Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

:thumbsup: Boas

Tenho vindo a acompanhar os niveis de precipitação previstos para a zona de Setubal. Reparei que ao longo do dia aumentaram de 6.1mm :rain: para 9,2mm :rain::rain:e agora 15,1mm:rain::rain::rain: (Freemeteo)
Vamos ver o que acontece penso que a madrugada é decisiva. ;)

Esta ultima saida voltou a trazer a esperança :D . O AA parece ter esticado mais para norte e ficou um pouco mais magro :lol: .Ao longo das saidas tenho notado que a temperatura a 850 tem sido sempre favoráveis. O problema continua a ser a precipitação

Fé malta. Agora esquecendo um pouco esses dias de frio que ai vem, a situação desta noite pode ser muito complicada para a malta do sul e centro ;)

Só há uma única hipótese de esta situação trazer alguma surpresa para nós que era a formação de uma depressão secundária ou satélite junto da PI devido ao frio intenso... sem isso não há precipitação para ninguém. A nível de neve e face ao panorama actual apenas a partir dos 1000 metros é que poderá haver alguma acumulação.

A mais longo prazo destaco o ECM que teve novamente um output um bocado estranho, desenhando uma depressão com uma área enorme e com pouco gradiente mais bem próprias das altas pressões....

recm2401640x480zn7.gif

.

Só há uma única hipótese de esta situação trazer alguma surpresa para nós que era a formação de uma depressão secundária ou satélite junto da PI devido ao frio intenso... sem isso não há precipitação para ninguém. A nível de neve e face ao panorama actual apenas a partir dos 1000 metros é que poderá haver alguma acumulação.

A mais longo prazo destaco o ECM que teve novamente um output um bocado estranho, desenhando uma depressão com uma área enorme e com pouco gradiente mais bem próprias das altas pressões....

recm2401640x480zn7.gif

.

Estava mesmo a constatar isso, acho que tens razão acho que essa depressão é fictícia e aposto que na próxima run puff :( já era.
quero estar enganado :pray:

..... ou isto vai ser outro fiasco com as células a dissiparem-se antes de chegarem a terra e a largarem quantidades insignificantes...ou então vamos ter por cá a surpresa do ano. Isto porque geralmente as precipitações máximas nesta zona são geralmente inesperadas e "sub-previstas", do género flash flood. Eu não me admirava nada que se verificasse esta supresa porque, pelo que pude acompanhar, esta depressão é bastante mais estacionária e não vem acompanhada de um fluxo intenso de ventos de sueste como as anteriores depressões nesta zona. Ora, pela experiência local, geralmente não chove quando faz muito vento....

Boa análise.Também penso como tal.Por isso no meu anterior post terminava dizendo que não descartava suspresas para as próximas 36 horas quanto a precipitações no sul.
Quanto ao frio ele vir, vai vir... mas parece que vai ser sequinho.Ainda tenho uma réstea de esperança para dar um passeio no sábado a cotas relativamente médias.
Quanto ao pós-frio se o Europeu põe uma depressão com gradientes de pressão mínimos O GFS regressa ao bloqueio anticiclónico e afinal a seca vai continuar...

uueueueuir9.png

É normal a esta distância esta disparidade...

bom dia
novamente a guerra entre os dois modelos (previsões medio e longo prazo) espero que o europeu ganhe esta guerra :pray::pray:
que grande fim de março seria!!

A run das 0h do GFS muito animadora para o extremo norte. A continuar a tendencia a "Aleluia" vai ser branca.

Desta vez vai ser até á ultima, a monotorizar as possíveis células que possam entrar em território PT.

A run das 0h do GFS muito animadora para o extremo norte. A continuar a tendencia a "Aleluia" vai ser branca.

Desta vez vai ser até á ultima, a monotorizar as possíveis células que possam entrar em território PT.

