Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Claro que não.
A meteorologia apesar dos seus avanços incríveis das ultimas 4 décadas ainda estará na pré-história do conhecimento.
Se ainda não sabemos se vai haver advecção de ar frio para a Páscoa que é daqui a 9, 10 dias,e hoje parece já haver um recuo nos modelos quanto às certezas de ontem, como queres saber o tempo no Verão?
Previsões para mais que 9 dias começam a ser tiros no escuro.
Previsões para daqui a 60,90 dias pura e simplesmente são futurologia anedótica.
Vêja-se o exemplo do ano transacto em que foi feita uma previsão de um Verão tendencialmente muito quente aqui para a Península Ibérica e ele acabou por ser dos mais frescos dos últimos 20 anos....

nem mais...
ninguém aqui no forum consegue por as "mãos no fogo" para os dias da páscoa, quanto mais para o verão...

apenas prevejo que seja fresco.
mas isso é uma opinião minha, fundada no q tem sido este inverno...
não acredito que continuemos com temperaturas acima do normal por muitos mais meses, por isso, ou a primavera vira inverno, ou o verão vai ser ameno, se assim não for este será um top5 dos anos mais quentes de sempre.

Sim, claro que sim, havia muita gente a prever um Verão frio. Como se calhar previram um Inverno frio, havia quem encomendasse os limpa neves para o país todo e sabe-se lá mais o quê.

Sejamos sérios nestes assuntos que é para a conversa não se transformar nalgum discurso dos «professores» Karamba, Ben-Ben Yô-Yô, Mamadu ou Jakité.

Muitas instituições como a ECMWF, UKMET, NCEP, NCAR, etc,etc dedicam imensos recursos à previsão sazonal, e se mesmo essas instituições com centenas de cientistas e recorrendo ao melhor conhecimento actual e a poderosos modelos de circulação atmosféria e oceânica se enganam bastante vezes tal a dificuldade da tarefa, que valor ou credibilidade tem os habituais palpites do tipo «acho que vai ser frio ou quente porque sim, tou com essa fé» ?
Não confundir meros palpites ou desejos que todos nós damos com previsões sérias e mesmo assim muito falíveis.

o Verão, pode-se ter alguma noção nesta altura como irá ser ?

Podes sempre consultar as diversas previsões sazonais de variadas instituições, mas como já foi dito por outros, são muito falíveis, o clima da Terra é uma coisa demasiado complexa para a capacidade do homem conseguir fazer previsões com muita antecedência. Muitas vezes acertam nas grandes tendências globais, oceanicas e continentais, mas saber exactamente o que se vai passar por exemplo num pequeno país como Portugal é dificil ou mesmo impossível.

Exemplos de previsões sazonais:

http://www.metoffice.gov.uk/research/seasonal/index.html
http://www.ecmwf.int/products/forecasts/d/charts/seasonal/forecast/seasonal_range_forecast/
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/forecasts/

Concordo plenamente Vince. E não nos podemos esquecer que ao dizer vai ser frio, ou vai ser quente a probabilidade de acertar é de 50%:D. Ao ter estes palpites, há uma grande probabilidade de acertar, mas a este tempo de distância não passam de meros palpites.

Uma breve consideração sobre a possível entrada fria na Páscoa:

A run das 12 z do gfs em relação à das 6z não traz novidades por aí além

O modelo europoeu na sua run das 0z apresentava um cenário interessante

Em comparação o modelo europeu traçava um cenário mais interessante para 6ª e sab, o gfs adia as coisas para domingo

No geral acredito em chuva, mas aquele sonho da neve na Páscoa começa a ser mais difícil de run para run.

Hojé é 14 de Março de 2007.

O Freemeteo, o Accuweather, o Intellicast apontam para chuva ou aguaceiros para dias 17 e 19 de Março...Os modelos apresentam alguma sintonia nesse sentido....Mas não podemos esperar nada de significativo pois não?

Eu não dou palpites por norma em nenhum aspecto da minha vida....mas que as dores nas minhas articulações não me deixam dormir....lá isso, é verdade ... anda humidade nor ar....:sad:

Hojé é 14 de Março de 2007.

O Freemeteo, o Accuweather, o Intellicast apontam para chuva ou aguaceiros para dias 17 e 19 de Março...Os modelos apresentam alguma sintonia nesse sentido....Mas não podemos esperar nada de significativo pois não?

Eu não dou palpites por norma em nenhum aspecto da minha vida....mas que as dores nas minhas articulações não me deixam dormir....lá isso, é verdade ... anda humidade nor ar....:sad:

Acho que vamos ter que aguardar ainda mais umas runs caro olheiro...

Ainda poderá ser algo significativo :unsure:

pois é. o gfs foi retirando....retirando... e nesta run quase que nos põe o AA em cima.

penso que as próximas runs vão acabar com o resto, deixando a PI, pelo menos a parte oeste, fora do alcance da depressão e da entrada de ar frio.

tenho pena, mas só uma nova inversão na tendência nos deixará de novo sobre a influência da depressão:disgust:

:D:D
peço desculpa mas o pc está meio doido....:lmao:

no sábado (22) e domingo (23) ainda á uma esperança para o norte...com entrada de ar frio.

nada que se compare a outras runs mas ainda lá tá qq coisa.

mas mais uma vez é acima das 180h :disgust:
por isso tirem as vossas conclusões....

boa noite
o problema destas previsões que estão ser feitas(ecmwf,gfs ultimas runs 12h),para os proximos dias é onde se coloca o nosso amigo AA.e a tendencia começa a ser boa (mais chuva) :thumbsup:mas vamos ter que esperar,porque esperar é a nossa sina

Sim, claro que sim, havia muita gente a prever um Verão frio. Como se calhar previram um Inverno frio, havia quem encomendasse os limpa neves para o país todo e sabe-se lá mais o quê.

Sejamos sérios nestes assuntos que é para a conversa não se transformar nalgum discurso dos «professores» Karamba, Ben-Ben Yô-Yô, Mamadu ou Jakité.

Muitas instituições como a ECMWF, UKMET, NCEP, NCAR, etc,etc dedicam imensos recursos à previsão sazonal, e se mesmo essas instituições com centenas de cientistas e recorrendo ao melhor conhecimento actual e a poderosos modelos de circulação atmosféria e oceânica se enganam bastante vezes tal a dificuldade da tarefa, que valor ou credibilidade tem os habituais palpites do tipo «acho que vai ser frio ou quente porque sim, tou com essa fé» ?
Não confundir meros palpites ou desejos que todos nós damos com previsões sérias e mesmo assim muito falíveis.

Podes sempre consultar as diversas previsões sazonais de variadas instituições, mas como já foi dito por outros, são muito falíveis, o clima da Terra é uma coisa demasiado complexa para a capacidade do homem conseguir fazer previsões com muita antecedência. Muitas vezes acertam nas grandes tendências globais, oceanicas e continentais, mas saber exactamente o que se vai passar por exemplo num pequeno país como Portugal é dificil ou mesmo impossível.

Exemplos de previsões sazonais:

http://www.metoffice.gov.uk/research/seasonal/index.html
http://www.ecmwf.int/products/forecasts/d/charts/seasonal/forecast/seasonal_range_forecast/
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/forecasts/

obrigado pela explicação..a minha pergunta é de quem é interessado no assunto,mas percebe muito pouco :lol: