Previsão sazonal - Outono 2007



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão para o Outono

Boa ideia.

Estive a dar uma olhadela no tópico das previsões do Verão, e houve um ou outro que acertaram.

Toca a participar, só quem põe a sua previsão é que tem o direito de depois criticar o IM se este falhar :D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Previsão para o Outono

Bem, posso começar. Primeiro não vou recorrer a grandes detalhes técnicos pois nestas coisas muitas vezes falham :) Não nos esqueçamos que estamos a fazer previsões sasonais.

Eu, pessoalmente, penso que este Outono irá ser menos chuvoso que o de 2006, prometendo muito de início (falo durante a 2ª e 3ª semanas de Setembro e deixando depois um sabor a pouco quando entrarmos em Outubro. Muito se fala em fluxo tropical mas eu penso que este Outono não iremos registar nenhum fenómeno deste género no nosso país, primeiro porque segundo parece as tempestades tropicais têm sido muito poucas e depois porque as águas ao largo de Portugal estão mais frias não permitindo a aproximação com sucesso deste tipo de fenómenos.

Atenção para a partir da 2ª quinzena de Novembro, onde penso iremos registar precipitações bastante elevadas. De resto Outubro será um mês chuvoso q.b. (volta de 150mm em Lisboa). O frio começará a notar-se a partir de meio de Outubro (mais cedo que em 2007) e teremos anomalias negativas durante o mês de Novembro.

É claro que isto é uma previsão pessoal e posso estar muito enganado.

Saudações meteopt a todos! :)
 
M

Membro excluído 274

Re: Previsão para o Outono

Nem mais! Brigantia! No Inverno eu fugo para Tras os Montes!:lmao:
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Previsão para o Outono

Aqui vai uma ajuda para a previsão :thumbsup:


Probable Temperature Deviations from Average 1961-90
from June to November 2007 at Berlin in Kelvin:

Jun Jul Aug Sep Okt Nov
0.8 -0.2 1.5 0.5 0.3 -0.6

standard deviations(K) for the analogue years approximately:
1.5 1.7 1.5 1.5 1.5 1.5

For further information about the forecasts for other regions
send a mail to climap@climaprog.de

May circulation models produce better longrange forecast results than
statistical methods?


The simplest statistical or "natural" forecast method for the following month is to use the persistancy of the atmospheric circulation features. The best results for the temperature are obtained by the continuity of the last days´ values of a month, depending from the season. In order to avoid greater errors it is sometimes better to involve the average temperature of the whole month. The real values for an element as the temperature you will get by the persistancy correlation.

The longrange forecasts of the circulation models are based on the physical properties of the atmosphere, oceans, continents and so on. The results are comparable with the statistical methods, as the reliability of the outputs ends near 15 days. From this moment the forecasts are a mix of the normal seasonal change and atmospheric wave behavior, persistancy or change of ENSO, model properties and other features.
If there will exist well known influences, which determine the longrange weather, they may be involved in the statistical methods. The circulation model outputs over several months therefore
cannot be more successful
than those which you can get by conventional means. The statistical forecast has some great advantages: It can easily be adapted to each observation station, has no problems with the temperature level and it is much cheaper than model computations.

fonte: http://www.climaprog.de/website0706009.htm
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Previsão para o Outono

Para o próximo outono achoque podemos ter duas certezas, será mais frio e menos chuvoso que o outono do ano passado. Eu de previsões a longo alcance pouco ou nada percebo, só mesmo fazendo wishcasting.

Uma instituição que faz este tipo de previsões é o MetOffice, esta é para o trimestre Set-Out-Nov:

Temperatura
terceeurope20070801tempbk3.png


Parece que está com muitas dúvidas pois coloca a maior parte da Europa a branco.

Precipitação
terceeurope20070801precae7.png
 

Portin

Cirrus
Registo
24 Ago 2007
Mensagens
21
Local
Oeiras
Re: Previsão para o Outono

Para o próximo outono achoque podemos ter duas certezas, será mais frio e menos chuvoso que o outono do ano passado.


Hm, mas a previsão do MetOffice não é a de nos dar um Outono mais quente ou na média? Ou essa é só a tua opinião? É que o mapa que reproduziste mostra o contrário.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsão para o Outono

Como este tipo de previsões não é o meu forte vou arriscar a minha previsão com 1% de fiabilidade :D

Eu cá aponto para um Outono em termos de precipitação na média ou ligeiramente abaixo. Quanto a temperaturas conto com aparecimento de geadas bastante cedo (princípios de Novembro). Neve não conto com grande neve durante Outono.

E já está! É fácil! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Re: Previsão para o Outono

Como tenho uma bola de cristal a minha previsão para o Outono será a seguinte: será um Outono mais frio do que no ano passado em média menos -1ºC do que no ano passado :cold:, quanto à precipitação teremos precipitações intensas no mês de Novembro e neve no final do mês, mas no total será na média ou superior à média no sul do país:D:D, e para o Inverno a bola indica tudo branco :lmao:

se acertar vou fazer concorrência ao professor Bambo:lol::lol
 
M

Membro excluído 274

Re: Previsão para o Outono

Ok! Vou também arriscar!
Cá para mim, o Outono terá temperaturas ligeiramente acima da média sobretudo nas temperaturas mínimas, iremos ter bons dias de praia até Outubro!:lol: Quanto à precipitação penso que será um Outono seco ao início, corrigindo ao longo dos meses de Novembro e Dezembro... Neve... Hummm, pouca coisa, quiça algo na Serra da Estrela em cotas elevadas em dias de transição entre os frentes e o AA...
Para ser sincero, já nem consigo imaginar um Inverno como os de antigamente, parece-me uma coisa impossível e irreal!:(
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Re: Previsão para o Outono

Aposto num Outono a começar só lá para inicio de Novembro... é que o verão só vai começar em Setembro e vai-se arrastar por Outubro.