Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
vi agora no nhc isto http://www.nhc.noaa.gov/gtwo/gtwo_atl_sub.shtml?area1#contents

alguém me pode ajudar sobre o que se passará nos próximos dias?vou para punta cana dia 12!


atl-45.jpg


O que está mais próximo penso que não é nada de especial, não tem atribuído Invest, penso que só está a amarelo desde ontem porque estava a provocar chuva nalgumas ilhas do leste das Caraíbas e a actividade hoje até diminuiu.
O outro já é um pouco mais, alguma embora pouca organização, para já é apenas um Invest 97L, e mais logo analiso melhor a situação. Nesta altura do ano já é mais raro sair alguma coisa daquela zona.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
vi agora no nhc isto http://www.nhc.noaa.gov/gtwo/gtwo_atl_sub.shtml?area1#contents

alguém me pode ajudar sobre o que se passará nos próximos dias?vou para punta cana dia 12!

two_atl.gif

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

1. SHOWER ACTIVITY WITH A TROUGH OF LOW PRESSURE NEAR THE WINDWARD
ISLANDS HAS DECREASED.
SIGNIFICANT DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM IS
NOT EXPECTED DUE TO UNFAVORABLE UPPER-LEVEL WINDS.

2. A LARGE AREA OF DISTURBED WEATHER IS LOCATED ROUGHLY MIDWAY BETWEEN
THE WEST COAST OF AFRICAN AND THE LESSER ANTILLES. THIS SYSTEM IS
SHOWING SOME SIGNS OF ORGANIZATION...AND FURTHER SLOW DEVELOPMENT
IS POSSIBLE OVER THE NEXT COUPLE OF DAYS AS IT MOVES SLOWLY
WEST-NORTHWESTWARD.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.

Em relação ao ponto 1, não me parece que tenha razões para se preocupar.
Trata-se de uma área instável, mas até ao momento sem grandes desenvolvimentos. Quanto ao ponto 2, é uma situação a acompanhar com uma maior atenção.

Todas as previsões que estive a ver, apontam para aguaceiros e trovoadas para os próximos dias. Mas nada de vento forte ou pressão muito baixa. Ou seja, para já tudo normal para um clima tropical: Aguaceiros e trovoadas pontualmente fortes, que devem alternar com o sol forte e quente, característico das Caraíbas.:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince, segundo os modelos os Açores poderão estar na rota, ou as probabilidades sao baixas? abraço

Já se sabe que é muita especulação pensar para já em tal cenário. É um sistema muito grande e disperso, levaria algum tempo a organizar-se. É raro desenvolver-se algo naquela região nesta altura do ano mas como há alguns modelos que dizem que sim, é aguardar. Agora está a uns 2500km a sul dos Açores e como vai para noroeste, a desenvolver-se seria uma grande travessia do Atlântico e provavelmente iria para algures entre as Bermudas e os Açores.

atl-47.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
era bom que assim fosse :D:D
obrigado pela ajuda Vince :thumbsup:

farokinha, é possível que apanhes com alguma chuva nos primeiros dias devido à tal perturbação que está mais proxima, mas penso que nada de especial para a zona. Nos próximos dias a perturbação aproxima-se da Rep.Dominicana e o GFS desenvolve mesmo uma área de baixas pressões a sudoeste de Puerto Rico mas o padrão da circulação atmosférica previsto fará tudo guinar expressivamente para norte e depois até de forma invulgar nesta zona a afastar-se para nordeste afectando mais Puerto Rico e penso que a Rep.Dominicana apenas marginalmente.
 

farokinha

Cirrus
Registo
31 Ago 2008
Mensagens
12
Local
porto
farokinha, é possível que apanhes com alguma chuva nos primeiros dias devido à tal perturbação que está mais proxima, mas penso que nada de especial para a zona. Nos próximos dias a perturbação aproxima-se da Rep.Dominicana e o GFS desenvolve mesmo uma área de baixas pressões a sudeste de Puerto Rico mas o padrão da circulação atmosférica previsto fará tudo guinar expressivamente para norte e depois até de forma invulgar nesta zona a afastar-se para nordeste afectando mais Puerto Rico e penso que a Rep.Dominicana apenas marginalmente.

já meti o guarda-chuva na mala lol :p

o que tiver de ser será!

depois deixo aqui o meu testemunho do tempo ;)

mais uma vez, obrigado e continuação de bom trabalho :)
 

Regina Sousa

Cirrus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
1
Local
Lisboa
:thumbsup:]Boa noite a todos, sou nova no forum mas já alguns dias tenho andado por aqui a tentar perceber o que se vai passando pelo atlântico, é que pretendo ir para o Punta cana) dia 27 outubro, e visto que esta época é critica em termos de "furacões" gostaria que me informassem quais as probabilidades de dar de caras com um. Sei que ainda é cedo para se saber algo, mas com que antecedencia é que posso saber alguma coisa mais concreta? Obrigado e aproveito para dizer que acho o forum bastante interessante. Paraben:thumbsup::thumbsup:sRegina Sousa
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bem, o pessoal do NHC aumentou o 97L para tempestade tropical «Nana», mas como na «discussion» não lhe dão mais de 48h de vida, devido ao windshear, nem sei se valerá abrir tópico... :(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bem, o pessoal do NHC aumentou o 97L para tempestade tropical «Nana», mas como na «discussion» não lhe dão mais de 48h de vida, devido ao windshear, nem sei se valerá abrir tópico... :(

Tinha acabado de abrir pouco antes da tua mensagem:
-> Tempestade Tropical NANA (Atlântico 2008 #14)

Também acho que não valeria a pena gastar um nome ainda para mais que o LLC esteve todo o dia completamente exposto, mas como com o ascat detectaram ventos para isso, decidiram classificar.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O nome também era dos mais estranhos que existiam na lista. Gastou-se logo... :D

Infelizmente não vai sair daqui nenhuma «Bertha»...