Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2009)



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

Cheira-me que está a nascer uma depressão tropical a este da Madeira!!:rolleyes:

meteosat.jpg



imageashxn.gif



A rotação está boa... e a convectividade (CAPE) tambem...


A olho nu parece que vai dar algo de interessante...:rolleyes:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Deixando a depressão madeirense que nada teve de tropical de lado:rolleyes:. Este ano estou a estranhar um pouco que a época esteja a ser tão calma, eu sei que ainda estamos no inicio, mas nos anos recentes houve bastante mais acividade nas primeiras semanas da época ou mesmo antes da é poca começar oficialmente.
O que se passa:huh: a água não está quente o suficiente? Ou existem outros factores mais determinantes do que a temperatura da no desenvolvimento das tempestades tropicais:huh:

Desculpem a Ignoância:o
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No mar das Caraíbas uma onda tropical está sob investigação, com a denominação Invest 93L. A probabilidade de se desenvolver para já parece baixa.

A TROPICAL WAVE OVER THE WESTERN CARIBBEAN SEA CONTINUES TO PRODUCE
SHOWERS AND THUNDERSTORMS FROM CUBA AND THE CAYMAN ISLANDS
SOUTHWESTWARD TO HONDURAS. CONDITIONS APPEAR MARGINALLY FAVORABLE
FOR SOME SLOW DEVELOPMENT OF THIS SYSTEM BEFORE IT REACHES THE
YUCATAN PENINSULA LATE TONIGHT OR EARLY SATURDAY. THERE IS A LOW
CHANCE...LESS THAN 30 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL
CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS
. LOCALLY HEAVY RAIN WILL CONTINUE
OVER PORTIONS OF CUBA AND THE CAYMAN ISLANDS TODAY AND SPREAD
WESTWARD OVER CENTRAL AMERICA AND THE YUCATAN PENINSULA OVER THE
NEXT DAY OR SO.

http://www.nhc.noaa.gov/gtwo/gtwo_atl_sub.shtml?area1#contents

93lb.jpg


93l.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Deixando a depressão madeirense que nada teve de tropical de lado:rolleyes:. Este ano estou a estranhar um pouco que a época esteja a ser tão calma, eu sei que ainda estamos no inicio, mas nos anos recentes houve bastante mais acividade nas primeiras semanas da época ou mesmo antes da é poca começar oficialmente.
O que se passa:huh: a água não está quente o suficiente? Ou existem outros factores mais determinantes do que a temperatura da no desenvolvimento das tempestades tropicais:huh:


Segundo opinião que li, a ZCIT está um pouco mais a sul do que é normal para esta altura do ano, por vezes acontece, como em 2004. E nalgumas zonas como as Caraíbas tem prevalecido bastante shear.

Mesmo no Pacífico esteve calmo mas parece ter agora acordado. Portanto temos uma época com arranque tardio, que acontece por vezes, mas talvez esteja agora a começar.

Outra questão importante agora é que estando previsto um El Nino nos próximos meses, e sabendo-se que o El Nino é prejudicial à actividade ciclónica no Atlântico devido ao aumento do windshear, podemos estar face a uma época que arranca tardiamente e que na sua fase mais activa ou final pode também ser diminuída pelo El Nino. Um ano fraco em perspectiva ? Talvez.

Se o El Nino se confirma, tal costuma ser sinónimo de época abaixo da média em número no Atlântico, embora isso não signifique que não se forme algum poderoso sistema.

Já agora, e isso interessa-nos a nós, sobretudo aos Açores, em anos El Nino os ciclones tendem a curvar bastante mais para norte antes de chegar às Caraíbas/América do que em épocas La Nina ou neutras.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O NHC aumento a probabilidade para laranja (30/50 %) devido à melhoria prevista das condições quando este sistema atravessar o Yucatan rumo ao Golfo.


A TROPICAL WAVE OVER THE WESTERN CARIBBEAN SEA CONTINUES TO PRODUCE
A LARGE AREA OF SHOWERS AND THUNDERSTORMS FROM CUBA AND THE CAYMAN
ISLANDS SOUTHWESTWARD TO HONDURAS. NO SIGNIFICANT DEVELOPMENT OF
THIS SYSTEM IS EXPECTED BEFORE IT REACHES THE YUCATAN PENINSULA
EARLY SATURDAY...BUT CONDITIONS ARE FORECAST TO BECOME A LITTLE
MORE FAVORABLE ONCE IT MOVES INTO THE SOUTHERN GULF OF MEXICO LATE
SATURDAY OR SUNDAY. THERE IS A MEDIUM CHANCE...30 TO 50 PERCENT...
OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48
HOURS. LOCALLY HEAVY RAINS WILL CONTINUE OVER PORTIONS OF CUBA AND
THE CAYMAN ISLANDS TODAY AND SPREAD WESTWARD OVER NORTHERN CENTRAL
AMERICA AND THE YUCATAN PENINSULA OVER THE NEXT DAY OR SO.

http://www.nhc.noaa.gov/gtwo_atl.shtml


Não é visível nenhuma circulação nos níveis baixos:

93l.gif
 

JFMB

Cirrus
Registo
25 Jun 2009
Mensagens
1
Local
Quinta da Piedade
Olá,
Isso quer dizer que em Julho para a zona das caraíbas é possível a ocorrência de furacões ou tempestades?
Vou para a Rep. Dominicana agora no início de Julho e gostaria de saber a probabilidade de ocorrência destes fenómenos.

obrigada,
Joana
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá,
Isso quer dizer que em Julho para a zona das caraíbas é possível a ocorrência de furacões ou tempestades?
Vou para a Rep. Dominicana agora no início de Julho e gostaria de saber a probabilidade de ocorrência destes fenómenos.

obrigada,
Joana

Em Julho não só é possível como é habitual este tipo de fenómenos... Essa é a má noticia. Mas contudo existe uma boa notícia. A evolução quer dos meios de previsão quer dos meios de difusão de informação permite que as pessoas sejam devidamente informadas e os riscos sejam sempre prevenidos e na medida do possível minimizados... Isto claro quando existem condições de tempo adversas
Quanto à previsão específica relativa à tua viagem vai passando por este tópico à medida que a viagem se aproxima.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O 93L foi descontinuado. Relativamente aos dias mais próximos, nenhum dos modelos globais prevê qualquer desenvolvimento no curto prazo. Lá para o dia 4 e 5 há apenas uma onda tropical na zona das Caraíbas, aparentemente normal para a região sem nada de especial. Mas como sempre, convém ir acompanhando.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O NHC colocou sob vigilância uma depressão que está 1100 milhas a W-SW dos Açores. Ainda não tem Invest atribuído pelo que não há dados de modelos centrados no sistema. Ainda estou a tentar perceber se esta é uma depressão fraca modelada pelo GFS e ECM que daqui a uns dias passaria nos Açores .

twoatl.gif


A NON-TROPICAL AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT 1100 MILES
WEST-SOUTHWEST OF THE AZORES CONTINUES TO PRODUCE AN AREA OF
SHOWERS AND THUNDERSTORMS DISPLACED TO THE EAST OF ITS CENTER.
UPPER-LEVEL WINDS ARE NOT CURRENTLY FAVORABLE FOR DEVELOPMENT OF
THIS SYSTEM INTO A TROPICAL OR SUBTROPICAL CYCLONE. THERE IS A LOW
CHANCE...LESS THAN 30 PERCENT...OF THIS SYSTEM BECOMING A TROPICAL
OR SUBTROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.



Não se vê nada de muito especial no satélite, centro pouco definido e é visível muito windshear.

goes124520091846dszz4.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esteve muito fraco e desorganizado durante o dia mal se conseguindo perceber uma circulação e a convecção também foi pouca, mas agora nas últimas horas cresceu uma boa trovoada, parece-me que a leste do centro, embora seja difícil de perceber nas imagens de IR. Aguardemos a ver se as trovoadas persistem.

98067252.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fortes trovoadas persistiram toda a noite embora um pouco deslocadas a leste do centro. Vamos ver o que acontece durante o dia, provavelmente vai diminuir a convecção.

animm.gif



Ascat das 00:30z

200907040012.gif



Apesar do amarelo do NHC, continuamos sem Invest não sei porquê, o que é pena pois um floater satélite dava jeito para perceber melhor a localização do centro e da convecção.


O GFS na saída das 00z melhorou bastante a estrutura da depressão, deixo aqui um comparativo das ultimas 4 saídas para a meia noite de 2ªfeira:

gfs.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A primeira imagem visível do dia, está melhor do que esperava. Acho que podemos ter aqui assunto, embora como é normal, de dia será mais difícil manter a convecção e provavelmente o windshear também aumentará, além de que a água vai ficando gradualmente mais fria.

vis.jpg