Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Pois eu festejaria demasiado ... se durante a ultima semana os modelos foram constantes ao longo da ultima semana ... nesta o cenário está a mudar completamente de figura até mesmo em relação á precipitação que poderá ocorrer entre as 48 e as 96h (Terça a Quinta).... com os modelos extremamente duvidosos de onde ... e quando essa precipitação ocorrerá!!

Apesar do IM prever periodos de chuva forte passando a aguaceiros na Quarta e Quinta-Feira eu apostaria que essa precipitação ocorra numa região muito localizada, sendo que na Quarta deverá estar no litoral alentejano, e na Quinta no Barlavento algarvio !!!

Quanto ao frio ... eu creio que no Sábado ou Domingo teremos alguma neve acima dos 600 metros, digam o que disserem os modelos ....!!
Depois parece começar a existir uma tendencia novamente para precipitação nos ultimos do mês !!

ANÁLISIS SINÓPTICO Y MESOSCALAR

Los próximos días una DANA se situará sobre el suroeste peninsular, con un geopotencial de hasta 552 gpdm a 500hPa y un embolsamiento de hasta -26ºC al mismo nivel. En superficie encontraremos un reflejo débil en el SW, con un índice CAPE de hasta 600 ó 700J/kg y Lifted de hasta -3 ó -4ºC.

A 700hPa encontraremos una bolsa de humendad superior al 80%, con un forzamiento dinámico muy importante con dirección S-N, aproximadamente. Lo mismo ocurre a 850hPa.

Predicción y riesgos

Para los días 19 y 29 se esperan chubascos moderados localmente fuertes en el extremo suroeste peninsular, pudiendo ir acompañados de fenómenos tormentosos.
KOKA's: Existe un riesgo medio por tormentas fuertes.

Hummm :huh::unsure::)

:D Posso estar a dizer uma grande asneira (sou leiga nestas coisas) mas consultei a run das 6h e a info parece coincidir com o alerta do KOKA.

Muita chuvinha :rain::rain::rain: e aparentemente trovoada também. Norte mais chuva do que trovoada mas a zona da grande Lisboa parece que vai animar :p:p:p

Eu só estou animado com o dia de quarta feira para dizer a verdade...ou tive azar com a run que vi ou então não sei mas para o fim da semana vejo frio mas e a chuva onde está??:disgust: :unsure:

Vou para Vila Real na proximo fim de semana e probabilidade de apanhar neve para la +/- a 600m???

Se houver precipitação pode ser que sim mas colocava mais uns 200m na cota dos 600m, mas temo que aquando exista mais frio fique tudo sequinho :rolleyes: quero enganar-me:D mergulhos destes trazem pouca precipitação.....

Os comentários de neve á cota 0 era com a saida das 18h do GFS e para o extremo norte :D , mas como referido, estavamos a falar de possibilidades que se iriam alterar, como veio a acontercer. Agora, esta saida das 6h foi uma saida má, sem duvida, que retira muito potencial, o que não quer dizer que não voltem a recolocar o AA numa posição mais favorável :thumbsup:

Os comentários de neve á cota 0 era com a saida das 18h do GFS e para o extremo norte :D , mas como referido, estavamos a falar de possibilidades que se iriam alterar, como veio a acontercer. Agora, esta saida das 6h foi uma saida má, sem duvida, que retira muito potencial, o que não quer dizer que não voltem a recolocar o AA numa posição mais favorável :thumbsup:

nem mais.
depois da saída das 18 foi sempre a retirar frio e chuva.
também nunca acreditei na cota 0. isso era quase um milagre.
que venha uma cota a rondar os 700m com a possibilidade de mais precipitação e penso que a maioria já ficava realizada.
lembrem-se que estamos no final de março e não em janeiro/fevereiro.

novos desenvolvimentos já a seguir com a run das 12:D

nem mais.
depois da saída das 18 foi sempre a retirar frio e chuva.
também nunca acreditei na cota 0. isso era quase um milagre.
que venha uma cota a rondar os 700m com a possibilidade de mais precipitação e penso que a maioria já ficava realizada.
lembrem-se que estamos no final de março e não em janeiro/fevereiro.

novos desenvolvimentos já a seguir com a run das 12:D

Aguardo pacientemente! Eu já sabia que ia encontrar animação por aqui! Sabendo o comportamento que a entrada estava a ter nas tendências dos modelos, quando hoje no teletexto vi o IM a ir baixando cotas de neve durante a semana, pensei logo que o melhor estaria para vir na Pascoa! Isto claro porque não tive acesso ao MeteoPt o site onde tudo acontece ;)

Aguardemos pois!

Bom... Não creio em grande coisa, é o que posso dizer...

Acredito que no fim de semana os cenários fossem promissores, mas esta run do gfs não dá nadinha de especial... :disgust:

A run das 06 tirava a chuva esta tira a chuva e o pouco frio que mostrava...Para segunda já mete as temperaturas de 20ºC :lol: ainda vamos é comer com aquela depressão ao largo dos Açores que trás tudo menos frio e neve :p pessoal não vale a pena embandeirar em arco depois custa muito mais :hehe: uma coisa ninguém nos tira na quarta a chuva em forma de aguaceiros localmente muito fortes com trovoada :rain: isso é que me anima :rolleyes:

A run das 06 tirava a chuva esta tira a chuva e o pouco frio que mostrava...Para segunda já mete as temperaturas de 20ºC :lol: ainda vamos é comer com aquela depressão ao largo dos Açores que trás tudo menos frio e neve :p pessoal não vale a pena embandeirar em arco depois custa muito mais :hehe: uma coisa ninguém nos tira na quarta a chuva em forma de aguaceiros localmente muito fortes com trovoada :rain: isso é que me anima :rolleyes:

Pois eu teria cuidado ... pois essa depressão tem um comportamento algo estranho ... apresentado chuva com alguma intensidade mas bastante localizado e por isso tb é possível que essa precipitação caia toda no mar ou muito junto ao mar!!
Eu diria que a depressão atingirá a grande Lisboa, Setubal, litoral alentejano e barlavento algarvio e nada mais ....
É certo que Março está a meio e a atmosfera começa a ficar com um comportamento mais imprevisivel caracteristico de Abril e Maio ... mas para este mês de Março se cairem 30 mm até ao fim do mês (de media) a sul do Mondego é uma sorte !!!

eu também já me começo a cansar de ver e rever runs :lol:
a run das 18 parecia que vinha aí o fim do mundo,
passado três runs parece que dá para ir à praia (com o devido exagero).

e isto estou a falar em previsões a cerca de 120h o que normalmente não ocorre, ou não deveria ocorrer.

já o IM para terça "amanda" com uma cota de neve para o centro e sul de 1000 metros :huh::huh::disgust:

isto é: pessoal de S. Mamede preparem-se...ela vem aí.

só dá mesmo para rir......