Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

secalhar o "verdadeiro Inverno" está para vir em Agosto...:huh::lmao:

Siga a dança...

Em tom descontraído ontem o LUPER foi referindo um facto que é inegável... calor a ser adiado... e dizer que ele vem mesmo quarta ainda não é certo... PArece ser claro que o anticiclone exercerá a sua influÊncia mas não da forma abrasadora como se parecia estar a desenhar ao início...

PAra este fim de semana o frio vai voltar a visitar-nos... de dia para dia, mais um nadinha...

O segundo quadro do GFS esse já sabemos que são delírios... e mais uma vez, uma pândega de frio e neve :cold::lol:

No entanto eu não mandava esta ideia totalmente para o lixo... certo que estes delírios são habituais, mas pelo menos, e se bem se lembram, esta Páscoa ainda vimos um pouco das barbas do PAi Natal... ou seja, o GFS delirou, obviamente não acertou no explendor máximo da loucura, mas na tendência não falhou de facto...

Situação a acompanhar como sempre... aqui no sítio do costume! :)

Ainda sou um bocado "verde" (Sporting não obrigado!:p:D) nestas coisas, qual é a fiabilidade das previsões do Weather Channel? O nosso IM acerta mais vezes nestas coisas (o que é nacional é bom?!).

http://br.weather.com/weather/local/POXX0039

Edição:
Vi na wikipedia que o weather channel baseia as previsões no GFS - logo se todos dizem que o GFS delira o weather channel pouco vale!
O artigo na Wikipedia do GFS fiz que Weather Underground, AccuWeather, The Weather Channel, MetCheck, Weatheronline, TheWeatherOutlook. and Weather.com.au são baseados nele!
Serão sites a evitar, então!
Pessoalmente, gosto muito da Meteorologia Aeronautica que compila vários recursos europeus.

Mais vale o "made in EU"!:

Última edição:
Já estou como o Luper o AA vai acabar por ser adiado no Inverno é o frio na Primavera/Verão é o AA e o calor...:lmao:

Não consigo interpretar totalmente este quadro. Qual o significado da escala colorida (vento??? m/s - metros por segundo???):huh::huh::huh::huh:

Ainda sou um bocado "verde" (Sporting não obrigado!:p:D) nestas coisas, qual é a fiabilidade das previsões do Weather Channel? O nosso IM acerta mais vezes nestas coisas (o que é nacional é bom?!).

http://br.weather.com/weather/local/POXX0039

Resposta de um tipo também ainda "verde" (Mas Sporting incluído :p )

- Cada centro de "previsões" baseia as suas previsões nos modelos que entender...

- O nosso IM baseia também a sua informação em modelos de previsão LOCAL, mais adaptados às características do nosso país do que modelos de previsão GLOBAL!

Daí ser normal o nosso IM ter uma informação mais acertada ao nível da previsão que certos sites internacionais... :p

É verdade Luper ... completamente fora do normal .... aliás nesta altura do ano já era suposto termos temperaturas da ordem dos 30º , o que comprova que estamos já em arrefecimento global !!!! :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Agora a sério ... o mês de Março é o mês mais inconstante em termos de temperaturas ... pois quando temos uma situação de NW/Nort/Nordeste apanhamos com o ar frio que ainda reside nesta altura nas latitudes mais a norte, originando temperaturas máximas de 16º no sul, e quando temos uma entrada de ventos de leste/sueste puxa os ventos já de Africa que nesta altura em alguns sitios já tem temperaturas da ordem dos 30 ou + ºC, originando na peninsula ibérica temperaturas da ordem dos 26º nesta altura do ano!!

Por favor desmintam-me se estiver incorrecta a minha análise !!
O mês de Abril também costuma ter o mesmo cenário !!

Boas noticias para o Mário Barros e para o Luper !!

Abril vai seguir a linha de Março ou seja vai continuar a ser mais fresco do que é habitual .... e ao mesmo tempo chuvoso/bastante chuvoso como ilustram as imagens:

Temperatura em (K):
euT2mMon.gif

Precipitação (Europa):

euPrecMon.gif

Precipitação (Global):

glbPrecMonNorm.gif

É verdade Luper ... completamente fora do normal .... aliás nesta altura do ano já era suposto termos temperaturas da ordem dos 30º , o que comprova que estamos já em arrefecimento global !!!! :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Agora a sério ... o mês de Março é o mês mais inconstante em termos de temperaturas ... pois quando temos uma situação de NW/Nort/Nordeste apanhamos com o ar frio que ainda reside nesta altura nas latitudes mais a norte, originando temperaturas máximas de 16º no sul, e quando temos uma entrada de ventos de leste/sueste puxa os ventos já de Africa que nesta altura em alguns sitios já tem temperaturas da ordem dos 30 ou + ºC, originando na peninsula ibérica temperaturas da ordem dos 26º nesta altura do ano!!

Por favor desmintam-me se estiver incorrecta a minha análise !!
O mês de Abril também costuma ter o mesmo cenário !!

Aurélio, o clima do Algarve e sul, coñheço eu muito bem, não preciso de médias para nada, ou não tivesse vivido ai até 96. Em Março já se fazia praia com alguma regularidade, e em Abril era quase certo, ou quem não se lembra das páscoa na Praia? Maio é um mês já de Verão, e os restantes meses eram calor até fartar. Nos últimos anos nada disso se tem passado, sempre que ai estou, é raro o dia que a pessoa sente vontade verdadeira de tomar banhos de sol na Praia, pois o vento e por vezes a temperatura do ar e do mar, deixam muito a desejar.

Isto não se trata de ser "frigorifico", trata-se sim de analisar os factos reais e não aquilo que nos querem impingir. Diz-me há quantos anos não és obrigado a sair de casa à noite para ir dormir na rua ou praia?:rolleyes:

A ideia que tenho das temperaturas nesta altura são as noites ainda frias e os dias já quentes (>20ºC).
Começo a ficar convencido Luper e pelo que os modelos mostram, realmente é bem possível que a temperatura na primavera irá estar abaixo da média.

A minha previsão que coloquei no topico da Primavera indica isso mesmo, vamos a ver se cumpre ou não. :lol::lol::lol:

Reparem na forte possibilidade de termos um forte sistema depressioário em Abril que deixará muita águas nos nossos campos. E muita neve acima dos 1400m

Começo a ficar convencido Luper e pelo que os modelos mostram, realmente é bem possível que a temperatura na primavera irá estar abaixo da média.

Não é preciso ficares convencido, estamos efectivamente abaixo da média no mês de Março, é isso que virá nos relatórios mas que podes já confirmar aqui clicando nalgumas localidades de Portugal:

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_90temp.shtml

Ninguém põe isso em questão. Agora estar abaixo ou acima da média não tem que ser normal ou anormal ao fim de um mês que se seguiu a vários meses acima da média. Tem a importância que tem, um mês.

Se de facto os modelos continuarem com este padrão, e eu até acredito que sim, aí já temos algo mais substancial, vá lá, dois meses mais fresquinhos já não será mau. Mas daí até dizer que isto vai ser assim até ao verão e que nem 25ºC vamos ter e mais não sei o quê ( foi com afirmações destas que começou a discussão aqui há dias) afirmar isso com tanto à vontade é que me parece de todo prematuro.... Para já parece que temos mais 2 semanas sem calor, depois logo se vê.

Aurélio, o clima do Algarve e sul, coñheço eu muito bem, não preciso de médias para nada, ou não tivesse vivido ai até 96. Em Março já se fazia praia com alguma regularidade, e em Abril era quase certo, ou quem não se lembra das páscoa na Praia? Maio é um mês já de Verão, e os restantes meses eram calor até fartar. Nos últimos anos nada disso se tem passado, sempre que ai estou, é raro o dia que a pessoa sente vontade verdadeira de tomar banhos de sol na Praia, pois o vento e por vezes a temperatura do ar e do mar, deixam muito a desejar.

Isto não se trata de ser "frigorifico", trata-se sim de analisar os factos reais e não aquilo que nos querem impingir. Diz-me há quantos anos não és obrigado a sair de casa à noite para ir dormir na rua ou praia?:rolleyes:

Luper .... eu sei o que estás a tentar dizer, e compreendo o que queres dizer, e sei perfeitamente o tempo que tem feito aqui nos ultimos anos, ou melhor desde que nasci, pois vivo aqui desde que nasci, e a ideia do clima que tenho aqui no Algarve é a seguinte:
1)No Algarve e no Sul temos tido cada vez verões mais longos não necessariamente mais quentes e secos;
2) Quando o verão é demasiado longo, ou seja, o calor chega demasiado cedo, em Julho e Agosto temos supresas como tivemos nos ultimos anos (ultimos dois anos creio);
3) A maior diferença que tenho observado em relação ao Verão é que o mês de Maio tem-se juntado ao Verão e isso tem acontecido ano após ano;
4) Outono e Inverno desde 96, ou mesmo após 91, tem sido cada ano mais seco que o outro, talvez com a excepção de 1 ou outro ano (talvez 2001) ... creio que as unicas duas excepções tenham sido talvez 96 ou 97 e 2001!!
5) O numero de dias de chuva tem caído imenso tendo valido claramente em certos anos, as chamadas "flash floods", e este é um ano em que isso notou-se claramente!!

Luper eu sei que tu não és um "frigorifico" pois os frigorificos não falam :D:D:lmao: e até gosto das tuas opiniões pois são engraçadas. A diferença de opinião e sua aceitação é propicio de uma democracia e tenho muito orgulho que assim seja!!

Já agora concordas com os gráficos que coloquei???? eu sei que são apenas tendências mas concordas com elas ???

Reparem na forte possibilidade de termos um forte sistema depressioário em Abril que deixará muita águas nos nossos campos. E muita neve acima dos 1400m

Já há 2 semanas que falámos na mudança de padrão que o próprio indice NAO reflecte muito bem. Mas mais uma vez estamos básicamente num ainda muito curto periodo quase de compensação depois duma brutal monotonia de predomínio das altas pressões durante demasiado tempo. Se o NAO continuar assim negativo durante mais algum tempo, ainda bem, também o merecemos que fartos de anticiclone estávamos nós.

naodr4.gif