Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2014)

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
As autoridades japonesas elevaram nesta terça-feira para quatro o número de mortos pelo tufão Phanfone no Japão, que também deixou cinco pessoas desaparecidas e 49 feridos.
Milhares ficaram sem energia e as chuvas fortes causaram inundações e deslizamentos de terra.
Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas se concentraram no norte de Honshu.
Phanfone fez transição para ciclone extratropical.





cQCyrjx.png
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,649
Local
Açores
De acordo com as imagens de satélite, o tufão Vongfong atingiu um pico de intensidade raro nos últimos dias, enquanto se dirige pelo Pacífico Oeste a caminho do Japão.

A tempestade intensificou-se rapidamente segunda e terça-feira, estando já na categoria 5 pela sua capacidade destrutiva, com ventos de quase 300 quilómetros por hora e rajadas ainda mais fortes. Segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), as ondas provocadas pelo tufão chegam aos, pelo menos, 15 metros.

As previsões apontam para que o Vongfong se mantenha uma tempestade de categoria 5 ao longo desta quarta-feira, podendo mesmo aumentar novamente de intensidade.

A chegada ao Japão está prevista para o início da próxima semana, embora seja previsível que, então, seja uma tempestade de categoria 3 ou mesmo 2.

Para já, o Vongfong é a tempestade mais forte do ano no planeta

Visão
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Devia ser legal mandar um aviaozinho rc para o olho ou programado mesmo com uma camera, nao e muito dificil de fazer precisa das habilidades tecnicas
Antigamente também existia os Hurricane Hunters no Pacifico Oeste, mas por ser muito caro acabaram abandonando o projeto. Bem que poderia juntar Japão, China, Filipinas, Taiwan dentre outros países e custear alguns voos de reconhecimento, que podem servir não apenas para saber a real intensidade do ciclone, mas também para estudos.