Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Bom dia :)

Com muita "pena" minha o tempo não me permite colocar as meus "parcos" conhecimentos por escrito tanto quanto eu gostaria neste forum que muito gosto :)
No entanto existem 4 saídas diárias do GFS todas elas com muitas possibilidades, sendo ainda que também a saída principal não passa de uma posíbilidade, e isto, para além de outros modelos que todos conhecemos e outros ainda.

Logo, creio todos sem excepção têm leituras diferentes dos modelos, pelo que também os mais optimistas ou negativistas com maior ou menor grau de conhecimento devem ser respeitados e não levados a uma menor participção no fórum, por quem comenta saída atrás saída com comentários que acabam por fazer o mesmo sentido (nenhum) dos que têm dúvidas; senão vejamos o que vale comentar agora que vai nevar se ontem se dizia que iria estar seco...!
Por mim falo ... só sei que nada sei, e do tempo menos ainda.... :)

Comentemos todos, ajudando-nos mutuamente; assim sim credibilizamo-nos e ao fórum também.

Quanto aos modelos, mantenho as minhas convicções, dos meus últimos posts :)

(Desculpem o testamento :p

Pelo menos desde 2004 que tem acontecido todos os anos. O que talvez não seja normal é ter a primeira entrada duma iso -5ºC só em Março.

Será que já alguem reparou que a iso -5 vai entrar no Continente na Primavera? Acham normal? :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Curiosamente há um ano atrás a Primavera começou exactamente dessa forma, não entrou a -5, mas pouco faltou no dia 22, parece até haver algum padrão em anos anteriores. E estou convencido que desta vez também não entrará mais do que o ano passado, embora este ano a situação seja bem mais interessante se se confirmar. Há um ano o AA estava mais forte.

20-22 Março 2007, 850hPa (ANO PASSADO)
gfsuy6.gif

Há um ano atrás, esta mesma semana era bastante fria na Europa Ocidental. Seguiu-se depois um mês de Abril muito quente em quase toda a Europa, esperemos que a história não se repita.

Anomalia de temperatura na Europa, 18-24 Março 2007:
Uma semana fresca na Europa Ocidental.

Anomalia de temperatura na Europa, 1-7 Abril 2007:
A primeira semana de Abril foi bem fresca aqui na Península.

gfs-2-96mlo3.png

Temos ali alguma chuvinha para aqui ! :w00t:
Será que é desta que caiem alguns floquinhos ao fim de nao sei quantos anos :D

Caros amigos: Á medida que sai a run das 12 z mantenho a minha opinião!

Estamos no fio da navalha, e se não vejo a cereja a aparecer no cimo do bolo, ao menos também não vejo a escangalhar de run para run... e eu ainda acredito que a cereja seja trazida a horas!

A precipitação mantém-se para sábado e vai cobrir as serras de um manto branco (assim se espera)

A banda de precipitação que se aproximava no domingo está mais perto um nadinha e mais intensa

:maluco::assobio:

era isto que eu queria mostrar:

pixo1.jpg

Essa questão da hora também é importante...

Não se trata das 19horas... não tenho a certeza mas penso que é a contabilização do periodo 13h-19h e isto vai coincidir com a tarde e com a entrada do frio. Este "comboio de precipitação" provavelmente não atrasa... seria bom que ficassem restinhos para a noite e aí penso que seria muito mais interessante.

Anyway e á luz do existente ATÉ AO MOMENTO mantenho:

-Sábado como dizes a "olhar para o céu!" nas serras e aí se olharem para o céu cuidado com os flocos brancos a baterem na testa (em Bragança penso que idem)

-Domingo os restantes a olharem para o céu nomeadamente na faixa costeira à espera de um milagre difícil de acontecer

Essa questão da hora também é importante...

Não se trata das 19horas... não tenho a certeza mas penso que é a contabilização do periodo 13h-19h e isto vai coincidir com a tarde e com a entrada do frio. Este "comboio de precipitação" provavelmente não atrasa... seria bom que ficassem restinhos para a noite e aí penso que seria muito mais interessante.

Anyway e á luz do existente ATÉ AO MOMENTO mantenho:

-Sábado como dizes a "olhar para o céu!" nas serras e aí se olharem para o céu cuidado com os flocos brancos a baterem na testa (em Bragança penso que idem)

-Domingo os restantes a olharem para o céu nomeadamente na faixa costeira à espera de um milagre difícil de acontecer

Sim...
tens razão é sempre bom dizer que isto se trata de precipitação acumulada.
mas não obstante a probabilidade de queda de neve está lá.

a minha previsão pessoal é que a partir do início da tarde de sábado a queda de neve é mais provável (isto não quer dizer que ocorra alguma acumulação no solo).

se ainda ocorrer precipitação na noite de sábado para domingo então aí sim é vê-la a acumular nos carros, relva, telhados, estrada, etc..etc...

que saudades...:D:D