Previsão especial concertos U2 em Coimbra (2 e 3 Outubro)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
25277643.jpg


A pedido de várias pessoas que vão aos concertos dos U2 em Coimbra no próximo fim de semana e que podem coincidir com a primeira frente activa deste Outono, o MeteoPT.com decidiu fazer um acompanhamento especial das previsões dos principais modelos numéricos até ao evento.

Assim diariamente faremos aqui um acompanhamento das diversas tendências, com pelo menos uma actualização diária por volta das 21:30, ou mais do que uma actualização se for oportuno.

Para os menos habituados à previsão do tempo, importa realçar que as previsões a vários dias de distância são sempre muito incertas, diminuindo essa incerteza à medida que avançamos no tempo, passando a serem já bastante mais confiáveis quando chegarmos às 24/48 horas antes. Nos dias do concerto faremos aqui um acompanhamento em nowcasting usando imagens de satélite e radar tentando antecipar por algum tempo a chegada ou não de chuva mais intensa a Coimbra.


Links úteis:

- U2 Portugal
- U2 em Coimbra (Eu vou) Facebook
- U2pt
- Autohoje U2
- U2only
- U2-mofo

- Comboios - Vá ao Concerto dos U2 com a CP
- U2 Transportes públicos Coimbra
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas saídas das 12z dos dois principais modelos numéricos globais, ECMWF e GFS a tendência é a de termos de facto um fim de semana instável de chuva.

Mas nos dias que ainda faltam até lá as coisas ainda tem tempo de mudar, ou pelo menos suavizar, ou o timming da chegada da própria frente a Coimbra não coincidir com as horas dos concertos, etc.
É o tipo de coisas que ainda podem mudar nos modelos muitas vezes até lá.

Ambos os modelos tem uma situação sinóptica no geral parecida, uma situação clássica de um centro depressionário localizado a norte da península, nas ilhas britânicas e uma frente a cruzar o território nacional de sábado para Domingo, com um núcleo depressionário secundário a cruzar o noroeste da Península. O modelo ECMWF na última saída parece um pouco mais agressivo, cavando mais esse núcleo secundário, um cenário que para já penso ser menos provável.


ECMWF e GFS

modelos.gif





Analisando cada um dos modelos






GFS

No GFS a frente chegaria ao norte do país na tarde de sábado, onde seria mais agressiva no norte. Em Coimbra antes da frente poderia haver já alguma chuva fraca pré-frontal a partir do final da tarde de sábado, e a frente mais activa com chuva mais intensa provavelmente chegaria após a meia noite de sábado, podendo eventualmente chegar apenas já no final do concerto, mas pelo menos chuva fraca a moderada pré frontal seria provável. Mas é daqueles pormenores que ao longo dos próximos dias ainda poderá mudar bastante.

Para o concerto de Domingo no GFS parece mais simpático, a frente activa já teria passado, mas é provável que caísse alguma chuva fraca pós frontal ocasionalmente ao longo de todo o Domingo

gfs.gif





ECMWF


No ECMWF (saída das 12z) a frente chegaria a Coimbra logo na noite de sábado um pouco antes do anterior modelo, mantendo-se a chuva moderada durante toda a noite de sábado e parte da madrugada, num cenário que era capaz de não ser simpático para o concerto de sábado.

Neste modelo o cavamento de um núcleo depressionário (referido ao inicio) junto ao norte da Península faria chegar uma segunda frente ou linha de instabilidade que poderia trazer novamente chuva mais forte durante toda a tarde de Domingo a Coimbra, mas terminando ou escasseando para a noite durante o concerto.


Todos os dias será feita uma nova análise da situação. Bom concerto a todos, de preferência sem chuva. Ainda faltam bastantes dias e em previsão do tempo algumas ou muitas coisas ainda podem mudar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
modelos.gif


Uma pequena actualização recorrendo às saídas das 00z dos dois principais modelos globais.

Em geral a situação foi mais simpática para os concertos, com uma frente um pouco menos activa na zona de Coimbra e sem a ciclogenese secundária de Domingo. Nestas saídas o Domingo poderia ser um dia relativamente pacífico de céu nublado sem chuva ou chuva fraca, e no sábado haver a sorte da frente apenas chegar a Coimbra ao início da madrugada de Domingo, eventualmente já no final do 1º concerto.

Escusado será dizer, que tal como melhorou, pode piorar novamente nas próximas saídas, ou até melhorar mais ainda.
 

carlosmrs

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
6
Local
amadora
Vou seguir atentamente as informações que aqui forem sendo colocadas.

Lá estarei, mas já comecei as rezas para que não chova :sad:

Seria um grand'a galo, depois destes meses quase sem pinga e no fds... :rain:

Obrigado pelo v/trabalho.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Actualização com as saídas das 12z


GFS

O GFS voltou a piorar um pouco para sábado, tendo a frente em cima de Coimbra após o final da tarde e noite provavelmente ainda apanhando o concerto, embora a frente não pareça tão activa como em saídas anteriores. Este modelo baralhou agora um pouco as coisas por obra das pequenas perturbações embebidas em que não teríamos apenas uma frente tão persistente mas provavelmente também uma posterior linha de instabilidade na manhã/tarde de Domingo, eventualmente com alguma trovoada.

Sábado das 18z-00z (19h-01horas)

69937865.gif



Domingo das 18z-00z (19h-01hhoras)
No Domingo após o final da tarde e noite deverá ser pacífico, eventualmente alguma coisa fraca que tenha sobrado após a instabilidade.

32077025.gif




ECMWF
Este modelo continua parecido com a saída anterior, uma frente bastante activa, mas que chegaria a Coimbra apenas no final da madrugada de Domingo pós 1ºconcerto, atrasou ainda mais um pouco em relação à anterior saída que já tinha atrasado também, chovendo bastante toda a manhã de Domingo, mas para o final do dia as coisas ficariam mais pacíficas embora deixe para essa altura alguma chuva fraca, mais do que tem o modelo GFS.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Grande topico :thumbsup:, assim o pessoal ja sabe se pode levar guarda-chuva:lmao:. Era preciso ter muito azar p chover mas nunca se sabe.
 

Mrsun

Cirrus
Registo
29 Set 2010
Mensagens
4
Local
Setubal
Boas,

Vince, em que site posso ver esses mapas de precipitação?
Com que frequência são actualizados durante o dia?

Pelas últimas informações é expectável que chova muito na manhã/inicio da tarde de domingo, certo?

Obrigado
 

carlosmrs

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
6
Local
amadora
Meu caro Gerofil,(ou outro companheiro entendido na matéria)
podes fazer uma previsão descritiva ?
Sábado...10mm...33... ? e o mapa é a previsão de Domingo às 12h ?
o bonequinho à chuva...com "?" !!!
não percebo nada...como se nota
obg.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Meu caro Gerofil,(ou outro companheiro entendido na matéria) podes fazer uma previsão descritiva ?
Sábado...10mm...33... ? e o mapa é a previsão de Domingo às 12h ? o bonequinho à chuva...com "?" !!! não percebo nada...como se nota
obg.

Previsão descritiva do IM para Sábado (a de Domingo só sai amanhã):

Céu geralmente pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado ou encoberto. Períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro, tornando-se moderada a forte no Minho e Douro Litoral a partir da noite.
Vento em geral fraco (inferior 20 km/h) de sudoeste, tornando-se moderado a forte (20 a 40 km/h) no litoral e nas terras altas das regiões norte e Centro.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena subida da temperatura mínima no Litoral Norte e Centro.


Teremos, portanto, um agravamento das condições meteorológicas nas regiões do norte e centro, a partir de Sábado e que se irá prolongar para Domingo, com chuva e vento.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A situação ainda se encontra um pouco instável, tem vindo a por e a tirar precipitação. A partir da noite de hoje/amanhã já se irá começar a ter mais ao menos a noção daquilo que se irá passar e a estabelecer certezas.

Até ao momento a situação é esta.

cenrio.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá. Eu comprometi-me a fazer uma análise diária, a partir das 21h30, e assim farei, nem sempre terei tempo para mais do que essa.
Mas como há a normal impaciência, posso fazer um rápido ponto da situação.
Quer no ECMWF 00z quer no GFS 12, a frente chegaria a Coimbra apenas após o concerto de sábado, ou seja, madrugada e manhã de Domingo é que choveria bastante nesta cidade. Se bem se recordam, no GFS de ontem a frente coincidiria com o 1º concerto provavelmente. Agora já seria antes, como o ECMWF de ontem e de hoje.
O concerto de Domingo, que até há 2 dias atrás era o que estava em posição mais confortável, contaria com alguma chuva pós frontal, mas julgo eu que fraca embora haja a possibilidade de uma outra linha de instabilidade. O mais importante deste fim de semana é ambos os concertos evitarem a frente em cheio, e para já é isso que está em ambos os modelos, a frente a passar em Coimbra pós 1º concerto e já tendo passado quando começa o 2º. Claro que pode mudar novamente, os modelos não estão propriamente com um timing confortável, antes pelo contrário, e afinal só agora é que vamos entrar nos 4/5 dias da praxe em que se pode começar a ir confiando mais nos modelos. No meio do azar de uma frente logo neste fim de semana, ao menos que se haja a sorte da parte activa da mesma passar no "furo" entre os dois concertos, mas pode ser mais complicado do que isto, havendo 2 frentes ou linha de instabilidade. Mais logo posto novamente, já com o que temos do ECM das 12z, bem como uma olhadela noutros modelos que não estes.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Análise recorrendo a modelos das 12z


