Previsão Sazonal: Outono-Inverno 2011/2012

Previsões realistas para o Outono acredito que apenas só lá para Setembro, mas parece-me que a configuração atmosférica bastante idêntica ao ano passado e por isso espero ... Outono normal, Inverno algo seco, Primavera chuvosa ... isto aqui mais a sul !!
Futurismo? sim um bocado ...
Simplesmente não vejo uma tendencia de NAO+, ou de NAO - forte ...

Aguardemos pelo menos mais um mês !!

Não é nada bom ter um Outono seco.

O padrão desses Outonos é semelhante mas as consequencias foram diferentes em cada um deles..apesar da base comum.

A tendencia geral aponta para um Out/Nov com muitas variações, tempo mais quente e veranesco, seguido por muita instabilidade, devido a depressões a sul do normal com vastas entradas de SW...e ocasionais periodos frios com fluxos de NW.

Este mês e o proximo em principio terão um padrão parecido a Junho/Julho, mas é provavel que sejam meses um pouco mais normais..precipitações e temperaturas proximas ao normal..embora com a possibilidade de eventos menos usuais, tais como o cavado que nos afectou no fim de semana passado ou outras situações similares.

A meu ver Outubro e Novembro serão os meses mais interessantes...á instabilidade propria da epoca, associar-se-há um padrão complexo e menos estavel do que o que se tem manifestado...
Portanto...poderá ser um Outono activo.

Já Dezembro, com a entrada num regime mais estavel, acho que vamos ter um mês mais seco e menos instavel, embora no que toca ás temperaturas haja uma incerteza devido ás duvidas na localização exata do AA.

O padrão desses Outonos é semelhante mas as consequencias foram diferentes em cada um deles..apesar da base comum.

A tendencia geral aponta para um Out/Nov com muitas variações, tempo mais quente e veranesco, seguido por muita instabilidade, devido a depressões a sul do normal com vastas entradas de SW...e ocasionais periodos frios com fluxos de NW.

Este mês e o proximo em principio terão um padrão parecido a Junho/Julho, mas é provavel que sejam meses um pouco mais normais..precipitações e temperaturas proximas ao normal..embora com a possibilidade de eventos menos usuais, tais como o cavado que nos afectou no fim de semana passado ou outras situações similares.

A meu ver Outubro e Novembro serão os meses mais interessantes...á instabilidade propria da epoca, associar-se-há um padrão complexo e menos estavel do que o que se tem manifestado...
Portanto...poderá ser um Outono activo.

Já Dezembro, com a entrada num regime mais estavel, acho que vamos ter um mês mais seco e menos instavel, embora no que toca ás temperaturas haja uma incerteza devido ás duvidas na localização exata do AA.

Para o Algarve e falo só do Algarve, a diferença de um ano hidrológico chuvoso para um ano hidrológico seco está na existência das famosas cut-off a SW do Cabo de São Vicente. A Primavera passada teve algumas cut-off's e foi graças à Primavera climatológica que o Algarve teve um ano hidrológico acima do normal. Nos últimos 2 anos, o Outono tem sido seco, o mês de Dezembro é que tem salvado a seca no Algarve. Se formos pelo ditado popular dizem que não há duas sem três. Mas, se formos, ver os últimos 30 anos no Algarve, vemos que o Outono é sempre mais chuvoso do que o Inverno, por norma, os meses mais chuvosos, são o Outubro, Novembro e Dezembro.

Para o Algarve e falo só do Algarve, a diferença de um ano hidrológico chuvoso para um ano hidrológico seco está na existência das famosas cut-off a SW do Cabo de São Vicente. A Primavera passada teve algumas cut-off's e foi graças à Primavera climatológica que o Algarve teve um ano hidrológico acima do normal. Nos últimos 2 anos, o Outono tem sido seco, o mês de Dezembro é que tem salvado a seca no Algarve. Se formos pelo ditado popular dizem que não há duas sem três. Mas, se formos, ver os últimos 30 anos no Algarve, vemos que o Outono é sempre mais chuvoso do que o Inverno, por norma, os meses mais chuvosos, são o Outubro, Novembro e Dezembro.

E eu estou á espera do mesmo padrão neste ano .... aguardemos pelas nossas famosas "Cut-offs"

Aqui, fica mais uma previsão para o Outono http://www.lameteo.org/saison/saison1.html

Setembro chuvoso e depois fecha-se a torneira. Quanto às temperaturas, tirando Agosto e Dezembro de resto, sempre acima da média, com Janeiro para o quentinho.

O site da Nasa idem idem aspas aspas. Nada de muito relevante. Tem uma anomalia no Outono na temperatura ao longo da costa ocidental mas deve-se à nortada já que é junto à costa. :lol:

O NOAA coloca um Outono mais chuvoso no sul do que no Norte. Isto ia de feição ao que o stormy vai dizendo no fórum onde prevê um Outono parecido à Primavera.

Aqui, fica mais uma previsão para o Outono http://www.lameteo.org/saison/saison1.html

Setembro chuvoso e depois fecha-se a torneira. Quanto às temperaturas, tirando Agosto e Dezembro de resto, sempre acima da média, com Janeiro para o quentinho.

O site da Nasa idem idem aspas aspas. Nada de muito relevante. Tem uma anomalia no Outono na temperatura ao longo da costa ocidental mas deve-se à nortada já que é junto à costa. :lol:

O NOAA coloca um Outono mais chuvoso no sul do que no Norte. Isto ia de feição ao que o stormy vai dizendo no fórum onde prevê um Outono parecido à Primavera.

Eu realmente acho que Setembro poderá, tal como Agosto, ficar na media da precipitação, com temperaturas altinhas, sendo que Outubro e Novembro poderão ser mesmo bastante chuvosos e com temperaturas tambem acima ou pelo menos na media.

A partir de Dezembro volta o AA..volta o tempo seco...em principio poderá ser fresco.
Mas o Inverno no que toca á temperatura está incerto.
Um AA aqui perto a estender-se mais para N/NW traria tempo fresco, enquanto um AA centrado na PI traria calor, tal como 2008.
Para já a tendencia é para algo inetrmedio...um Inverno na média das temperaturas, com dias mais quentes e soalheiros seguidos por uns mais frescos aquando da passagem de perturbações de W...um classico "Inverno" Portugues:(

Se as previsões dos modelos que até ao momento são todos os que eu conheço, desde o IBIMET, IRI, NOAA, NASA, etc ... todos eles dão um Inverno muito seco.
Respeitante ao Outono todos estão de acordo de Novembro em diante e respeitante a Setembro e Outubro uns dão chuvoso e outros seco ou bastante seco ...

Veremos se dentro de um mes isto se mantem-se assim, pois geralmente é nesta fase que os modelos costumam mudar bastante ...

Mas não tenho duvidas em dizer que se isto ficasse assim e se os modelos acertassem então poderiamos ter algo parecido a 2004-2005. "Batam na madeira"

Já agora um cheirinho da previsão acabada de actualizar do ECM !! Assustadora ....
http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Se as previsões dos modelos que até ao momento são todos os que eu conheço, desde o IBIMET, IRI, NOAA, NASA, etc ... todos eles dão um Inverno muito seco.
Respeitante ao Outono todos estão de acordo de Novembro em diante e respeitante a Setembro e Outubro uns dão chuvoso e outros seco ou bastante seco ...

Veremos se dentro de um mes isto se mantem-se assim, pois geralmente é nesta fase que os modelos costumam mudar bastante ...

Mas não tenho duvidas em dizer que se isto ficasse assim e se os modelos acertassem então poderiamos ter algo parecido a 2004-2005. "Batam na madeira"

Já agora um cheirinho da previsão acabada de actualizar do ECM !! Assustadora ....
http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

O que aconteceu em 2004-2005?

pelo que vi as temperaturas em Portugal vão estar normais, o que não tem qualquer interesse

Já agora querias o quê ? A fiabilidade das previsões sazonais é de uns 30%.

Já agora querias o quê ? A fiabilidade das previsões sazonais é de uns 30%.

Discordo, pois para mim a fiabilidade das sazonais depende mais do padrão atmosférico previsto .... pois tem como base os dados de diversas teleconexões e não de simples futurismo !!
Neste momento de acordo com os dados das teleconexões, pelo menos o Inverno deverá ser bastante seco ...
Obviamente que se os dados destas teleconexões se alterarem ... todo o padrão atmosférico se alterará ...

Por exemplo, neste momento prevê-se uma NINA muito forte em pleno Inverno, e sabe-se e os modelos tb sabem, que tal situação origina no Inverno tempo bastante seco ...
Do mesmo modo que se sabe que quando existe La Nina normalmente o Outono tende a ser mais chuvoso que o normal, pelo menos na sua fase inicial !!

Estamos a cerca de 2 meses do início do Outono climatológico de acordo com a definição utilizada pelo IM, que inclui os meses de Setembro, Outubro e Novembro. E a cerca de 2 meses e meio do Outono astronómico. Portanto, penso que já se pode especular um pouco sobre o que aí vem para o início da nossa «estação das chuvas».

Olhando para as previsões sazonais (http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/) para já o cenário, de uma forma geral, é este:

Setembro: probabilidade de precipitação acima da média e temperaturas abaixo da média (como costuma suceder quando Setembro é chuvoso).

Outubro: chuvoso a muito chuvoso, e temperaturas dentro da média.

Novembro: ao Outubro chuvoso seguir-se-á provavelmente um período de Verão de São Martinho, com tempo seco e temperaturas dentro da média.

Por sua vez, o Inverno poderá começar assim:
Dezembro: após o período anticiclónico, teremos um mês de Dezembro chuvoso e com temperaturas dentro da média.

Qual a diferenca de outono astronomico para climatologico tem haver com isso ?

:huh: