Previsão e Seguimento de Furacões (Atlântico 2022)

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,818
Local
Menorca


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Olho do furacão Ian antes de fazer landfall no sudoeste da Flórida:



Mais alguns registos.
Pine Island:



Estrada para Sanibel Island:



Antes e Depois em Sanibel Island:



Estado de Carolina do Sul:

 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Este vídeo demonstra bem o enorme rasto de destruição em Pine Island:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Nem consigo imaginar algo assim nas nossas costas. Literalmente tudo fica dentro do oceano e no meio de uma das piores tempestades, vento, ondas, chuva, destroços atirados pelo vento e ondas, descargas eléctricas. Algo muito próximo de um cataclismo total.
Nunca seria tão mau como na Flórida porque eles lá não têm relevo nenhum para os proteger nestas situações, a grande maioria do estado nem aos 50 m chega e na zona de Miami nem aos 20 m chega
 

Revenge

Cumulus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
186
Local
Maia
FRL1fgX.png
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,157
Local
Belas
Entretanto, nota-se as anomalias que as várias tempestades fazem no seu caminho, tanto no percurso das Bermudas tal como na Florida/Cuba. Atenção que as regiões tinham anomalias positivas.

06i6tfS.png


Na costa da Florida e leste dos EUA diria mesmo que o Ian provocou o afloramento das águas profundas mais frias.

De qualquer forma, a anomalia abaixo da Gronelândia parece estar cada vez mais alta e concentrada. É quase impossível existir formas de remover aquela energia marítima toda. A corrente do Labrador teria que estar num esforço gigante para eliminá-la.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,010
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Tempestade tropical Julia causa vítimas e provoca danos na América Central


A tempestade tropical Julia surgiu sobre o Pacífico Oriental na noite de domingo, dia 9 de outubro, depois de atingir a Nicarágua com chuva e ventos que danificaram centenas de casas. Segundo as autoridades do país, não há vítimas a reportar. Nas Honduras, a passagem da tempestade tropical já vitimou três pessoas, duas devido a um acidente com uma embarcação perto da fronteira com a Nicarágua na noite de sábado, e uma na sequência de inundações no domingo.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos da América (National Hurricane Center – NHC), a tempestade atingiu a costa caribenha da Nicarágua na manhã de domingo, perto de Laguna de Perlas, e por volta das 18:00 hora local, o seu centro estava sobre o Pacífico a cerca de 220 km a sudeste da Capital de El Salvador. O NHC informa que as condições de tempestade tropical vão continuar sobre zonas da costa das Honduras e El Salvador, e que se podem verificar na costa ocidental da Guatemala.

Cerca de um milhão de habitantes da região costeira da Nicarágua ficaram sem energia e internet devido à queda de linhas de energia, bem como devido à decisão do governo de cortar a eletricidade por motivos de segurança.

O Sistema Nacional de Desastres da Nicarágua informou ontem, que todo o país estava sob alerta vermelho, depois da precipitação intensa ter causado inundações devido ao transbordo de vários rios. Segundo o Diretor do Sistema Nacional de Desastres do país, mais de 13 mil famílias foram evacuadas, mais de 800 casas foram inundadas e muitos telhados foram danificados.

De acordo com o presidente da Colômbia, a tempestade tropical Júlia provocou danos ligeiros em San Andrés e Providencia, ilhas colombianas na costa da Nicarágua. Em San Andrés, os ventos fortes arrancaram os telhados de zinco das casas e abateram árvores. Na Guatemala, a tempestade já causou três inundações e o colapso de uma ponte.

O NHC mantém o seu alerta sobre o risco de inundações e movimentos de vertente para toda a América Central e para o sul do México até amanhã, terça feira dia 11 de outubro.






Fontes


Reuters



20221010-tempestade-tropical-julia.jpg




Foto: Bluefields, Nicarágua. REUTERS/Maynor Valenzuela