É um facto! Se tanta vez se apelou à moderação no sentido de não embandeirar em arco, agora é recomendável que também não se caia em pessimismo! O frio está a entrar bem e a precipitação parece não estar descartada... vou aguardar por esta run das 6z que está aí a estalar ;)

Meteo: Chuva, vento e neve nas terras altas marcam fim-de-semana de Páscoa

Chuva, vento forte e descida das temperaturas, com queda de neve nas terras altas, vão marcar o fim-de-semana prolongado da Páscoa, principalmente no sul de Portugal, segundo a previsão disponível no "site" do Instituto de Meteorologia.
Na região sul, a previsão para quinta-feira aponta para céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado, vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste e moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral e nas terras altas. Os aguaceiros vão cair, em especial no Baixo Alentejo e Algarve, diminuindo de frequência a partir da tarde e registando-se uma subida da temperatura máxima.
Nas regiões do Norte e Centro, o céu estará pouco nublado ou limpo e o vento soprará moderado do quadrante leste e forte nas terras altas, com rajadas até 70 km/h. Prevista está ainda uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior. As temperaturas máximas previstas são: Porto - 18º, Lisboa - 14º e Faro - 16º.
Na sexta-feira, ocorrerão períodos de céu muito nublado, passando temporariamente a pouco nublado nas regiões Centro e Sul, com vento forte a moderado no litoral e muito forte nas terras altas. No norte, a previsão é de aguaceiros fracos.
Sábado, mantém-se a precisão de céu muito nublado, com o vento a soprar moderado de noroeste e forte com rajadas da ordem dos 70 km/h nas regiões do litoral a nas terras altas. Acima dos 800 metros, os aguaceiros deverão ser de neve e acompanham a descida da temperatura máxima.
Para domingo, a previsão de nove dias feita terça-feira pelo Instituto de Meteorologia prevê melhoria do estado do tempo, contudo essa previsão deverá ser actualizada hoje.
Os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão hoje em alerta Amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros fortes acompanhados de trovoadas.

© 2008 LUSA

Oki, já saiu o suficiente da Run por agora e eu vou dar aqui um mero achego pessoal mas queria deixar isto assente. É a minha opinião resultante da minha interpretação e por isso não passa disso mesmo: Uma opinião .

Por esta run, olhando a tendência comparativa dos últimos dias e respectiva evolução continuo a achar que tudo é possível! O IM aponta uma cota de neve de 800 metros para sábado. É razoável fazê-lo, porque quando o ar frio começar a entrar os modelos apontam precipitação, e embora a temperatura a 850hPa ainda esteja nos ínicios daquilo que vai descer, permitirá que as primeiras precipitações de sábado tragam neve aos "locais tradicionais" a norte!
De reparar que depois segundo o GFS vamos ter chuva estendida a todo o país no sábado quando o frio ainda não entrou totalmente. Ora o que eu acho: aquilo que o freemeteo por exemplo já aponta, neve para a Serra da Estrela... enfim pode ser interessante mas até aqui poderemos assistir a uma situação que nã fugiria ao lógico, não fosse o ano menos branco que temos assistido nas cidades serranas. Ora acho que será um fim de semana bem braquinho na Guarda e talvez na Covilhã e só tenho pena de este fim de semana fazer o trajecto inversoa caminho de Lisboa :sad:

Agora permitam-me que diga o que é para mim mais interessante nesta run do gfs: é que perante o frio bem vincado que entra Domingo e que para nosso azar acontece em simultâneo com o fim da precipitação, chamou-me a atenção a aproximação de uma faixa de precipitação ao longo da costa. Se essa aproximação se verificasse (as hipóteses são diminutas) mas se se aproximasse aí sim as cartas seriam baralhadas e poderia haver uma lotaria de cotas e locais estranhos, para fenómenos estranhos (pelo menos algum sleet a cotas muito baixas).

E pronto é o que acho desta run! :p

A precipitação parece ser a grande incognita. No entanto, são já várias saídas com a cota por volta dos 300/400m, isto no extremo norte, onde poderá ocorrer algumas surpresas :thumbsup:.