Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Muito mal para quem está a trabalhar e bom para quem agora tirou férias.

Finalmente a circulação zonal é agora forte e altas latitudes, nada parece desalojar o Anticiclone de cima de nós nos próximos oito dias... É tempo de fazer praia... aproveitem!

rtavn15015650xre2.jpg
 


CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Boas!!!!!!!!!!!!!!!!

Epah ja nao vinha aki á algum tempo, deskulpem pessoal tive fora de casa durante uma semana, fui passar ferias para Lagos, voltei ainda á pouco.

Bem como ando aqui sem informações, algum alerta para daki a dias ou está tudo mt calmo amigos??

Um abraço pa todos. ;)
 
M

Membro excluído 274

Mas que seca de Setembro! Mais uma vez os amigos da MeteoGaliza actualizaram a previsão a prazo para pior!:angry::angry::angry:

"Continuará o predominio da influencia anticiclónica sobre a nosa comunidade, con probabilidade baixa de chuvia e temperaturas propias da época do ano."

Até quando o AA se aguentará? Já nem digo nada!
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
O modelo japonês JMA é dos poucos que dá bastante animação a partir de 2ª feira. Ainda assim penso que deve ser um modelo que costuma exagerar :D Mas às vezes nunca se sabe :) e neste caso talvez esteja um pouco atrasado quanto à ocorrência da pequena instabilidade prevista para o próximo domingo.

http://www.meteociel.com/modeles/jma.php?ech=24&mode=3

Penso que vai ser muito mais fraquinho que isto mas gostava de estar muito enganado :huh:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Boas, para o muito pessoal que pretende rumar a Ponte de Lima no próximo fim-de-semana as previsões são excelentes.

Meteorograma de Ponte de Lima
36492813metgramplab5.gif


Vamos tentar manter actualizadas as previsões para aquela que sempre foi e será a grande festa jovem do Norte...as Feiras Novas 2007 estão quase aí...
 
M

Membro excluído 274

previsio.jpg


Amanhã:

"Las pocas lluvias que mañana van a caer lo harán en el suroeste de la peninsula y en algún rincón escondido de la Meseta. En el norte, sol a destajo. Temperatura sin grandes cambios respecto la de hoy y el viento, un día más, del sur o este.

Las nubes taparán a ratos el cielo del sur de Portugal, Andalucía y Extremadura. Chaparrones aislados se esperan en cualquier momento del día en esas zonas, pero al llegar la tarde cerca del Cabo de San Vicente o de las sierras onuvenses, alguna tormenta más fuerte. Pero siempre local.

Otras nubes pero ya con amplios claros, afectarán a Castilla la-Mancha, Murcia, el sur de la Comunidad Valenciana, Madrid, Segovia y Teruel. Por la tarde, cuatro gotas dispersas o algunos truenos.

Sol en el Cantábrico, el norte de Portugal, Galicia, los dos archipiélagos, excepto en las Pitiusas donde el cielo de vez en cuando se tapará, todo el Valle del Ebro y Catalunya.

Temperatura más alta en el sureste, con calor y bochorno. En el resto de regiones, por el mediodía y la tarde, también se notará flama en el ambiente, aunque de noche donde esté despejado en el norte hará fresco.

Viento de levante en el Mediterráneo y el Cantábrico, y del sur a suroeste en el suroeste peninsular."


Departamento de Pronóstico de Meteoclimatic

Copyright © Meteoclimatic.com
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Para a Madeira, apesar de não ser o típico tempo de Nordeste, não anda longe... será de Norte nos proximos dias, e no máximo com possibilidade de aguaceiros fracos... animação só mesmo lá para o fim do mês.. e se chegar a ocorrer alguma trovoadazita este mês.. contando que já há pelo menos uns 5 meses que nada de trovoadas...
 
M

Membro excluído 274

Olá! A norte na minha terra a animação passa ao lado!
Nada a destacar nos próximos dias... Quiça uma notável queda nas temperaturas a partir de Domingo! Como veêm chuva nem vê-la!:sad:


 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias,

A mim parece-me que à excepção do próximo fim de semana teremos muita festa em Portugal...realmente essa situação do inicio da próxima semana promete, vamos aguardar pelas próximas runs e talvez no final desta semana já tenhamos mais certezas. Já agora vamos verificando o evoluir dos restantes modelos. A mim parece-me que o GFS não se dá muito bem com convectividade pelo que tenho visto. Até agora gostei bastante de ver os resultados do JMA e do NOGAPS neste caso. (opinião pessoal)
 
M

Membro excluído 274

Nos próximos dias... a coisa tende a melhorar, pelo menos já há chuva à vista! Notável queda nas temperaturas!
Vamos aguardar!
Meteograma para a minha terra a NORTE:

semttulozw0.jpg
[/URL][/IMG]
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Olhando para o modelo do INM.es é possível verificar que ainda deverão haver surpresas hoje de tarde!




Reparem agora nas células que se estão a formar às 09UTC:



Promete uma tarde animada!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Lamento desapontá-los mas o melhor é tirarem o cavalinho da chuva ... pois este mês de Setembro em termos de chuva já deu o que tinha a dar ...
Embora pelo menos até Terça-Feira o IM dê alguns Aguaceiros e trovoadas ... bem que podiam dizer que seria somente nas regiões do Interior!!
Mas em termos de precipitação já não vai ter nada a ver com os últimos dias, como podem ver no Site:
http://www.westwind.ch/?link=gfsm,http://www.wetterzentrale.de/pics/Rtavn,.png,064,124,184,244,304,364,424,484,544,604,664,724,784,844,904,964,1024,1084,1144,1204,1264