Concerto Sábado
Para sábado há uma boa convergência nos modelos ECMWF e GFS para que a frente chegue a Coimbra apenas na madrugada/manhã de Domingo. A 84 horas, já começa a dar alguma confiança quando temos dois modelos globais a dizer a mesma coisa, embora haja claro ainda espaço para mudanças por razões óbvias e por outras que explico mais abaixo.

GFS Sábado 18z-00z (19h-01h)

sabado.gif




Concerto Domingo

Para a noite de Domingo, a coisa está mais complicada, pois está mais incerta. Tudo depende de uma perturbação embebida na ondulação originar uma ciclogenese ou não a noroeste da península, a que distância de nós, e com que intensidade. Se a ciclogenese não ocorrer ou for moderada como espero, penso que após a passagem da frente a noite será relativamente tranquila, eventualmente apenas com chuva fraca ocasional.
Se a ciclogenese ocorrer com mais intensidade, poderemos ter uma espécie de 2ª frente ou uma linha de instabilidade que poderia afectar Coimbra precisamente na noite de Domingo. Ou até não, a meteorologia é tramada, e é isso que acontece com o ECMWF, que funde os dois cenários.

Nesta animação do GFS desenhei (toscamente) as 2 frentes, para perceber o que está em causa:

gfsf.gif


Esta animação corresponde ao GFS, que tem uma ciclogenese fraca, mas o ECM das 12z baralhou um pouco estas coisas e funde estes dois cenários em apenas um, que se percebe devido ao cavamento mais cedo da perturbação, são duas mas a primeira era apanhada antes de chegar pelo rumo que as coisas tomavam (cavamento siginifcativo). Traduzindo-se neste modelo em apenas uma frente a chegar a Coimbra apenas após o primeiro concerto e já a ter passado a parte mais activa no 2º concerto. Ironicamente o GFS com uma ciclogenese mais fraca poderia trazer alguma chuva fraca/moderada? de uma 2ª frente, e um cavamento como o ECM poderia traduzir-se numa frente mais forte mas a passar entre os dois concertos.


O meu palpite para já é que essa ciclogense a ser mais intensa é improvável, e justifico com o facto de que parte da energia que está envolvida nela ser oriunda dos restos da actual Tempestade tropical NICOLE, meio moribunda que está nesta altura próximo de Cuba, uma longa viagem.

Vorticidade aos 850hPa:

GFS




ECM





E quando é assim tendo a não confiar muito nos modelos quanto à intensidade da ciclogenese, para já. Que essa perturbação e energia progrida para cá é mais ou menos consensual entre modelos desde há muitos dias, que as coisas evoluam e interagem da forma A ou B, penso que o grau de incerteza ainda é extremamente elevado e vemos isso pelo próprio comportamento dos modelos, ora cavam essa depressão, ora a amenizam bastante entre saídas e entre diferentes modelos. Quando acho que um cenário é bastante incerto tendo a ser conservador e optar pelo cenário mais moderado.

Resumo
Traduzindo toda esta conversa técnica para os mais leigos, para o concerto de Sábado apesar de estar certa uma desagradável frente activa a tendência tem sido bastante favorável , pouparia o 1º concerto. A chuva mais intensa em Coimbra seria na madrugada e manhã de Domingo, pós concerto.
Para Domingo está ainda bastante incerto, sendo para já o cenário mais provável haver alguma chuva mais pouco intensa.
 

carlosmrs

Cirrus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
6
Local
amadora
Resumo
Traduzindo toda esta conversa técnica para os mais leigos, para o concerto de Sábado apesar de estar certa uma frente activa a tendência tem sido bastante favorável , pouparia o 1º concerto. A chuva mais intensa em Coimbra seria na madrugada e manhã de Domingo, pós concerto.
Para Domingo está ainda bastante incerto, sendo para já o cenário mais provável haver alguma chuva mais pouco intensa.

Só espero que, no mínimo, se confirme esta previsão nos próximos dias :thumbsup: