Introdução A área do Índico norte não tem época oficial de ciclones definida, pois os ciclones não são muito frequentes e acontecem ao longo de todo o ano, embora com predomínio entre os meses de Abril a Dezembro, com picos em Maio e Novembro. De 1970 a 2005 http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_North_Indian_Ocean_cyclone_seasons Este ano no Indíco norte já ocorreram duas tempestades, a depressão tropical BOB/01 e o ciclone Akash/01B que fez o landfall no Banglasdesh. Este último a quando do pico produziu ventos de 85 km/h (50 mph). Situação actual Desde de há uns dias (30 de Maio) que se desenvolve um novo ciclone, o Gonu, que se desloca para a Península Arábica. Resolvi abrir este tópico porque estamos agora perante algo de especial, inédito e aparentemente muito perigoso. O Gonu ontem formou um pinhole-eye (buraco de alfinete), um olho super contraído e pequeno, sinal de ciclone extraordinariamente potente, aquilo que se chama um superciclone, de nível 4 ou 5, ou que os americanos chamam de "major hurricane". Está previsto o landfall na zona de Oman como categoria 3, e os ventos poderão ser de 185 km/h (114 mph). Agora como Cat4 apresenta ventos de 211-250 km/h... É o mais intenso ciclone alguma vez registado nesta área do globo e é o primeiro superciclone deste ano em todo o mundo. Estimativas da Pressão: Advanced Dvorak Technique: 7.1 894.2mb/143.0kt
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Tão assustador mas ao mesmo tempo tão belo ... O Gonu a partir de agora tenderá a enfraquecer, fundamentalmente devido à ingestão do ar seco, poeira e areia proviniente da Península Arábica à medida que se aproxima de Terra. Mas é dificil prever até que ponto ele enfraquecerá pois apresenta-se numa estrutura muito bem organizada. A última vez que um ciclone muito intenso atingiu o Sultanato de Oman foi em 1890 e provocou cerca de 700 mortos. Se for muito sério, até nós seremos afectados pois fará naturalmente disparar o preço do petróleo... Os advisores oficiais nesta zona do globo são da responsabilidade do Joint Typhoon Warning Center Products do Hawai: https://metocph.nmci.navy.mil/jtwc.php Mas também o NRL faz o acompanhamento: http://www.nrlmry.navy.mil/tc_pages/tc_home.html AS SST's desta zona são as seguintes. Recorrendo a esta imagem dos path's desde 1970 nunca desde aí nenhum atravessou o golfo de Oman rumo ao Irão, mas os modelos insistem nesse caminho. Provavelmente acabará por enfraquecer brutalmente com o ar do deserto.
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 O Gonu chegou a Cat5, iniciando pouco depois um ciclo de reestruturação/reciclagem da parede do olho ((eye wall replacement). Este processo apesar do seu mecanismo ser quase desconhecido, é comum em furacões/ciclones muito intensos, em que uma banda exterior à parede original faz colapsar a parede recriando uma nova. Esse processo não é um sinal de fraqueza, mas de força, força extrema. Apesar de originar sempre o enfraquecimento temporário durante algumas horas. Por isso é normal que a esta hora já tenha novamente baixado para Cat4. Em condições normais, o Gonu após esse processo de reciclagem da parede do olho regressaria a Cat 5, mas neste caso como se aproxima cada vez mais de Terra, é pouco provável que isso aconteça. Nesta imagem do Modis de há umas horas atrás, já se vê que o Gonu vai ter que "ingerir" muita areia e ar seco na viagem rumo ao deserto e que isso vai seguramente emperrar a engrenagem... Ciclones tropicais não são nada compatíveis com areia e ar seco. Se ele não enfraquecer razoávelmente nas próximas horas seria muito surpeendente... De qualquer forma, Cat4, Cat3 ou mesmo Cat2, é bom que isto realmente enfraqueça rapidamente na interacção com terra, pois não estou bem a ver qual será o impacto dum ciclone deste género em terreno desértico, plano e muito pouco elevado em relacção ao mar e que a única coisa com que lidaram nas últimas décadas foram tempestades tropicais pouco intensas ... Um desabafo de alguém no Dubai que demonstra que aquela região não está minimamente preparada para algo deste género, nem alertas estão a chegar às pessoas: A última previsão do path:
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Como previsto, a interacção com Terra, e neste caso em particular com areia e ar muito seco enfraqueceu-o significativamente. Comparem esta imagem às anteriores que estão mais em cima. O path previsto alterou-se nas últimas horas e apresenta um rumo mais pelo golfo de Oman e fazendo o landfall no Irão. Nestes path é dado como Cat4, mas penso que a esta hora e pela 1ª imagem, será um Cat3. Ainda assim muito perigoso para Oman e o Irão, pois a área mais activa já está quase a chegar a Terra. Não há registos na era moderna de alguma vez ter ocorrido um landfall dum ciclone tropical no Irão. A titulo de curiosidade, vejam o que está no site do IM iraniano... http://www.weather.ir/farsi/ Céu limpo ou pouco nublado na zona do landfall ...
