Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2015)

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Não, não é comum, estamos a falar de vento médio, não das rajadas. Vento médio superior a 80 Km/h cá não ocorre fora do contexto das tempestades. Claro que se formos à Peninha na serra de Sintra em dia de nortada forte apanhamos com vento desta ordem, mas também lá no cimo do santuário onde se registam esses valores não há construções nem árvores altas nem nada, para além do sólido monumento de pedra e alvenaria. Se transferirmos o vento que se sente na Peninha nessas alturas para uma vulgar zona urbanizada, a destruição de postes, estruturas de madeira, coberturas etc seria extensa. Já com 100 Km/h de vento médio ainda seria pior, e é o que se está à espera do Goni para as ilhas que estiverem no caminho perto do centro.
Ahh pensava que estavas sempre a falar de rajadas, desculpa a minha ignorância :p
 
  • Gosto
Reactions: lserpa


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
P0kIess.jpg


6i6GrUs.jpg


Nwf8ULp.png


irHFPcM.png


QhAV1p2.png


OFs38SJ.png


Outros dados:

yHEEn41.png


SiRz6Nd.png


c65TXUu.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O olho de Goni passou sobre Ishigaki e Iriomote.

O registo da estação WU de Ishigaki é impressionante. Pode-se esperar consideráveis danos.
Foi um impacto directo nestas ilhas.

Os ventos registados na tabela chegaram aos 163 Km/h; precipitação acumulada no dia 23, 166 mm.
Pressão mínima 948 hPa.

O vento inicialmente de ESE, foi rodando para SE numa altura em que as rajadas atingiam os 128 Km/h; continuou a rodar para sul e nesta direcção atingiu a força máxima que a estação registou. Nas duas horas seguintes rodou para OSO e manteve-se com força superior a 128 Km/h.

Esta ilha foi a que recebeu a parede oriental do olho do tufão, a mais perigosa nesta trajectória. A pequena ilha de Tarama tê-la-à apanhado também.

http://www.weather.com/storms/typhoon/news/goni-atsani-guam-saipan-west-pacific-typhoons

Typhoon Goni pounded Japan's southern Ryukyu Islands on Sunday evening Japanese time (Sunday morning U.S. time).

Peak Wind Gust Reports

The shaded colors are approximate wind speeds. Blue mostly indicates tropical storm force winds, but the red and magenta shaded areas are experiencing much stronger gusts.

Winds have gusted up to 158.8 mph (71 m/s) at one location on the island of Ishigakijima, according to data from the Japanese Meteorological Agency. This breaks the site's all-time record wind gust of 157 mph (70.2 m/s) set July 31, 1977. Wind gust records go back to 1941. Sustained winds at that same site have peaked at 107.1 mph (47.9 m/s) which breaks their all-time August record, but is still short of the 118.6 mph (53.0 m/s ) in the July 31, 1977 typhoon. Sustained wind records there go all the way back to 1897. The airport on Ishigakijima Island clocked a gust of 150.7 mph (67.4 m/s) at 10:18 p.m. JST (9:18 a.m. EDT).

Earlier this month, the Ryukyu Islands were hit hard with strong winds from Typhoon Soudelor. Ishigakijima saw a wind gust of 123 mph during Soudelor.

83r7OGC.png


c1PJWvu.png


C4DAkS2.gif



Na altura da passagem sobre as ilhas, o olho já estava perfeitamente reformado.


Rajada máxima registada de 255 Km/h !
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Foi uma intensificação de última hora mesmo antes de atingir as ilhas, algo inesperada pois as previsões anteriores não davam o Goni com categoria superior a 2, em doze horas passou de 1 a 3:

h1nUDu2.gif


O próximo impacto poderá ser já nas ilhas principais, especialmente a cidade de Nagasaki, onde passará a oeste com categoria 2 segundo as previsões. Consoante a distância a que passar trará a parede oriental do olho mais ou menos próxima.
Daqui até lá passará relativamente afastado de Okinawa e não há outras ilhas no trajecto.

Ainda poderá chegar à Coreia como categoria 1.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
270.5 mm em 24 horas em Ishigakijima.

181,5 mm em quatro horas durante a passagem do olho do tufão.

Kumejima, uma pequena ilha que será a que fica mais perto da trajectória de Goni até este chegar à ilha principal, começa a sentir já a proximidade do sector oriental da tempestade.
Pressão em descida, 996 hPa e 50 Km/h de SE.
A passagem distante do centro, a oeste, não trará problemas a esta ilha próxima de Okinawa, mais a Leste.

Estas serão as estações oficiais mais perto do centro de Goni, a seguir nas próximas horas:

Kitahara

Yonagunijima
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pelos dados da estação Nakasuji do aeroporto da pequena ilha plana de Tarama, este facto de não ter relevo proeminente ter-lhe-á valido condições menos gravosas.

115,5 mm nas últimas 24 horas e rajada máxima de 46,8 m/s (168 Km/h). No entanto suficiente para causar devastação nas árvores da ilha.

Selecção de outras estações oficiais aqui.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Imagem dos Tufões Goni and Atsani

Goni tem uma ciculação apertada em torno do olho, enquanto que Atsani, com todo o espaço oceânico à volta, parece que aproveitou para ser muito maior mas com menor concentração de ventos, que agora estão restritos ao sector Leste e algo afastados do centro. Aliás Atsani é um interessante caso de estudo porque não teve até agora qualquer interferência de terra na sua circulação, é um tufão totalmente marítimo. Enquanto que Goni tem estado em constante interacção periférica com terra e tem-se saído muto bem mediante uma hábil trajectória, se assim se pode dizer.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Das duas uma. Ou o radar tem melhor definição ou o Goni voltou a ganhar força:

Ou ambas. Na passagem pelas primeiras ilhas Ryukyu, houve acumulados horários de 50mm. E parece que o tufão ganha força e organização, já é categoria 3, e parece poder chegar a 4 pelo meio do trajecto até impacto directo previsto para Nagasaki daqui a 24 horas, categoria 3 ou2.
Tem o caminho livre de obstáculos terrestres até lá, nada sofreu com a passagem por Ishigakijima.

Quatro horas atrás o aumento de força era notório em todos os aspectos, vento máximo a aumentar, pressão a diminuir, área de ventos sustentados superiores a 80 nós a aumentar:
TsWsdSH.png


dIQhzzC.png


2V3DtcA.png


lXgIpBW.jpg
 
Última edição: