Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2009)

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
É normal assim tanta chuva a latitudes elevadas na África do Sahara?
Refiro-me às duas manchas, uma no Mali, outra na Argélia, ambos países de clima desértico ou semi-desértico.


O sistema parece agora um pouco mais " deformado " mas ainda assim mantém-se com potencial para um lento desenvolvimento nos próximos dias.

avn-l-1.jpg
 


Ritinha

Cirrus
Registo
28 Ago 2009
Mensagens
6
Local
Lisboa
Ritinha, como o criz0r referiu, a Erika constitui um problema (bastante chuva) para quem está agora lá em Punta Cana pois no próximo sábado deverá passar por lá, mas a sua atenção agora deve focar-se nesta perturbação que esta noite saiu de África. A sua viagem coincide com o pico da época (10 Setembro) e também o pico dos ciclones com origem nesta zona de Cabo Verde.

africar.jpg


Vá passando pelo site do NHC http://www.nhc.noaa.gov/ e se vir as cores da perturbação mudar para laranja ou vermelho, volte cá para irmos mostrando o que mostram os modelos em relação a ela. Para já o modelo GFS e o ECM desenvolvem um pouco o sistema mas depois parecem quererem enfraquece-lo e as possibilidades dele também curvar para norte antes das Caraíbas parecem razoáveis, mas é demasiado cedo para saber o que se passará.

Obrigada Vince! Mas agora fiquei assustadita...Sim eu vou passando de certeza para me actualizar da situação, gosto de estar prevenida!Obrigada a todos;)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas irpsit, o Clima Desértico Quente neste caso na região ali do Sahara apresenta índices sempre baixos de precipitação, por vezes nem chega aos 150mm por ano e quando chove é torrencial e em curtos períodos de tempo sendo mal distribuída e muito localizada pois existem regiões que ficam anos sem ver chuva.
A Argélia apesar de fazer " fronteira " com o Mediterrâneo é um bom exemplo disto que referi acima, já o Mali no mapa mundo encontra-se numa zona de transição entre Clima Desértico e Tropical dai não ser estranho ver alguma quantidade razoável de chuva porque se reparares a maior mancha situa-se no Sul do País região que apanha a zona Equatorial.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Obrigada Vince! Mas agora fiquei assustadita...Sim eu vou passando de certeza para me actualizar da situação, gosto de estar prevenida! Obrigada a todos;)

Dum pequeno nervoso miudinho não se livra. Mas isso já faz parte da praxe nesta altura do ano :D

Agora a sério, passou a laranja o aviso do NHC, e foi decretado o Invest 95L, para seguir melhor o sistema.

rgbls.jpg


Não é para já motivo de grandes preocupações, o ambiente parece um pouco hostil com bastante ar seco na zona. Dos 2 principais modelos globais, o GFS desenvolve o sistema de forma muito fraca numa trajectória para norte, o ECM não o desenvolve. Com o anticiclone dos Açores previsto para "fugir" para o Reino Unido a tendência será sempre de subirem de latitude antes das Caraíbas onde encontram água mais fria enfraquecendo. O GFS a seguir a esta onda desenvolve outra que ainda está em África e que também subiria de latitude.

Como referi, para já nada de muito preocupante, apenas algo para seguir com atenção pois as previsões valem o que valem e podem mudar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atlc.jpg


No Atlântico como esperado o 95L subiu bastante de latitude, encontrando-se agora num ambiente bastante hostil. A convenção que resta encontra-se bastante afastada da circulação, não deverá ter grande futuro.

95lk.jpg


De África sai mais uma onda tropical a acompanhar, alguns modelos desenvolvem-na, em Terra era parecida com a 95L, muito potente, é também provável que tenha uma evolução parecida ao 95L, subir de latitude e encontrar ambiente hostil, talvez um pouco menos seco e de SAL devido à passagem anterior do 95L. De resto é a depressão que se vê nos mapas GFS do wetterzentral a partir das 170 horas mas é altamente improvável que ela neste trajecto se consiga desenvolver como o GFS prevê.

A meio caminho entre Cabo Verde e as Caraíbas uma outra onda tropical, a mais antiga destas três, ontem voltou a ser seguida pelo NHC ficando com aviso amarelo, mas entretanto já não tem aviso nenhum de novo.
 
M

Membro excluído 274

Invest 96L

"Fred" a caminho dos Açores?:hehe: Os dados estão lançados!

at200996model.gif

at200996modelintensity.gif

xxirmet7nq.gif


Tendência Modelo GFS:

21ay73m.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atlv.jpg


O 95L foi descontinuado, é praticamente suicídio as perturbações tropicais subirem de latitude tão cedo com a habitual maré de ar seco e poeiras vindas do Sahara que entra no Atlântico naquela zona, além da água menos quente claro. Os modelos não tem este pormenor do SAL muito em conta pelo e todos os anos vemos no GFS algumas depressões tropicais no médio e longo prazo a subirem para proximidades das nossas águas territoriais que depois não se verificam.

A nova onda tropical saída de África referida esta manhã já tem nível laranja no NHC e foi decretado como Invest 96L. Tudo indica que também subirá de latitude devido ao comportamento do anticiclone e que tenha o mesmo destino do anterior 95L, mas aguardemos. Noutra sinóptica anticiclónica quer o 95L quer o 96L devido à boa organização que tem tão cedo (ou tiveram no 95L) seriam certamente sinónimos de ciclones tropicais num trajecto para oeste, bons candidatos a furacões, mas com eles a irem para norte tão cedo não tem hipótese. Só lá para Outubro as condições costumam ser melhores neste tipo de trajecto (menos SAL, água mais quente). Como referi de manhã, o 96L talvez apanhe condições um pouco mais favoráveis devido a alguma humidade deixada para trás pelo 95L, a formação pelo menos de uma depressão ou tempestade tropical parece razoável. E parece também um sistema capaz de deixar bastante chuva em Cabo Verde, sempre bem vinda no arquipélago, mas também nem sempre preparado para ela se for muita.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O 96L continua a mostrar bons sinais de organização, boa circulação e convecção. Em princípio não deve tardar a ser considerado uma depressão tropical.
O ex 95L continua a gerar alguma convecção mas fora do centro, talvez as condições não sejam excepcionalmente más naquela zona.

96l.jpg


Os dois principais modelos globais, GFS e ECWF, continuam a desenvolver o 96L trazendo-o para norte para o meio do Atlântico, eventualmente aproximando-o dos Açores embora não confie muito na intensidade e duração que prevêem para ele. Acredito numa Tempestade tropical à deriva algum tempo no Atlântico até se dissipar sem incomodar ninguém.Veremos.

GFS

gfsa.gif



ECMWF

ecml.gif


Contudo, estranhamente o ensemble do GFS mostra as coisas de forma diferente, pelo que merece alguma cautela essa subida de latitude, embora isso pareça mais do que provável.

Ensemble GFS

ensemble.gif


Penso que será talvez porque boa parte do ensemble não desenvolve tanto como a saída operacional, e nesse caso subirá menos. Quanto mais rápido e intenso se desenvolver agora, mais rápido subirá nestes dias. Se pelo contrário, andar a "vegetar" sem grande evolução, tenderá a ir mais para Oeste devido ao fluxo de leste dos níveis baixos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O 96L acabou de ser classificado como Depressão Tropical, a 7ª esta época, as previsões do NHC indicam que chegue a Tempestade Tropical, que seria o "Fred", mantendo-se nesta intensidade à medida que sobe de latitude.

203314w5nlsm.gif


000
WTNT32 KNHC 072034
TCPAT2
BULLETIN
TROPICAL DEPRESSION SEVEN ADVISORY NUMBER 1
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL072009
500 PM AST MON SEP 07 2009

...NEW TROPICAL DEPRESSION FORMS IN THE FAR EASTERN ATLANTIC...


AT 500 PM AST...2100 UTC...THE CENTER OF TROPICAL DEPRESSION SEVEN
WAS LOCATED NEAR LATITUDE 12.5 NORTH...LONGITUDE 24.5 WEST OR ABOUT
160 MILES...255 KM...SOUTH OF THE SOUTHERNMOST CAPE VERDE ISLANDS.

THE DEPRESSION IS MOVING TOWARD THE WEST NEAR 16 MPH...26 KM/HR. A
TURN TOWARD THE WEST-NORTHWEST AND A SLIGHT DECREASE IN FORWARD
SPEED IS FORECAST DURING THE NEXT DAY OR TWO.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS ARE NEAR 35 MPH...55 KM/HR...WITH HIGHER
GUSTS. STRENGTHENING IS FORECAST OVER THE NEXT COUPLE OF DAYS...AND
THE DEPRESSION IS EXPECTED TO BECOME A TROPICAL STORM TONIGHT OR
TUESDAY.

THE ESTIMATED MINIMUM CENTRAL PRESSURE IS 1005 MB...29.68 INCHES.

OUTER RAIN BANDS FROM THE DEPRESSION ARE EXPECTED TO CONTINUE TO
SPREAD ACROSS THE SOUTHERN CAPE VERDE ISLANDS TONIGHT...PRODUCING
LOCALLY HEAVY RAINFALL AND GUSTY WINDS.

...SUMMARY OF 500 PM AST INFORMATION...
LOCATION...12.5N 24.5W
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...35 MPH
PRESENT MOVEMENT...WEST OR 280 DEGREES AT 16 MPH
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...1005 MB

THE NEXT ADVISORY WILL BE ISSUED BY THE NATIONAL HURRICANE CENTER AT
1100 PM AST.

$$
FORECASTER BROWN
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Espectacular organização deste sistema dada a localização, ainda ontem saiu de Africa. Deverá ser o "Fred" daqui a poucas horas. Aparentemente não deve afectar Cabo Verde como pensava ontem pois a convecção organizou-se muito bem de forma compacta em redor do centro mas ainda afastado para sul.

2009al964kmirimg2009090.gif
 

Ritinha

Cirrus
Registo
28 Ago 2009
Mensagens
6
Local
Lisboa
Espectacular organização deste sistema dada a localização, ainda ontem saiu de Africa. Deverá ser o "Fred" daqui a poucas horas. Aparentemente não deve afectar Cabo Verde como pensava ontem pois a convecção organizou-se muito bem de forma compacta em redor do centro mas ainda afastado para sul.

2009al964kmirimg2009090.gif

Olá a todos!!!:rolleyes:

Ouvi uns comentários de uma previsão de furacão no proximo domingo na Republica dominicana, que me deixaram bastante angustiada!! como tenho passado por aqui para ler as últimas actualizações,e não me lembro de ter lido isso e uma vez que se apróxima a minha viagem a Punta Cana (12 Set)....precisava muito da ajuda!loll...prefiro saber o que me espera...além disso qd vou verificar o tempo em Punta Cana cada site diz uma coisa diferente! Siceramente prefiro o que tem sempre o belo do solinho!!!!:p

Obrigada pessoal!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá a todos!!!:rolleyes:

Ouvi uns comentários de uma previsão de furacão no proximo domingo na Republica dominicana, que me deixaram bastante angustiada!! como tenho passado por aqui para ler as últimas actualizações,e não me lembro de ter lido isso e uma vez que se apróxima a minha viagem a Punta Cana (12 Set)....precisava muito da ajuda!loll...prefiro saber o que me espera...além disso qd vou verificar o tempo em Punta Cana cada site diz uma coisa diferente! Siceramente prefiro o que tem sempre o belo do solinho!!!!:p

Obrigada pessoal!!


Até onde as previsões tem alguma fiabilidade, 5 dias, vá lá, uma semana, não tem nada no horizonte para além do Fred que vai seguir para norte.
Olhando para a bola de cristal que são modelos a longo prazo, por acaso também não aparece nada, o que até é estranho nesta altura do ano.
Mas a longo prazo é futurologia, podia aparecer e não se passar nada, como pode não aparecer e até acontecer algo.

Exemplo de saídas a longo prazo, 10 dias, 18 Setembro, quer o GFS quer o ECM não mostram nada. Mas repito, previsões tão longínquas valem quase zero.

gfso.gif


ecmv.gif



Quanto a previsões locais em sites, nas Caraíbas nem vale a pena perder tempo a olhar para elas, pois é mesmo assim, dão chuva e trovoadas e está sol, dão sol e de vez em quando há uma trovoada. A única coisa realmente importante é seguir a formação de ciclones tropical ou perturbações tropicais mais fortes.
 

Ritinha

Cirrus
Registo
28 Ago 2009
Mensagens
6
Local
Lisboa
Até onde as previsões tem alguma fiabilidade, 5 dias, vá lá, uma semana, não tem nada no horizonte para além do Fred que vai seguir para norte.
Olhando para a bola de cristal que são modelos a longo prazo, por acaso também não aparece nada, o que até é estranho nesta altura do ano.
Mas a longo prazo é futurologia, podia aparecer e não se passar nada, como pode não aparecer e até acontecer algo.

Exemplo de saídas a longo prazo, 10 dias, 18 Setembro, quer o GFS quer o ECM não mostram nada. Mas repito, previsões tão longínquas valem quase zero.

gfso.gif


ecmv.gif



Quanto a previsões locais em sites, nas Caraíbas nem vale a pena perder tempo a olhar para elas, pois é mesmo assim, dão chuva e trovoadas e está sol, dão sol e de vez em quando há uma trovoada. A única coisa realmente importante é seguir a formação de ciclones tropical ou perturbações tropicais mais fortes.

Obrigada pela ajuda!;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Furacão FRED (Atlântico 2009 #6)

Alguém por acaso poderá me informar qual é o estado neste momento da Onda Tropical a sul de Cabo Verde?

Digo, se ainda permanece activa?

Muito obrigado!
 

Ritinha

Cirrus
Registo
28 Ago 2009
Mensagens
6
Local
Lisboa
Obrigada pela ajuda!;)

Bom dia a todos...

Bem...faltam menos de 24h para o meu voo para Punta Cana, espero que pelo menos se consiga aterrar sem apanhar nenhuma tempestade:rolleyes: e resta me desejar que esses nossos amigos furacões não se lembrem de passar por lá para a semana.
quero agradecer a todos pelas actualizações que têm vindo a fazer e as dicas que me foram dando...um grande obrigado e....parabéns pelo site!;)