Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Vince 16 Nov 2007 às 17:38.

  1. Hoobit

    Hoobit
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    20 Ago 2007
    Mensagens:
    33
    Local:
    Amadora
    Para quem vai para as Caraíbas nesta altura é sempre complicado devido à instabilidade. Eu custumo ir nos fins de Setembro e tenho tido sorte. Para quem vai agora não desmotivem, pois o facto de entrar dentro uma àgua cristalina com 30 graus é algo indescritivel. Até 15 de Setembro é sempre o mais critico pelo que percebi.
     
  2. Hoobit

    Hoobit
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    20 Ago 2007
    Mensagens:
    33
    Local:
    Amadora
    Aqui deixo umas fotos na Jamaica no ano passado para não desanimarem:thumbsup:

    [​IMG]


    [​IMG]
     
  3. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Para sermos rigorosos, o pico da época é a 10 de Setembro, conforme podem ver aqui no tópico da climatologia e normalmente o período mais activo vai de meados de Agosto a meados de Outubro. Mas isto é a climatologia, por vezes não quer dizer nada, pode-se ir em Julho e ter azar e pode-se ir no pico da época e não haver nada. Em termos de climatologia por exemplo ela diz-nos que a zona do México é mais complicada em Setembro do que em Agosto, mas por exemplo o ano passado um dos maiores furacões do ano (Dean) afectou o México e foi em Agosto. Este mês de Agosto até ao momento tem sido excelente para o México e o ano passado tinha sido stressante com um categoria 5 a fazer landfall em Quintana Roo próximo da fronteira com o Belize.
     
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    [​IMG]

    No Atlântico para além da Fay o 94L não evoluiu mais e o NHC devido à ULL referida há dias atrás mantêm a probalidade de formação para os próximos 2 dias como baixa (cor amarela <20% de probalidade).

    A outra pertubação que segue atrás do 94L não está sob vigilância oficial, penso que por estar para já demasiado embebida na ZCIT.

    Modelos
    Nos modelos a única coisa a salientar é o europeu ECMWF que vê a médio prazo (onde não há muita fiabilidade) um furacão que entraria no Mar das Caraíbas que parece nascer ou do 94L ou da outra pertubação que passaria por uma intensificação rápida no nordeste das Caraíbas.


    ECM a 31 de Agosto

    [​IMG]

    O GFS também tem um sistema que passaria ligeiramente a norte das Caraíbas e iria para os Açores, mas não seria nem o 94L nem a outra pertubação, seria uma nova que nasceria só daqui a 6 dias a SW de Cabo Verde. O GFS parece não querer desenvolver nenhuma das actuais pertubações.

    Mas a tantos dias de distância não há fiabilidade nestas previsões ainda para mais por divergirem tanto dois modelos globais. Mas quando um modelo global como o ECM vê um "bicho" destes também não se pode ignorar. Aguardemos pelas próximas saídas para ver se foi um delírio do modelo pois o sistema parece bastante estranho, muito alargado.
     
  5. Hoobit

    Hoobit
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    20 Ago 2007
    Mensagens:
    33
    Local:
    Amadora
    Nestas alturas o tempo é sempre inconstante. Só espero que a última semana de Setembro seja calma e com muito sol :)
     
  6. BuPa

    BuPa
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    21 Ago 2008
    Mensagens:
    1
    Local:
    Seixal
    Boa Tarde,
    vou de lua de mel dia 20 de setembro de 2008 e gostava de saber se essa época é época de furacões, ou está previsto alguma coisa pra essa altura de setembro.
    Gostava da vossa ajuda em relação a isso.
    Fico à espera!
     
  7. Redfish

    Redfish
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    6 Jul 2007
    Mensagens:
    489
    Local:
    Salir - Loulé
    Olá BuPa.
    O mês de Setembro é por norma dos meses mais activos para a ocorrência deste tipo de fenomenos metereologicos, mas para obter mais informação e certezas só lá a partir do dia 10 de Setembro...
     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    [​IMG]

    No Atlântico a perturbação 94L parece estar na iminência de ser tornar uma depressão tropical, ou poderá mesmo já sê-lo. Mais logo haverá um voo de reconhecimento.


    O movimento actual é para noroeste, se esse movimento se mantiver não assistiríamos nestes dias mais próximos a uma grande intensificação devido à interacção com a Hispaniola e Cuba. No entanto há bastante incerteza, com alguns modelos a indicarem um caminho não tanto para norte o que poderia ser problemático com mais tempo sobre a água. Mesmo um pequeno desvio evitando o Haiti pode significar um sistema mais potente. Mais logo teremos informação adicional com os dados do voo de reconhecimento.
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    No Atlântico formou-se a Depressão Tropical nº 7 a sul da Republica Dominicana.
    Dentro de pouco tempo estará disponível a previsão oficial do NHC para o sistema.

    [​IMG]
     
  10. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Aqui está o primeiro aviso oficial do NHC.

