Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2017)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Uma depressão dessas na costa portuguesa e teríamos um tópico dedicada a ela durante dias e dias...

Já tiveste algo semelhante e certamente voltarás a ter.

TcXbqEC.png


Um furacão não é muito diferente daquilo. Pode é haver vento ligeiramente mais forte (tendo em conta os condicionamentos do território português) e mais chuva.

Experienciar furacões só é giro para quem não tem possíveis danos para pagar. Quando isto acontece o entusiasmo acaba rapidamente :D

---

Voltando ao tópico, um furacão cat. 5 nas Antilhas só me faz lembrar disto:

fRGtfXn.gif


Felizmente para a gente de lá, e até agora, as previsões estão a ser favoráveis.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
@vitoreis estavamos a ver o mesmo video no mesmo momento, só pode. Estava a escrever o texto ao mesmo tempo que ia vendo.
Retiro o vídeo do meu post já que o colocaste...;)
...

Em relação ao furacão Irma, esta análise desta sexta-feira (há 5\6 horas atrás) é do melhor que se pode ter sobre a formação, e dinâmica de um furacão.
É pena não ser em Português, mas quem tiver curiosidade aprende sempre alguma coisa.
Aborda o "eyewall replacement", o "windshear", o cone dos modelos de previsão, o impacto do Anticiclone dos Açores (ou Bermuda),etc....
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vale pouco mas a história está a favor da malta. Li por aí que só algo como 15% dos furacões que começam em África fazem landfall nos EUA.

WygfKPg.gif


O ECM continua mais agressivo que o GFS mas podia ser muito pior. O ciclone passa geralmente ao lado das ilhas.

OZ0eUev.png


Ao longo dos dias a tempestade vai engordando. Isto é mau porque isto reduz os benefícios de uma maior distância da costa dos EUA. Mas até lá há quem vá levar não só com o vento mas também com as ondas:

mFdHvx7.png


As ilhas das Bahamas têm uma topografia engraçada. Por exemplo a ilha de Eleuthera, cuja capital é Governor's Harbor (ver mapa). A previsão indica que será atingida por ondas superiores a 8 metros.

as3V9dC.jpg


A zona de rebentação é certamente longe as praias mas os corais sofrerão extensos danos. Os 8 mil habitantes dessa ilha também não têm muita possibilidade de fugir. Ao menos não deve haver muitas palmeiras. Os cocos voadores são mortíferos.

Escrito isto, a MeteoFrance está otimista:

tLyYW5f.png


Ainda assim, estão no portal os 95 km/h de vento médio e 150 km/h de rajada.

ajmct2S.png


Vou adotar a perspetiva à Sobral. Não vale a pena acompanhar todas as saídas relativamente ao Irma. Está a andar tão devagar que depois de amanhã (dia 4) ainda deve estar um bocado longe de áreas habitadas.