Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bem seguindo a ideia de mudança de circulção e entrada do jet stream até às nossas latitudes de momento ainda não se vê nada no ECMWF. O AA já não aparece tão pujante, mas a posição e o estiramento ainda não nos favorece. O GFS já desisti de ver porque é tão mau, tão mau que é uma perda de tempo.
Tá difícil... Aguardemos :(:(

geopotential3250032hpanzc4.gif
 


olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
O Instituto Nacional de Meteorologia de Espanha acaba de publicar uma previsão especial do tempo para o período de 30/11 a 06/12:

Dia 30/11 - Permanência do Anticiclone embora com alguns chuviscos no Norte da Galiza;

Dia01/12 - Entrada de uma frente fria pelo Noroeste, com alguma chuva fraca a Norte que diminuirá à medida que avança para Sul. Na Andaluzia não se prevê mesmo qualquer precipitação. Queda de neve a cotas elevada no Norte e Centro;

Dias 02, 03 e 04/12 - Nova situação anticiclónica;

Dias 05 e 06/12 - Aumento da instabilidade em toda a Espanha. A maior probabilidade de precipitação acontecerá no Noroeste e Norte Peninsular. Descida generalizada das temperaturas:)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Hurray... Rainy Day On The Way. :):) Olha bem pro jet stream a entrar por Portugal adentro! O bloqueio desapareceu... Ainda tá a uma certa distancia por isso vamos fazer aqui uma corrente positiva ;);) para o modelo não se alterar. Adiós AA e até Maio...

geopotential3250032hpankx6.gif



Hurray Hurray, Rainy Day On The Way !!! :p:p
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Hurray... Rainy Day On The Way. :):) Olha bem pro jet stream a entrar por Portugal adentro! O bloqueio desapareceu... Ainda tá a uma certa distancia por isso vamos fazer aqui uma corrente positiva ;);) para o modelo não se alterar. Adiós AA e até Maio...

geopotential3250032hpankx6.gif



Hurray Hurray, Rainy Day On The Way !!! :p:p

era bom demais :thumbsup::thumbsup::rain::rain:
 
M

Membro excluído 274

Olá amigos!

De facto estou cada vez mais desiludido com os modelos! Eles até metem precipitação, mas sempre a longo prazo, a verdade é que a vão sempre adiando... Ou seja NUNCA CHEGA!

E ja estamos nisto há meses! Não tivemos Verão e pelos visto não vamos ter Inverno! :(:(:(

E que saudades nos nevões da minha infancia em que metade de Portugal ficava debaixo de um espesso manto branco... :sad: Agora nem chuva!:sad:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Olá amigos!

De facto estou cada vez mais desiludido com os modelos! Eles até metem precipitação, mas sempre a longo prazo, a verdade é que a vão sempre adiando... Ou seja NUNCA CHEGA!

E ja estamos nisto há meses! Não tivemos Verão e pelos visto não vamos ter Inverno! :(:(:(

E que saudades nos nevões da minha infancia em que metade de Portugal ficava debaixo de um espesso manto branco... :sad: Agora nem chuva!:sad:

Por aqui o Inverno até começou mais cedo que no ano passado :D

Já perdemos dois meses chuvosos, mas ainda faltam 4 ou 5 até ao fim da estação chuvosa. Esta situação ainda pode ser invertida.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui o Inverno até começou mais cedo que no ano passado :D

Já perdemos dois meses chuvosos, mas ainda faltam 4 ou 5 até ao fim da estação chuvosa. Esta situação ainda pode ser invertida.

Para mim a estação das chuvas (hehe parece que tou a falar de um país tropical :lmao:) vai começar a ir de Março a Setembro...hmmm continental :cool:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Continua também a anomalia da temperatura da água em parte do Atlântico norte

sstxs3.jpg

Será que o AA é atraido por agua quente :huh::huh: essa anomalia deveria provocar mais chuva na Europa do Norte e Central e mais frio não ?? :huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Será que o AA é atraido por agua quente

Não sei, mas penso que será o contrário, que é o AA que estará a provocar a anomalia.

essa anomalia deveria provocar mais chuva na Europa do Norte e Central e mais frio não ?? :huh:

Tenho a ideia de que no passado houve Outonos com muita chuva, como 1997, em que isso foi pelo menos parcialmente atribuido a águas mais quentes. Mas pelos vistos não são as condições que temos agora como está bom de se ver ...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não sei, mas penso que será o contrário, que é o AA que estará a provocar a anomalia.

Pois Vince eu primeiramente tambem pensei nisso a agua quente devia estar mais para Oeste nesta altura do ano só assim o AA se afastaria :unsure: vamos lá ver como se desenrola o resto da novela e se o gelo não avança :p