    [​IMG]



    Conforme os dados do voo de reconhecimento mais logo poderá vir a ser ainda hoje a Tempestade Tropical GUSTAV. O trajecto previsto é para noroeste e neste trajecto não deverá intensificar-se muito para além de Tempestade Tropical devido à interacção com Terra mas há alguma incerteza no trajecto como referi esta manhã e o NHC referiu agora na discussion:

     
  11. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
  12. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    5,107
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Aproveito para lançar uma pergunta:

    Hoje na RTP falaram (não consegui perceber a fonte), que estão previstos mais 28 furacões este Verão. A existir esta previsão qual a fiabilidade da mesma?:unsure:
     
  13. ritagomes

    ritagomes
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    20 Ago 2007
    Mensagens:
    7
    Local:
    Valença
    No ano passado, por esta altura fui para a Republica Dominicana (logo depois do Dean). Os 8 dias em que lá estive o tempo esteve fenomenal... Só choveu uma noite torrencialmente.

    Sexta-feira (dia 29) vou para Cuba (Havana e Varadero)... Estou um pouco aflita por causa do Gustav.

    Quanto tempo demorará o Gustav a chegar a Cuba?

    Para além do Gustav existe mais alguma coisa a formar-se no Atlântico? :shocking:

    Caso apanhe por lá alguma tempestade (espero bem que não), coloco aqui as fotos e os videos...:thumbsup:
     
    #193 ritagomes, 26 Ago 2008 às 11:47
    Última edição: 26 Ago 2008 às 11:49
  14. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Como já deves ter suspeitado e para variar a afirmação é falsa ou foi deturpada. Não existe nenhuma previsão de 28 furacões.

    As previsões sazonais da época tropical do Atlântico normalmente são apresentadas destas forma: Previsão de x ciclones tropicais com nome, do qual y são furacões e dentro desses, z são grande furacões (+cat3). É também normalmente indicado se esperam uma época normal, abaixo ou acima do normal. Algumas previsões também avançam com o ACE total da época (Accumulated Cyclone energy).

    Se a RTP falou em 28, não estou a ver de onde pode ter vindo esse número, mas suspeito que andaram a fazer contas de somar em vez de subtrair. Ou seja, talvez tenham somado o total de sistemas com nome ao total de furacões, quando o total de furacões já está incluído no outro pois têm nome obviamente.


    Há diversas instituições a fazer previsão sazonal de furacões. Os que as fazem há mais tempo (1984) são a dupla Phil Klotzbach/Bill Gray da CSU. As previsões sazonais são bastante importantes nos EUA por causa do mercado segurador. Sejam ou não fiáveis, as seguradores necessitam sempre de qualquer coisa para fixar os prémios de seguros em determinadas regiões afectadas por ciclones tropicais. Para além de Phil Klotzbach e Bill Gray, o CPC da NOAA também faz previsão sazonal, há também uma empresa privada, a Tropical Storm Risk (TSR) e o ano passado o MetOffice também começou a fazer previsão sazonal mas este ano só vende a previsão, não é para o público em geral.

    Podes ver todas as previsões aqui:
    -> Phil Klotzbach/Bill Gray
    -> NOAA CPC
    -> MetOffice
    -> Tropical Storm Risk (TSR)


    A titulo de exemplo, as previsões destes organismos (para toda a época) são:

    CSU/Gray/Klotzbach (5 Agosto) 17/9/5
    NOAA (7 Agosto) 14-18/7-10/3-6
    TSR (5 Agosto) 18.2/9.7/4.5
    UKMO (18 Junho) 15



    Algumas destas previsões em termos de normal, abaixo ou acima de normal, não tem sido más ao longo dos anos. Mas por exemplo 2006 foi uma grande barraca e 2007 foi razoável no global mas más para os EUA. Nos EUA tem havido muita polémica pois na sequência da época muito activa de 2005 os seguros subiram muito, e como algumas destas previsões apontavam para épocas também bastante activas em 2006 e 2007, e depois nem houve nenhum landfall de furacões nos EUA nesses anos (tirando o Humberto que foi Cat1 mesmo no landfall o ano passado), o ambiente era de quase revolta, havia até movimentos de cidadãos com vontade de processar os autores e/ou instituições deste tipo de previsões ou pedir a senadores a sua proibição. O CPC da NOAA não faz previsão de landfall nos EUA ao contrário de outros e explica que não são fiáveis, avisando sempre que este tipo de previsões são uma orientação para o global da época mas que não se pode pormenorizar determinado local.
     
  15. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga

    É possível que nem sequer consigas ir para Cuba no dia 29, o trajecto actual previsto para o Gustav é a sul de Cuba rumo ao golfo do México, mas Havana e Varadero estão dentro do cone de incerteza, dependendo do trajecto e intensidade que tiver, deverá afectar essas zonas de Cuba e até a própria operação dos aeroportos, mesmo passando um pouco afastado. Mas há ainda bastante incerteza no trajecto, se for um trajecto mais para sul seria bom para Cuba, mas por exemplo péssimo para o México.

    [​IMG]

    Talvez seja boa ideia começares a falar com a agência para confirmar se eles estão a acompanhar a situação e têm um plano B para pôr em prática caso o Gustav e as previsões evoluam da forma mais desfavorável. O mesmo conselho dou a quem for para o México até Domingo.

    Daqui a uma hora vou publicar no tópico do GUSTAV uma análise detalhada da situação.
     

Partilhar esta Página