Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Já agora desculpem lá, mas não percebo nada de ISO nem sei onde vao buscar as imagens que colocam, apenas sigo as linhas de pressão, e a cor no fundo, para verificar a temperatura a não sei quantos HPa:D

presumi que verde a chegar a peninsula ibérica seria frio, e fiz 1+1 (frio+chuva=neve), mas apenas nas terras mais altas.:D:D:D

Em termos de precipitação a situação que vi mais interessante é no Domingo com chuva em todo o país. Para nao cair de para-quedas cá vai a imagem.
Rtavn1624.png

Já agora desculpem lá, mas não percebo nada de ISO nem sei onde vao buscar as imagens que colocam, apenas sigo as linhas de pressão, e a cor no fundo, para verificar a temperatura a não sei quantos HPa:D

presumi que verde a chegar a peninsula ibérica seria frio, e fiz 1+1 (frio+chuva=neve), mas apenas nas terras mais altas.:D:D:D

Em termos de precipitação a situação que vi mais interessante é no Domingo com chuva em todo o país. Para nao cair de para-quedas cá vai a imagem.

Bom Aurélio eu tb ainda não percebo assim muito disto, mas acho que não estás muito fora da realidade. Apenas há uma questão. Seguindo a temperatura a 500 hPa, esta até apresenta um valor baixo no quadro que apresentas... O quadro que vi a 850 hPa para o mesmo periodo tinha no entanto a temperatura ainda acima de 0ºC. Uma pequena tabela que tenho para calcular a cota de neve, ainda dá valores acima certamente de 1200 metros, isto se chover! Ora a esta distÂncia temos que ser cautelosos. Agora a depressão com valores de precipitação interessantes parece querer ocorrer... mas até lá o frio que vai entrar pode não ser tanto assim, ou pode até ser! é esperar como sempre! ;)

Está a sair a 12z... e não está pior que a 6z! Há uma tendência a querer aparecer... frio e chuva! Faltam 5 dias! Até que ponto este cenário será possível. Irá manter-se ou desaparecer??? acho que ninguém quer arriscar... :huh:

boa tarde a todos
sem duvida esta run das 12 sera a mais fiavel que vi nos ultimos dias pois esta a afirmar a entrada de chuva e frio como vimos na run das 6 por este mutivo penso que vamos ter um carnaval com boas supresas para todos:lol::lol::lol::lol::p:thumbsup:

de todas as runs esta foi a que me despertou mais atenção pois embora ainda falte precipitação nesta situação haverá aguaceiros sob a forma de neve acima dos 800m no centro e 600/700m no norte ;)

gfs-0-114drm6.png

gfs-1-114iio9.png

gfs-2-114ujg0.png

mas la esta vai ser uma incerteza pois nunca sabemos qual e quantidade de aguaceiros pós frontais :huh:

e como sempre quando o frio esta instalado não haverá precipitação

As cartas foram lançadas, o que vai acontecer esta por detras do pano, alguns ja se aperceberam outros ainda nao. Apartir de um dia desta semana este topico vai ser fustigado com tantos coments :D:cold: Fala quem ja anda nisto a alguns anos bons. Nao notam que alguns membros n andam a falar mto? pQ SERA? Acompanhem os modelos consultem sites, vejam tendências, vejam comentários de alguns membros e vejam o que eles querem dizer com pequenas palavras mas que significam muito ;)

Fiquei super entusiasmado com o run das 12z!:w00t:
Dá vontade de fazer as malas e: "Serra de Montemorro aí vou eu!!!!"

Mas pronto, é melhor acalmar-me porque ainda faltam uns quantos dias. E a verdade é que tudo ainda pode mudar. Esperemos que mude para ainda melhor! :w00t:

Comentar para que Fevereiro é que vai ser vai tudo dizer que o mês não devia acabar...:lol::cold::cold::cold:

Vamos esperar que o caldo ainda está a começar agora a ferver.

Calma que a animação até tem o msn no lado direito nao é toda a gente isto só quem tem classe é que cosegue :p bahh não vou mudar só a trabalheira por uma coisa mínima.

Ao menos uma vez na vida amigo Nuno :thumbsup:

Gosto bastante destas duas coicidências como é que é possivel estar um cenário tão interessante e os modelos ainda andarem ás aranhas :lmao: isto dá cabo do coração a qualquer um...vamos lá ver se não vamos ter que comprar sal e enlatados hehe :D:D

Chuva já ninguem nos tira agora de que forma isso será uma incognita :assobio:

Re: Meu caro companheiro Mário Barros

Quro antes de tudo manifestar-lhe o meu apreço pelo seu optimismo inquebrantável.

