Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bem, embora ainda seja muito cedo parece que o GFS pela run das 12 Z de hoje nos anda a colocar " à porta" a primeira tempestade de Outubro lá para o dia 9 , até lá os modelos ainda vão alterar muito por isso acho pouco credível a esta distância.....:unsure:


airpressure.png


:surprise:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bem, embora ainda seja muito cedo parece que o GFS pela run das 12 Z de hoje nos anda a colocar " à porta" a primeira tempestade de Outubro lá para o dia 9 , até lá os modelos ainda vão alterar muito por isso acho pouco credível a esta distância.....:unsure:

Se sabes que é tão improvável não o tinhas posto pois já houve modelagem mais "radical". No entanto isto não é censura , mas a 384 horas tem dó :).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, será que está instabilidade toda se irá manter ?? ou o AA irá progredir para sul e formar um tampão anti chuva...aguardemos.

Pelo menos nas temperaturas o cenário não vai mudar muito :D



 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta altura de transição, é muito dificil de fazer previsões, isto que eu estou expressar é tudo devido a esta ultima saida do ecmwf, em que coloca um geopotencial muito elevado na vertical no golfo da biscaia no dia 27 de setembro com 5880 hp, e é essa colocação geografica que o modelo pôe que vai condicionar no futuro, de como se irá comportar o jet stream.
Tal como o Vince postou anteriormente, o inicio da formação desse mesmo alto geopotencial mantêm-se mas posteriormente a sua localização (sobre Inglaterra) ficou diferente, mas nesta ultima run coloca-o na posição acima que referida.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
estas previsões sao muito incertas e eu acho q devemos ir analisando as actualizações cuidadosamente especialmente as de 72 horas já q sao as mais fiaveis.
na minha ideia isto esta uma confusao ( um pantano barometrico) e eu acho q essa depressao "interessante" devera ser reposicionada e enfraquecida pelo modelo embora a conjunçao de um fluxo intenso de S ( ar mto quente e humido) com uma depressao cavada possa dar em desastre.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
estas previsões sao muito incertas e eu acho q devemos ir analisando as actualizações cuidadosamente especialmente as de 72 horas já q sao as mais fiaveis.
na minha ideia isto esta uma confusao ( um pantano barometrico) e eu acho q essa depressao "interessante" devera ser reposicionada e enfraquecida pelo modelo embora a conjunçao de um fluxo intenso de S ( ar mto quente e humido) com uma depressao cavada possa dar em desastre.



Tens que ser mais especifico no que tu estás a escrever, pois quem ler não percebe o que entende por "essa depressão interessante" do quando, onde,e hora, onde ela irá ser enfraquecida, a causa desse mesmo enfraquecimento, e o que é esse fluxo muito quente donde vem.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Para amanhã o IM prevê para a Madeira aguaceiros e possibilidade de trovoadas.
No ensemble do GFS os membros a poucas horas do evento não podiam estar mais às aranhas...
Enquanto na temperatura há unanimidade, na precipitação só concordam quando se inicia a precipitação.. a partir daí cada um vê o evento à sua maneira uns com quase nenhuma precipitação, outros chuva forte. A Madeira fica quase na fronteira entre o "nada" e o "tudo" daí a oscilação de previsões.



imagem de satélite das 19h que já mostra o que está a caminho da ilha, veremos se ainda chega por aqui em estado de deixar algo.

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tens que ser mais especifico no que tu estás a escrever, pois quem ler não percebe o que entende por "essa depressão interessante" do quando, onde,e hora, onde ela irá ser enfraquecida, a causa desse mesmo enfraquecimento, e o que é esse fluxo muito quente donde vem.

estava a referir-me a depressao de domingo 28 q o GFS prevê.
acho q vai enfraquecer porque o ECMWF nao preve praticamente nada e sempre q fazemos previsões devemos analizar todos os modelos e nao só o GFS, dai eu achar q essa depressao nao vai ser tao intensa como o previsto pelo GFS e deverá ficar pelos açores.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Na minha opinião e não passa de uma opinião essa depressão dos Açores que se forma no Sábado vai ser mais que uma simples depressão basta ver que é mostrada por praticamente todos os modelos tem uma rota e um movimento estranho e para mim vai ter um olho...;)

A partir de sexta e até domingo estão de volta as trovoadas um pouco por todo o pais...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O Noroeste da Ibéria que tanto noroeste/nortada teve este Verão ,sorri agora.
Haverá incertezas quanto aos dias com convecção,e em que regiões.
As dúvidas persistem quanto a eventuais surpresas.
Haverá mais dias deste limbo ,em que será pouco provável que algo aconteça mas haverá a possibilidade de muito acontecer.Mais dias assim.
Mas já se sabe que o Anticlone dos Açores acampará pela Britânia..
E quando assim é , o Noroeste deixa de ser agreste e sorri.
Os nortes, estarão ausentes .Haverá mais Verão a Noroeste agora, com tanto sueste, do que em quase todos os dias do Verão terminado.
Pena tal configuração estabilizada dos campos depressionários, não se ter conjugado há 2 meses atrás.
Aí , falaríamos de Verão de verdade, que nós, os do noroeste, efectivamente este Verão , não tivémos.