Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2010)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Formou-se a 4º depressão tropical desta temporada. Algum ar seco a norte e a oeste devem limitar a intensificação, bem como o provável aumento do windshear que encontrará daqui a poucos dias devido a uma ULL.
Previsão do NHC para já arrisca que chegue apenas à categoria de tempestade tropical.

dt4.gif



143313w5nlsm.gif
 

tugaafonso

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
62
Local
lousada
Embarco no final desta semana para 2 semanas de merecidas férias, divididas entre Cancun (México) e Roatan (honduras). Sei que a altura é propícia a furacões e acabo de ver no site http://www.nhc.noaa.gov/index.shtml que a depressão tropial quatro segue para as caraíbas. Apesar de leigo nesta matéria, parece-me que não deverá afectar a zona para onde vou. No entanto e enquanto cá estiver, seguirei com atenção este e outros foruns, à espera das vossas dicas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A depressão 4 já tem nome: COLIN. Pelo que vejo, apenas vou voar por cima do Colin, pois tudo indica ficar longe dos locais para onde vou. Mas, as minhas férias prometem animação!!!

Nos próximos dias no teu caso em princípio podes esquecer o Colin mas vais ter que estar atento a outra perturbação que está agora no leste das Caraíbas.

atle.jpg



Ontem o GFS na saída das 18z formava um ciclone com essa perturbação passando-o mesmo na zona de Cancun no Domingo. A boa notícia é que essa saída do GFS tende a ser mais disparatada (tinha até 3 ciclones, restos do Colin, este referido e ainda outro a formar-se atrás do Colin e a curvar para norte bastante cedo). E outros modelos não tem nada, e o próprio GFS também recuou nesse cenário na saída das 00z.
Mas a perturbação está bastante activa, pelo que existe sempre alguma coisa real para seguir com atenção. Na zona onde está agora raramente se consegue dar a ciclogenese tropical, mas daqui a 2 ou 3 dias poderá ser diferente.
 

tugaafonso

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
62
Local
lousada
Meu caro Vince, obrigado pela informação. Caso, durante as duas semanas que estiver no México e Honduras, apanhe algum fenómeno meteorológico interessante, prometo documentá-lo e colocar a seguir neste site. Apesar de ir de férias para gozar o sol e a praia, espero apanhar um ou outro dia com animação q.b.!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico o ex. Colin deve manter-se desorganizado mais uns dias, podendo eventualmente regenerar-se mais tarde quando estiver mais a Oeste.

Nas Caraíbas a perturbação referida ontem é agora denominada Invest 92L. Nenhum modelo suporta nesta altura o desenvolvimento desta perturbação, mas não é de excluir um cenário como os de dois dos ciclones desta temporada, um sistema que se vai organizando à medida que se aproxima do yucatan e entrar no golfo. Mas no caminho está mais uma ULL, a sul de Cuba, que complicará desenvolvimentos.

atlt.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico não há grandes novidades, ex. Colin continua a confrontar-se com shear, ainda tem algumas hipótese de regenerar, tem LLC, tem convecção embora desacoplada do LLC, mas apenas as Bermudas tem que manter um olho nele caso isso aconteça.

A perturbação 92L nas Caraíbas não tem evoluído, permanece desorganizada e talvez se esteja a aproximar demasiado da América Central para depois se conseguir desenvolver, de qualquer forma está numa zona sempre perigosa, é para acompanhar.

Mais a leste, acoplado à confusão da ZCIT o GFS desenvolve um ciclone na área assinalada na imagem ("Pert") mas está sozinho nesse cenário, e curva-o de forma acentuada para norte.

atlt.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atlx.jpg


No Atlântico para além do regresso do Colin (ver tópico próprio) o 92L que durante a noite tinha sido descontinuado, subitamente teve esta tarde uma intensificação na convecção, mas a ausência de circulação nos níveis baixos e o pouco tempo que ainda tem antes de interagir mais com terra, em princípio limitam fortemente a sua capacidade de desenvolvimento.

No Atlântico central, o 93L continua a organizar-se muito lentamente. A formar-se o trajecto será de curvar mais cedo para norte do que foi o Colin, embora sem sobreviver muito tempo nem aproximar-se dos Açores por exemplo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atcs.jpg



No atlântico o Colin mantém-se como Tempestade Tropical fraca, afectando as Bermudas amanhã.

A perturbação 92L já está sobre Terra, agora a evoluir só quando regressar ao mar no Golfo do México.


93L

No Atlântico central, o 93L parece estar à beira de se tornar uma depressão tropical.

rgbn.jpg


O aspecto não parece muito bom, mas aparentemente tem boas condições para se intensificar. A atmosfera tem alguma humidade, existe uma ULL a WNW mas a mesma está a afastar-se para Oeste, não afectando portanto a provável trajectória do 93L para noroeste.

ull.jpg


Alguns modelos como o GFDL prevêem que chegue a Furacão. O modelo global ECM na última saída também o intensifica bastante, num trajecto que o faria passar nos 40N/40W, sensivelmente 750km a oeste das Flores. O GFS menos agressivo.

ECM:




storm93.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Atlântico o 93L não se tem conseguido desenvolver, tem alguma circulação mas a convecção anda muito fraca e afastada do centro.

No Golfo do México uma outra perturbação está sob vigilância como 94L

atlk.jpg
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Do Invest 94L formou-se hoje a Depressão tropical 5 no Golfo do México. As previsões indicam que deverá intensificar nas próximas horas, e deverá afectar a cidade de New Orleans já como tempestade tropical.
Às 10h:
Localização: 26.8N 85.1W
Ventos máximos sustentados: 55 km/h com rajadas mais fortes
Pressão mínima central: 1008 hpa

semttulo1cw.gif


No resto do Atlântico:
A sul dos Açores, uma onda tropical está a provocar grande convecção esta amanhã, embora nenhum modelo desenvolva nada dali.
O Invest 93L esta manhã apresenta mais convecção que durante a noite. A manter esta actividade, poderá o NHC declarar depressão tropical no dia de hoje ou amanhã.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quer a depressão tropical nº5, quer o 93L foram descontinuados.

Com a MDR do Atlântico em Julho a ser a mais quente desde que há registos somando a outros idênticos dos últimos meses, e com as previsões para um época muito activa devido a esse como a outros factores, seria mais ou menos nesta altura que em termos de climatologia teríamos o primeiro grande sistema do ano, mas nada ocorreu.

Previsões de épocas muito activas que depois não se verificam é uma coisa que enfurece profundamente os americanos que vivem em zonas de risco, pois aumentam-lhes os custos de seguros, às vezes nem os conseguem fazer, desvalorizam-lhes as casas, afectam a industria do turismo, etc. Mas ainda é muito cedo para fazer balanços, muitas temporadas com furacões devastadores começaram tarde. Eu pessoalmente acredito numa época com semelhanças à de 1998 por razões que expliquei anteriormente, e esta também não teve grande actividade até esta altura do ano:


1998.gif









Philip Klotzbach, um dos autores das principais previsões sazonais desta área, falou há dias um pouco do assunto no blog WUWT

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
atle.jpg



O Atlântico mantém-se a tranquilo. O ex 93L lá vai seguindo para norte, apenas uma perturbação com trovoadas sem qualquer organização, andou imenso tempo a ser modelado como ciclone tropical, mas como se vê, nunca o foi.
Na costa do Golfo do México os restos da Depressão tropical 5 geram instabilidade na região, ainda se mantém sob observação perante a possibilidade de regressar ao Golfo, mas parece pouco provável


No leste do Atlântico há uma significativa enxurrada de SAL (Saharian air layer) que afecta bastante as Canárias (e a Madeira embora de forma menos intensa) e deverá manter a zona de Cabo Verde um pouco hostil para ciclones por alguns dias.



No longo prazo, cerca das 160/190 horas quer o GFS quer o ECM modelam um ciclone tropical a sul de Cabo Verde, mas para já é o chamado "fantasycane", ainda falta muito para se dar demasiada importância. Mas parece-me bastante lógico que algo acabe por surgir naquela região nesta 2ª quinzena de Agosto.