Quero igualmente manifestar-lhe a minha admiração pela força anímica que consegue introduzir neste Fórum. Já reparei que muitos bebem com avidez as palavras eventualmente premonitórias das suas análises meteorológicas.

E é interessante e entusiasmante acompanhar a esperança e a juventude com que a maior parte dos foristas subscrevem as suas saudáveis preocupações.

É um animador por excelência. Tiro-lhe o meu chapéu....Assim como saúdo o entusiasmo dos foristas que admiram a natureza no seu pleno vigor. E esperam sempre pelo momento mágico que poderá vir a seguir.

Para alguns no que a este respeito concerne não passarei de um Velho do Restelo. Mas pergunto e apesar desse risco:

Será que a meseta ibérica nas suas componentes espanholas, terão ficado secas, áridas e quentes e frias num prazo curto ou já não o seriam assim há um milénio atrás...? E o sul do Tejo português foi obra de apenas alguns séculos ?....A história mostra-nos similitudes entre o clima de agora e o clima de pelo menos algumas centenas de anos atrás.

A neve no Sul do país de forma mais visível em Janeiro de 2006 e mais soft em Janeiro de 2007 não corresponderá pelo seu curto aparecimento e duração temporal a fenómenos idênticos aos grandes nevões da década de 1940, às cheias do Tejo em finais da década de 70 (dois records absolutos batidos consecutivamente em 1978 e 1979,ja com as actuais barragens construídas) a que devemos associar o grande nevão nacional de 1983 e o menor de 1987...ou seja a epifenómenos próprios de climas como o nosso ?

Porquê outra vez neve em 2008 ? Porquê tanta expectativa contra ao que a natura pelas latitudes lusas nos habituou?

Talvez porque quem não sonha não alcança e não consegue vergar a força da natureza-...há que ter fé, agora e daqui a 50 anos....

E o Mário Barros está a demonstrar ser uma vontade, um querer... Saravah !!!

Venha a neve da nossa utopia...sobretudo venha água ...para que os nossos filhos e netos continuem a chapinhar nos Lameiros úberes do Norte ou nos pegos escondidos e refrescantes do Sul....

Re: Meu caro companheiro Mário Barros

Quero antes de tudo manifestar-lhe o meu apreço pelo seu optimismo inquebrantável.

Quero igualmente manifestar-lhe a minha admiração pela força anímica que consegue introduzir neste Fórum. Já reparei que muitos bebem com avidez as palavras eventualmente premonitórias das suas análises meteorológicas.

E é interessante e entusiasmante acompanhar a esperança e a juventude com que a maior parte dos foristas subscrevem as suas saudáveis preocupações.

É um animador por excelência. Tiro-lhe o meu chapéu....Assim como saúdo o entusiasmo dos foristas que admiram a natureza no seu pleno vigor. E esperam sempre pelo momento mágico que poderá vir a seguir.

Para alguns no que a este respeito concerne não passarei de um Velho do Restelo. Mas pergunto e apesar desse risco:

Será que a meseta ibérica nas suas componentes espanholas, terão ficado secas, áridas e quentes e frias num prazo curto ou já não o seriam assim há um milénio atrás...? E o sul do Tejo português foi obra de apenas alguns séculos ?....A história mostra-nos similitudes entre o clima de agora e o clima de pelo menos algumas centenas de anos atrás.

A neve no Sul do país de forma mais visível em Janeiro de 2006 e mais soft em Janeiro de 2007 não corresponderá pelo seu curto aparecimento e duração temporal a fenómenos idênticos aos grandes nevões da década de 1940, às cheias do Tejo em finais da década de 70 (dois records absolutos batidos consecutivamente em 1978 e 1979,ja com as actuais barragens construídas) a que devemos associar o grande nevão nacional de 1983 e o menor de 1987...ou seja a epifenómenos próprios de climas como o nosso ?

Porquê outra vez neve em 2008 ? Porquê tanta expectativa contra ao que a natura pelas latitudes lusas nos habituou?

Talvez porque quem não sonha não alcança e não consegue vergar a força da natureza-...há que ter fé, agora e daqui a 50 anos....

E o Mário Barros está a demonstrar ser uma vontade, um querer... Saravah !!!

Venha a neve da nossa utopia...sobretudo venha água ...para que os nossos filhos e netos continuem a chapinhar nos Lameiros úberes do Norte ou nos pegos escondidos e refrescantes do Sul....