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 o ultimo path disponível, ja indica uma previsão mais pelo interior do golfo de Oman. Agora em cat. 2. As imagens de satelite Vince que colocaste por aqui são fantásticas do aspecto de um perfeito ciclone com o olho bem defenido.
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Não é só por aqui que as previsões estão por vezes dispares da realidade... mas essa é forte! Previsão de sol e recebem um ciclone. Olhando para isso podemos concluir que não estamos assim tão mal servidos! (só às vezes...)
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 O Gone enfraqueceu muito como se esperava, oficialmente ainda é Cat2, mas neste momento já só deve ser Cat1 como indicam os modelos para a posição em que agora se deve encontrar. Iniciou o Landfall há cerca de 2 horas atrás no canto leste de Oman, à entrada do Golfo de Oman, e progridindo depois nas próximas horas ao longo da costa passando mesmo pela capital, Musqat, mas previsto apenas como tempestade tropical. O enfraquecimento será constante, e quando rumar finalmente para o sul do Irão à partida não deverá constituir grandes preocupações para este país pois deverá chegar lá apenas como depressão tropical. Felizmente parece que toda a região foi evacuada, foi mesmo decretado uns dias de férias/tolerância de ponto total até sábado. O maior impacto em termos de vento é o destas primeiras horas, mas é numa região pouco habitada. Já nas outras zonas, como a capital, aí o problema são as inundações e a ondulação, que serão um problema grave. Há muitas pequenas cidades e aldeias construidas à beira-mar, algumas mesmo em leitos de antigos rios, lagoas e estuários secos.
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Gonu continua o seu trajecto, aparentemente ligeiramente mais a norte do que os path's indicam/indicavam, o que pode ser bom para a capital, pois a parte mais activa parece ser a Norte. O facto do centro estar a passar sobretudo sobre água poderia fazer pensar que isso o faria fortalecer dado que as águas ali são muito quentes. Mas não é isso que sucederá, por causa daquilo que falei no outro tópico do Atlântico, o "Heat potential". Este é um exemplo clássico duma situação em que as águas são muito quentes, mas aqui há um problema grave. É que o golfo de Oman é pouco profundo, portanto tem pouco capacidade de calor acumulado na água. Ao contrário do golfo do México por exemplo, que é muito profundo. Basta relembrar que o Katrina entrou no Golfo do México bastante enfraquecido e foi lá que se tornou um monstro, precisamente devido ao Heat potential, de muito calor na água até grandes profundidades. Neste momento o Gonu é oficialmente Cat1, e pela posição actual segundo as previsões já deveria ser apenas Tempestade tropical. As últimas medições por IR usando a Advanced Dvorak Technique confirmam no limite valores para Tempestade tropical desde há pouco tempo, ou seja, é neste momento uma Tempestade Tropical muito forte segundo esta técnica estimativa, que obviamente não é infalível. 3.6 / 982.4mb/ 57.0kt Furacão Cat1 tem que ter ventos de 64-82 kt (119-153 km/h) segundo a escala Saffir-Simpson) http://cimss.ssec.wisc.edu/tropic/adt/odt02A.html Olhando para as imagens de satélite, ainda se apresenta muito bem organizado para tempestade tropical. Imagens de há uma hora atrás (10:30 pt) Alguns testemunhos locais, das últimas horas. A situação não parece ser muito grave, mas é natural que vá piorando com a persistência da precipitação.
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Algumas fotografias e notícias mais recentes dão registo de estragos em Oman, bem como de inundações no sul do Irão e nos Emirados AU. (c) GulfNews Esta estação no Wundergound fica na capital de Oman, Muscat. Pelo menos a nível de vento não parece constituir problema, mas a avaliar pela evolução dos gráficos, ainda não chegou o pico de intensidade, mas deve ser mais ou menos agora já que o vento mudou de norte para oeste, indicando que o centro estará mais ou menos a norte da capital. O pior deve ser mesmo as inundações. http://www.wunderground.com/global/stations/41256.html
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 é normal este tipo de fenómenos no Irão, ou nessa zona do golfo pérsico?
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 No Irão e no Golfo de Oman não, mas no Sultanato de Oman são pouco frequentes, mas não propriamente raros. Oman por vezes é atingida por tempestades tropicais. O Golfo Pérsico muito menos, que neste caso não está a ser directamente atingido pelo centro, mas por bandas laterais convectivas ainda fortes no quadrante NW e W que estão a afectar além do Irão os Emirados Árabes Unidos. Podes verificar nestes track's desde 1970: No entanto, os registos antes da era dos satélites para esta zona são muito maus. Sabe-se que houve pelo menos um ciclone muito forte em 1890. A diferença deste para outras tempestades tropicais nas últimas décadas é que esta chegou a Furacão Cat5 durante algumas horas , e isso é inédito no Mar da Arábia e mesmo em todo o Indico norte, nas últimas décadas. Mas é possível que no passado tivessem ocorrido outros. No entanto, felizmente, o que se está a passar é muito diferente do que se chegou a temer, o Gonu começou a atingir Oman nada tinha a ver com a besta que era 36/48 horas antes. Enfraqueceu muito rapidamente de 4 ou 3 para 1 ao aproximar-se de Terra. Mas claro que numa região destas completamente árida, é dificil lidar com a água, mesmo sendo apenas Cat1. Últimas imagens: Os dados desta estação na capital mostram bem a evolução da passagem próxima do Gonu a norte desta localização, com o pico de influência a ocorrer há cerca de 2 horas atrás. Observem a evolução da pressão e intensidade do vento. E a mudança de quadrante do vento também. Não mostra é nada relativamente a precipitação, que não tem só a ver com a influência do centro mas também com as bandas que são sempre muito importantes.
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Mais fotografias: Edit: Removi a última foto do Mc.Donalds debaixo de água porque se comprovou posteriormente que era falsa, era um fake, tal como muitas outras fotografias e videos que circulam pela Net atribuidos ao Gone. Infelizmente há pessoas que aparentemente se divertem com estas coisas... enfim...
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Está praticamente finalizado este evento, Gonu agora é apenas uma depressão tropical.
Re: Ciclones Índico Norte - 2007 Ciclone Gonu causa estragos em casas e embarcações Pelo menos 200 pessoas puseram-se em fuga hoje no sudoeste do Paquistão depois de o ciclone tropical Gonu, o mais violento a flagelar o Golfo nos últimos 30 anos, ter atingido as costas deste país e destruído embarcações e casas de pescadores. Pelo menos 12 pessoas pereceram no sultanato de Omã, golpeado quarta-feira por este mesmo ciclone, enquanto que no Irão morreram três. O Gonu provocou hoje chuvas torrenciais e ventos fortes ao longo das costas paquistanesas do mar da Arábia. Pelo menos três casas e uma escola foram destruídas e 210 barcos de pesca ficaram seriamente danificados em Sar Bandar, na província do Baluquistão, indicou o presidente da edilidade local, Majid Sorabi. "Transferimos pelo menos 40 famílias para lugares mais seguros após a inundação das suas casas e de estradas", disse o presidente da câmara, sem referir número de vítimas. Cerca de 18.000 pessoas foram evacuadas no sultanato de Omã antes da passagem do ciclone, que se formou no Oceano Índico e seguidamente atingiu as costas do sul do Irão, passando depois para a ponta sudoeste do Paquistão. © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. estes foram os efeitos do ciclone Gonu