Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Em geito de "sueca" (jogo de cartas)

O tempo está a fazer uma "passagem" para ver se apanha a manilha seca...(ou seja a malta de tobogans às costas,com botas alpinas, cachecóis felpudos e marcação de hotel para cinco dias)...

O Ás, nãs mãos do adversário (AA), papa-nos a manilha,faz a a vaza completa e tunga! dá-nos a Chita (4 jogos)....:mad:

De qualquer modo teremos sempre o regresso dos resistentes, daqueles que ficam com histórias para contar... e são esses que dirão a verdade das vitórias e derrotas...

Pena tenho eu de de já me pesarem as articulações e só arriscar tais arremetidas com alguma cautela e que tantas vezes me levaram (com uns agasalhos metidos à pressa na mála do carro) a avançar à procura desse devaneio sem par na natureza.

Mas a neve que me branqueou os cabelos já aconselha alguma moderação...

De repente, descobri o gozo de ouvir uma boa história, dos que agora se aventuram, mas no bom ripanso de uma lareira:D

A situaçao prevista agora para 4ªfeira:

rngp484pm9.gif

E de repente foi tudo retirado...

- Anticiclone que se previa ficar uns tempos pela Islândia, regressa para os Açores, com fortes possibilidades de virmos a ter uma circulação zonal

- A nortada é uma amostra do que chegou a ser previsto

- O GFS continua da delirar a longo prazo

- O ECM, após um grande devaneio a lembrar o GFS, voltou ao seu papel de moderador de ânimos

- Até o Norte de Espanha que ia ter uma situação de neve generalizada em todo o Norte, esta está cada vez mais confinada aos sítios do costume (Burgos, Victoria, Pamplona...)

- Resta-nos ir à procissão e pedir que venha neve para o ano

@Dan, tens o avatar dessintonizado :D

Boas noites e flicitações a todos os menbros de Forum.
Desde á vários meses que tenho acompanhado todos os dias o desenrolar deste Forum que na minha opinião é excelente e um complemento ás previsões do tempo que temos em Portugal.
Vivendo numa aldeia a 1050m de altitude (Bouça dos Homens) no Parque Nacional da Peneda-Gêres e rodeado de 4 picos montanhosos: "Penameda(oeste) 1245m(,"Outeiralvo(oeste) 1306m,"Alto da costa(norte) 1296m," Outeiro maior(sul) 1416m, poderei ser muito útil na informação prestada a todos os niveis meteriológicos, principalmente na previsão de cotas de neve (na qual admito ser razoavelmente bom) modestia á parte...!
Espero que a minha pequena contribuição venha ajudar a tornar este Forum ainda mais credivel e informativo.
Já agora,este ultimo modelo deixa-nos com esperança de neve em cotas relativamente baixas 600-700m apartir de sábado. Eu por cá já posso contar com ela.Aguardemos os próximos desenvolvimentos...

Bem-vindo Lince :thumbsup:

Finalmente, ao fim de dois anos de meio de existência do fórum aparece um vizinho e logo da Bouça dos Homens :)

Uma foto da Branda da Aveleira a pouco mais de 2 km da Bouça dos Homens há oito dias atrás..

p30901361600x1200800x60os8.jpg

E de repente foi tudo retirado...

- Anticiclone que se previa ficar uns tempos pela Islândia, regressa para os Açores, com fortes possibilidades de virmos a ter uma circulação zonal

- A nortada é uma amostra do que chegou a ser previsto

- O GFS continua da delirar a longo prazo

- O ECM, após um grande devaneio a lembrar o GFS, voltou ao seu papel de moderador de ânimos

- Até o Norte de Espanha que ia ter uma situação de neve generalizada em todo o Norte, esta está cada vez mais confinada aos sítios do costume (Burgos, Victoria, Pamplona...)

- Resta-nos ir à procissão e pedir que venha neve para o ano

Esta situação ainda vai acabar como aquela que tivemos nos dias 19 e 20 de Março do ano passado. Apenas uns aguaceiros fracos de neve.

@Dan, tens o avatar dessintonizado :D

Tenho que arranjar um avatar mais primaveril :D

Boa noite
Não quero entrar numa onda de pessimismo,mas com estes ultimos cenários o mais provável é que essa massa de ar polar procedente do atlântico norte nos deixe algumas precipitações fracas principalmente no norte e que poderão ser de neve em cotas a rondar os 1000m. Neve a sério só no norte de Espanha "cordilheira cantábrica" como refere o meu vizinho e muito bem (já agora aproveito para felicitá-lo,talvez nos encontremos um dia...).
Eu pessoalmente nunca dei grande importância a estas massas de ar muito frias (tirando as temperaturas é claro), mas no que se refere á neve prefiro as depressões de NW que pós frentes frias nos deixam por vezes com expessores de neve consideráveis.

Boa noite
Não quero entrar numa onda de pessimismo,mas com estes ultimos cenários o mais provável é que essa massa de ar polar procedente do atlântico norte nos deixe algumas precipitações fracas principalmente no norte e que poderão ser de neve em cotas a rondar os 1000m. Neve a sério só no norte de Espanha "cordilheira cantábrica" como refere o meu vizinho e muito bem (já agora aproveito para felicitá-lo,talvez nos encontremos um dia...).
Eu pessoalmente nunca dei grande importância a estas massas de ar muito frias (tirando as temperaturas é claro), mas no que se refere á neve prefiro as depressões de NW que pós frentes frias nos deixam por vezes com expessores de neve consideráveis.

Ainda assim o Lince deve estar com boas condições meteorológicas. A julgar por Lamas de Mouro que às 22h estava com 4ºC e Montalegre com 2,2ºC, e ambas as estações com 0,4 e 0,8mm de precipitação acumulada, quer-me parecer que ainda poderá ver alguns farrapos ainda esta noite!:thumbsup:

bom dia
como escrevi uns dias atrás era para ter calma.
nesta ultima previsão (GFS 00)para quem gosta de neve ainda é mais pessimista.

Nota de alto de página:

Fico a aguardar os relatos e as boas fotografias dos nossos companheiros do Norte e a confirmação da ida do nosso caro "Nimboestrato" às alturas do Gerês...:thumbsup:

Um grande abraço:p

A minha ultima investida à neve com sucesso foi precisamente à Branda da Aveleira no fim de semana de 26/27 de Nov. de 2005.Já postei fotos do ocorrido no respectivo tópico.Preparava-me agora para fazer o mesmo e já tinha inclusivé alinhavado o preço e a disponibilidade das casinhas que por lá se alugam.Mas hoje ,chegaram más notícias do Norte e o que até aqui parecia uma advecção polar consistente,parece afinal que não vai passar de um sopro suave, dum ai que mal soa e então fiz marcha-atrás e já não aluguei casa nenhuma.
Vou permanecer alerta para sábado mas tenho já menos expectativas.Parece que mais uma vez vai-nos faltar um danoninho e em países à nossa latitude ,porca miséria que são os italianos a levar com o mais significativo outra vez.
Haverá mais marés, concerteza.
E atenção à chuva para o centro e sul para hoje e amanhã.
Não se descartam surpresas ...

A análise sinóptica do CEAMET:

Hoy Martes la borrasca en altura que ayer ya provocaba precipitaciones en el Norte peninsular se irá acercando al Noroeste hasta situarse sobre la vertical del Noroeste peninsular. La nubosidad asociada a esta borrasca afectará hoy al Noroeste y Norte peninsulares provocando precipitaciones que en principio no serán muy importantes pero sin descartar alguna lluvia puntual moderada. En niveles superficiales las bajas presiones quedarán muy diluidas sobre el territorio peninsular. Al Noroeste de la Península, sobre el Atlántico, se situará un potente anticiclón mientras que sobre el continente europeo se registrarán bajas presiones. En la Península los vientos comenzarán soplando del Oeste en gran parte de la Península pero rápidamente tenderán a quedar flojos sin predominio de una componente definida, siendo solamente algo más persistentes en la vertiente mediterránea. Por los flancos oriental y meridional del anticiclón discurre una circulación de vientos que llegarán primero del Norte y más tarde del Este al Cantábrico. Mañana Miércoles la borrasca en altura se desplazará hacia el Sur sobre las costas atlánticas peninsulares hasta centrarse durante la siguiente noche sobre el Suroeste peninsular. La circulación de vientos irá cambiando a lo largo del día a componente Norte, impulsada entre el anticiclón atlántico y las bajas presiones europeas, impulsando una masa de aire frío desde latitudes altas hacia el territorio peninsular e iniciándose un descenso de las temperaturas en la mitad Norte peninsular. La inestabilidad se trasladará, con esta situación, hacia el Suroeste peninsular donde se esperan precipitaciones que localmente pueden ser moderadas. Esta situación se mantendrá sin demasiados cambios el Jueves mientras que a partir del Viernes se reforzará la entrada de vientos del Norte, de mayor recorrido desde latitudes muy altas en el Atlántico Norte, por lo que la masa de aire que alcanzará a la Península será más fría y se hará más acusado el descenso de las temperaturas. También se espera que los vientos del Norte impulsen la entrada de nubosidad y la aparición de precipitaciones sobre el Norte peninsular que podrán ser en forma de nieve en muchas zonas del Norte peninsular. Durante el fin de semana se mantendrá esta situación además de la entrada en niveles altos de una vaguada inestable sobre el Mediterráneo occidental que favorecerá la aparición de precipitaciones sobre las Baleares.
http://www.gva.es/ceamet/previsiones/previsiones.html

gfs1vn5.gif
gfs2lj0.gif

Esta depressão em altura, hoje sobre o noroeste e depois mais a sul trará alguma instabilidade. Mesmo aqui em Lisboa já se nota algum potencial convectivo nas nuvens, que deixarão alguns aguaceiros onde resolverem descarregar e que a norte podem ser um pouco mais fortes e eventualmente acompanhados por alguma trovoada como se vê na imagem de satélite e na previsão do Estofex.

satbw6.jpg

estofexol4.gif

http://www.estofex.org/

O Accuweather está marado põe vento com rajadas de 107 km/h para Faro dia 21 e 22 :lmao::lmao::lmao:

WeatherAlarm™!
Winds 37 G(107) km/h Occurring: Mar 21 | Mar 22

lá vai a barraca ao ar :D:D:lmao: