Boas! Tenho lido aqui os vossos posts com as previsões de chuva para o próximo fim-de-semana e inicio da próxima semana e gostaria de perguntar onde posso ver previsões a mais longo prazo, ou seja para o fim-de-semana seguinte (5,6 e 7 de Outubro). Especialmente no Algarve.
Obrigado.
P.S-A galeria com as imagens das últimas trovoadas está óptima.
Pois mas creio que neste momento ainda é extremamente cedo ...
Tenho vindo a acompanhar as previsões meteorlógicos a médio prazo (acima de 5/7 dias, e os modelos nunca tem vindo a bater certos ... nem em termos de precipitação nem em termos de pressão atmosférica ....
Por isso creio que será necessário esperar mais 2 dias ... para verificar o que esta 1ª depressão poderá fazer ... e o tempo que permancerá junto a Portugal!!
Podem consultar o site de onde eu extraio a minha previsão a 8 dias se desejarem: http://www.westwind.ch/?page=gfsm
Mas em principio deverá chover em todo o país (de acordo com os modelos de hoje) entre Domingo e Terça - Feira, sendo mais significativa na Segunda-Feira e devendo ser esta depressão acompanhada de trovoadas como não poderia deixar de ser nesta altura do ano....
Jota .... olha eu costumo consultar vários sites de informação meteorológica sendo alguns com previsões a 8 dias de distancia e outros a 15 dias de distancia, mas em especial costumo consultar um site que tem prtevisões consoante os vários modelos existentes.
Neste site podes consultar as previsões a 8 dias, 15 dias e a longo prazo:
Usa e abusa que estes sites são muito bons ... mas aviso já que as previsões são muito faliveis a partir dos 8 dias.
Quanto ás sazonais ... esse modelo que te indiquei tenho estado a acompanhá-lo há cerca de ano e meio e não me tem decepcionado...
Também és Algarvio como eu ... então deves gostar do prognóstico para Novembro e Dezembro ... mas essencialmente Novembro.
Aurélio, é verdade que ainda falta algum tempo e a menos de 120 horas é mais correcto mas também o GFS dá-se melhor com as superficies frontais que com trovoadas, até porque são muito mais faceis de prever...posição do A + JET + Intensidade inicial e depois mete-se tudo numa misturadora e "caput"