Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008



rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
impressão minha ou parece que pode vir ai o calor para a próxima semana ?

Pelo contrário! Parece que vem aí o refrescamento das mínimas...

avnpanel2.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Depois do dia 11 e até ao final do mês a secura irá ser uma constante, tirando uma ou outra situação mas nada significativo, assim vai um Setembro seco pelo sul.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Para já, podemos contar com mais 3 ou 4 dias de calor, mas será sol de pouca dura, uma vez que o arrefecimento gradual está prestes a acontecer.
Ao que parece, a nebulosidade durante o período diurno irá começar a fazer descer as máximas já nos próximos 4 dias, começando assim uma descida gradual das temperaturas que parece ser definitiva.
Apesar disso, parece que os modelos insistem em adiar uma certa quantidade de calor para o horizonte das previsões, apontando para máximas superiores a 30 ºC já no início da próxima semana.
Estou bastante reticente em relação a isto e parece-me que o calor deverá ser retirado até lá, ou pelo menos parte dele.


meteo_10269.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
situaçao de bloqueio a partir de dia 11.
o verao chegou!!:angry::lmao:
parece q vamos ter um outono/inverno frio, geoso e seco (principalmente a partir de outubro) o q para mim é o pior q pode acontecer.:angry::disgust:

Sim, seco acima de tudo, eu tambem não gosto mas é o que há em stock de momento.

As situações de bloqueio são boas para fenómenos brancos mas é preciso ter muita sorte :p

Mas para o fim deste mês parece estar a apontar alguma instabilidade, provavelmente ainda teremos os primeiros sistemas frontais este mês.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim, seco acima de tudo, eu tambem não gosto mas é o que há em stock de momento.

As situações de bloqueio são boas para fenómenos brancos mas é preciso ter muita sorte :p

Mas para o fim deste mês parece estar a apontar alguma instabilidade, provavelmente ainda teremos os primeiros sistemas frontais este mês.

eu gosto de fenomenos convectivos e calor..vai ser dificil:disgust:
para o fim do mes faltam 500 anos e outras tantas actualizaçoes de modelos .
é bela a anomalia positiva da sst na corrente do labrador:D:lmao:, ja viste?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
deculpem a ingorancia, mas estou intrigado (e preocupado)com a circulaçao ciclonica q se parece estar a desenvolver no SE de espanha nas camadas medias e altas da troposfera .
o scm esta mais organizado e com bastante convecção no seu extremo NO..esquisito:huh::unsure:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Depois de mais uma vez assistir-mos a tanto extremo aqui tão perto e nós assim parados,
afinal ,um dos cenários , entre outros,que poderiam perfeitamente ocorrer;
Depois do quase, quase e Nada,vem agora o certinho:
-chuvinha... alguma a Noroeste.
Muito pouca no restante.
Já se sabia...
Também já é consensual a subida gradual da temperatura a partir de sexta, com céus limpos.
Até segunda.Sim.Tudo aponta.
Depois também parece evidente a tendência para descidas importantes dos valores da temperatura, mas enquanto uns eternizam-na

semttuloqu6.png
[/URL][/IMG]

outros dizem que essa descida será efémera e ainda poderemos ter Setembro a valer como mês de Verão;

rtavn2161fa1.png
[/URL][/IMG]

sabemos que é sempre assim quando queremos avistar mais além.
E amanhã, os modelos trocarão eventualmente de posições.
E consensualmente ,neste seu desbravar , entenderemos esta sua falta de consenso.
 

Turista

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
464
Local
Peniche
Segundo a run das 0h do CLIM@UA, durante a madrugada e manhã deve pingar aqui no Oeste... Depois, até dia 14 pelo menos, nada.. secura total...
vamos então a ver se acertaram... ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o ecm passou-se no q toca a previsao apartir de dia 19.
eu nem sei o q é aquilo mas é algo entre uma subtropical depression e uma dana "danada":lmao::lmao::lmao:
..a minha opiniao.....q venha!!!!!:lmao::eek:
o gfs nem passa lá por perto , embora haja uma certeza q é q se vai formar uma depressao algures nas imediaçoes da nossa P.I.:rain::cold:
provavelmente vamos ter um outono frio e normal a nivel de precipitaçao (é o q parece.., por este andar..) embora tudo o q caia do ceu possa ser solido:w00t::cold::cold: