Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fenomenal a sequência do GFS entre Terça e Quinta-feira :eek:

rtavn1081uw1.png
rtavn1141jz0.png

rtavn1321wd7.png
rtavn1561dr3.png



Mas já se sabe que o GFS em previsões extremas quer de frio ou de temperais é super instável de uma saída para outra....
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
JPS Gaia eu explico :D

Os T são depressões/baixas pressões que estão associdadas a mau tempo...quanto mais baixa for a pressão mais violento se torna o tempo.

Os H são anticiclones/altas pressões que estão associadas ao bom tempo...quanto mais alta está a pressão mais estável está o tempo.

Neste caso é uma depressão que se está a deslocar de norte para sul o que vai provocar grande instabildiade que dará origem a sistemas frontais.

Passa por este site talvez te surjam umas luzes http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main068.htm
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Como se interpreta esses mapas??? e que eu nao percebo nada:huh::huh: alguem me pode explicar.. se faz favor:rolleyes:

Oi JPS...

Resumidamente:

São essencialmente mapas de pressão à superfície. Onde tem T corresponde ao centro de uma Depressão onde tem H corresponde a um Anticiclone. São uma versão dos mapas de superfície parecida com aquela que vem em alguns jornais. Os valores indicam a pressão atmosférica em hPa. Tipicamente valores inferiores a 1000hPa indicam uma depressão muito cavada. Quando tens as linhas (isobaras) muito próximas umas das outras, que é o caso destes mapas, significa temporal, muita chuva e muito vento.

A concretizar-se estamos a falar de rajadas de 120km/h no litoral norte...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Interessantíssima a convergência entre o modelo europeo e americano....


rtavn66115112007ef0.jpg



recm72115112007vh7.jpg




.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
As previsões estão muito boas em termos de precipitação, os valores de temperatura é que serão um pouco elevados. Nos próximos dias teremos a iso 0ºC a 850 hPa no Norte de Africa, mas ainda não será por agora que chega até ao nosso país.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
As previsões estão muito boas em termos de precipitação, os valores de temperatura é que serão um pouco elevados. Nos próximos dias teremos a iso 0ºC a 850 hPa no Norte de Africa, mas ainda não será por agora que chega até ao nosso país.

Dan não podemos pedir a dobrar venha primeiro a chuva a cantaros :rain::rain::D após ela teremos umas bonitas temperaturas.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ola a todos!
O dia amanhece mais frio! :cold:Para já parece me ser a manha mais fria deste outono, pelo menos na parte da cidade em que eu vivo (já se sabe que as discrepancias são muito grandes!). 5 graus às 8 da manhã (até parece mal, dá a sensação que vivo no algarve)! Pergunto à malta daqui da covilhã que mínimas registou!
Para amanhã parece ficar ainda melhor (mais frio :D)!!!
Mas porque isto é "previsoes e alertas", deixo o que realmente interessa: a previsão d o IM para segunda!!! :D
Vah, roam se de inveja! :lol:

Céu muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes moderada a forte.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Possibilidade de queda de neve nos ponto mais altos da Serra da
Estrela para o final do dia.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, rodando para
norte na região Norte.
Nas terras altas, o vento será forte a muito forte (40 a 65 km/h)
de sudoeste e com rajadas da ordem dos 90 km/h.
Descida da temperatura máxima.

Fonte: IM, in www.meteo.pt
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Tenho estado a pensar e acho que na 2ª feira poderemos estar sob a influência de uma ciclogenese. É uma situação a ter em conta. :rolleyes:

Hoje de manhã ao ver o programa da meteorologia da RTP já ouvi o meteorologista falar para terem muito cuidado para limpar bem as sarjetas devido às folhas pois teremos ocorrencia de chuva moderada a forte e com grande abundância! ele referiu que será um panorama que em principio se manterá alguns dias. :rain::rain::rain: