Quem sofre do coração é desaconselhado a ver o GFS a run das 18. :D:D

Era o Domingo Gordo! Qual lotaria qual quê!! :D
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Ele aí está .O anticlone.Imponente.Vastíssimo

lilililab3.png



E desta vez não é surpresa para ninguém.Desde sexta-feira que os modelos de previsão apontavam a sua chegada para hoje 06 (quarta-feira).
Desta vez, eles estão de facto de parabéns.Antecipadamente nos foram indicando.Tantas vezes sabemos que não têm este sucesso,outras vezes queremos que eles não acertem assim tanto,porque apontam para os AA,
outras ainda, Cremos Neles Todo-Poderosos Criadores da Chuva e do Frio a mais de 10 dias.
O que temos agora, é Ele.Todo-Poderoso.
E se esta persistente circulação continental de sueste acontecesse em Agosto,estaríamos seguramente na presença de uma importante vaga de calor.
Em Fevereiro dará um cheiro a Primavera.
E é o que temos por agora.
Lá mais para diante talvez o SW veja alguma precipitação.
Talvez...
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Uma coisa... onde é que voces arranjam estas imagens e previsoes ?

Cumprimentos !

Agora : 11,9ºC
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bem... o GFS tem umas situações...:pray::palmas:
Não devem é durar muito...:lol:

Que é isto? De repente... DESCARGA?:lol::lol::huhlmao:
Meteograma para o cacém segundo o freemeteo:

chuvafortenocacema12fevya1.jpg


:lol::confused:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
mais um devaneio do gfs e este e dos grandes :disgust:

gfs-0-276hfw0.png


gfs-1-276hhp9.png


gfs-2-276vsx0.png


Neve nas águas mais quentes de Portugal Continental?
Oh meu Deus. Mas onde é que eles andam com a cabeça quando fazem estas previsões?!:lol::lol::lol:

Não deixa de ser um sonho... e que sonho...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Mapas a 12, 14 dias? Servem para quê?
Cremos Neles Todo-Poderosos quando nos são favorávéis?

Mas e depois?
O que é que, invariavelmente acontece a essa distância?
Tudo se esvai, tudo se esfuma...
Agora o que temos, o que vamos ter
é a Primavera a ter os primeiros contactos ,
a ver bem o sítio onde lá para Abril se vai instalar...
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Aqui pelo Ribatejo, na quinta onde móro, já foi dado o falso tiro da partida para a Primavera......as azedas floridas , as mimosas em força, algumas chorinas a desabrochar, época atípica à qual a própria natureza não sabe como responder....tempo próprio destes Invernos indecisos.

Continuo a a guiar-me pelos conselhos do meu velho hortelão, a quem, nestas nesgas do tempo, a que a lógica foge, me vai dizendo preventivamente, "olhe que a chuva que há-de vir não venha para destruir".....ou seja do mal o menos...."antes assim do que pior"...

Como homem do campo, do alto dos seus quase oitenta anos, ele próprio tem um entendimento dos comportamentos naturais, aos quais, na sua óptica, não devemos dar a importância de "providência divina"...

E aí tomo a liberdade de juntar, pragmàticamente, os comportamentos terrenos dos modelos previstos pelas aplicações informáticas do GFS, ECM e afins, para demonstrar que a mão do homem que as programou se esqueceu desta realidade. Pelo menos para além do que a vista alcança.....:D

Se os Deuses não as dominam porquê a mania do homem em assumir o domínio das bonanças e das tormentas...

Isto foi escrito em tom de brincadeira...porque para a maioria de vós (nós, espero) ,os fenómenos meteorológicos estarão para além de dois anos, uma, duas ou três décadas....deverão durar o período de uma vida....e no fim quem não estiver desatento, testemunhou situações espantosas...A nível micro ou a nível macro......Acreditem...vão ficar espantados quando delas se tiverem que lembrar...

Saravah !!!!:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Aqui pelo Ribatejo, na quinta onde móro, já foi dado o falso tiro da partida para a Primavera......as azedas floridas , as mimosas em força, algumas chorinas a desabrochar, época atípica à qual a própria natureza não sabe como responder....tempo próprio destes Invernos indecisos.

Continuo a a guiar-me pelos conselhos do meu velho hortelão, a quem, nestas nesgas do tempo, a que a lógica foge, me vai dizendo E aí tomo a liberdade de juntar, pragmàticpreventivamente, "olhe que a chuva que há-de vir não venha para destruir"....
Se os Deuses não as dominam porquê a mania do homem em assumir o domínio das bonanças e das tormentas...

Grande Olheiro!
Na escrita pois então, e atento ao falso tiro de partida à Primavera que este Fevereiro está a escrever.
Ainda virá Inverno, mas para já as chorinas desabrocham ,as mimosas aí estão em força e a chuva que virá não será destruidora.
E se os Homens não dominam as bonanças e as tormentas agora
já conseguem localizá-las ...
E por enquanto seguirá a Bonança...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sem dúvida que esta run das 0h foi claramente a pior de todas ... mas analisando os modelos e seguindo a tendência ... creio que podemos tirar as seguintes conclusões:
1) O anti-ciclone vai reinar;
2) A p´roxima semana vai ter nuvens;
3) A probabilidade de chover é pequena e se chover deverá ser apenas no centro-sul e sul no país e será coisa pouca;
4) O vento será sempre de leste, e a primavera chega mais cedo;
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tá-me cá a cheirar que esta run (6h) vai tirar toda a precipitação ....
já suspeitava ... era anti-ciclone a mais e a depressão esfuma-se ... é tipico do GFS!!:disgust:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hum .. este run das 6h, parece bastante erróneo .... nada que seja novidade ... e não me parece fiável para acreditarmos neste run como uma tendencia!!
Mas para mim uma coisa parece certa ... o Inverno já era !!!

E estas previsões de chuva que dão mesmo com pressão acima de 1020hpa ... hum, não me cheira!!
Tou a ver mas é só nuvens a passar de um lado para o outro ... e o vento de leste logo trata de resto ... pois a ventania de Leste vem aí !!!:angry: