Previsao sazonal Outono - Inverno 2012/13



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para o Inverno não é possivel fazer previsões crediveis ainda, mas para os trimestres SON e OND a tendencia aponta para circulação ondulada á nossa latitude, o que geralmente causa um Setembro e Outubro amenos e algo humidos/convectivos, e depois um Novembro e Dezembro com periodos chuvosos e sem eventos de frio significativos, salvo alguma entrada de NW ou N.

Resumindo...é razoavel a probabilidade de termos um Outono com precipitação dentro ou acima da média, e temperaturas ao inicio acima da média, e mais tarde na estação, a rondar os valores médios.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento em termos de sazonais o que era interessante parece ficar algo menos interessante, isto porque neste momento a intensidade do El NINO prevista para o final do Outono e Inverno não parece nada de significativo, e por outro lado os modelos neste momento estão uns bocado estranhos mas aparenta haver uma forte zonalidade a niveis médios e altos da atmosfera, coim uma forte anomalia negativa na T850, Z700, e pressão ....
Assim isto aponta para a presença do AA situado a sudoeste de Portugal nomeadamente entre os Açores e a Madeira mas atingindo o sul de Portugal, e uma forte corrente de oeste na região Norte e no UK !!

Este panorama parece ser algo que já não se vê há alguns anos em Portugal ....

Desde 2001 ????????
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
As previsões não são nada animadoras. Mais um Outono seco? Sempre a mesma coisa, eu quero é cut-off's com 100 mm. :D

13549884_ONqPA.jpeg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Neste momento em termos de sazonais o que era interessante parece ficar algo menos interessante, isto porque neste momento a intensidade do El NINO prevista para o final do Outono e Inverno não parece nada de significativo, e por outro lado os modelos neste momento estão uns bocado estranhos mas aparenta haver uma forte zonalidade a niveis médios e altos da atmosfera, coim uma forte anomalia negativa na T850, Z700, e pressão ....
Assim isto aponta para a presença do AA situado a sudoeste de Portugal nomeadamente entre os Açores e a Madeira mas atingindo o sul de Portugal, e uma forte corrente de oeste na região Norte e no UK !!

Este panorama parece ser algo que já não se vê há alguns anos em Portugal ....

Desde 2001 ????????


Daria um Outono/Inverno ameno, chuvoso a norte de Montejunto-Estrela, com sorte normal em parte do Alentejo e seco no Algarve e Baixo Alentejo...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Bem ainda falta muito tempo, mas essas previsões não são nada animadoras...2 Invernos secos consecutivos?
eusa_think.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualização da previsão sazonal do ECMWF para os próximo meses (o site italiano diz que são dois, o ECMWF costuma publicar em intervalos de três meses, pelo que persiste a dúvida se falamos de setembro+outubro, ou se inclui também novembro):

MvWCt.png


b2Xy7.png


Pela primeira vez em muitos meses, temos previsão de anomalia positiva de precipitação, a ver se a seca meteorológica que nos afecta começa a ser reduzida.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Actualização da previsão sazonal do ECMWF para os próximo meses (o site italiano diz que são dois, o ECMWF costuma publicar em intervalos de três meses, pelo que persiste a dúvida se falamos de setembro+outubro, ou se inclui também novembro):

MvWCt.png


b2Xy7.png


Pela primeira vez em muitos meses, temos previsão de anomalia positiva de precipitação, a ver se a seca meteorológica que nos afecta começa a ser reduzida.

Seria muito bom e vindo do ECM é sempre uma boa notícia. Gostava de ver agora, na página do IM a previsão sazonal actualizada. Quem sabe um Outono chuvoso com algumas cut-off's seria o ideal para o sul. :rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isso mostra uma volta de 180º C no que á previsão do ECM diz respeito relativamente ao inicio do Outono, mas isso também já mostrava o ano passado (acho eu !! ) só que depois a partir de Novembro voltam a indicar tempo seco nas nossas latitudes em especial nas minhas, tal como o ano passado e neste momento o cenário das sazonais é partilhado de forma geral por todos os modelos que conheço.

Em resumo, a 1º parte do Outono chuvoso ou muito chuvoso e depois novamente um final de Outono e Inverno secos !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Seria muito bom e vindo do ECM é sempre uma boa notícia. Gostava de ver agora, na página do IM a previsão sazonal actualizada. Quem sabe um Outono chuvoso com algumas cut-off's seria o ideal para o sul. :rolleyes:

Pelos indicadores que tenho visto, parece ser uma forte possibilidade, dado que não existe uma anomalia negativa na temperatura.
Mas acho que existe ainda uma grande indefinição nos modelos devido ao fenómeno EL NINO !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
O IM actualizou a previsão sazonal:

Previsão de longo prazo - Previsão sazonal - 01 set. 2012 a 31 jan. 2013

Temperatura e precipitação sem sinal estatisticamente significativo

Na precipitação total trimestral não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo em todo o período abrangido pela previsão, de setembro de 2012 a janeiro de 2013.

Na temperatura média trimestral não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo em todo o período abrangido pela previsão, de setembro de 2012 a janeiro de 2013.

Fonte: IM

A seca no sul só acabará se existir cut-off's porque de resto ela não vai acabar. O trimestre Outubro a Dezembro vai ser crucial para o fim da seca ou a continuação da seca em Portugal. Porque os meses de Janeiro e Fevereiro cada vez são mais secos, pelo menos no Algarve.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O IM actualizou a previsão sazonal:



A seca no sul só acabará se existir cut-off's porque de resto ela não vai acabar. O trimestre Outubro a Dezembro vai ser crucial para o fim da seca ou a continuação da seca em Portugal. Porque os meses de Janeiro e Fevereiro cada vez são mais secos, pelo menos no Algarve.

Se queres a minha opinião a previsão sazonal no modo em que está não só não presta, como não indica nunca nada ....
Desde que surgiu que nunca consegue ver nada nem em termos de temperatura nem em precipitação.
Acho que se o IM usasse não o modelo acoplado mas o do próprio ECMWF ganhava-se muito mais em previsão, em descrição e parece ser um modelo bastante melhor ....
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Pessoal a julgar pelas previsoes sazoanais, alguem me pode dizer quais as previsoes para este outono/inverno em termos de ventos e ondulações?

Haverá muitas situações de ondulações grandes/tempestades?

E qual a direção do vento que vai predominar mais? vão entrar aqueles ventos de leste que trazem o frio polar ?

Obrigado desde já.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pessoal a julgar pelas previsoes sazoanais, alguem me pode dizer quais as previsoes para este outono/inverno em termos de ventos e ondulações?

Haverá muitas situações de ondulações grandes/tempestades?

E qual a direção do vento que vai predominar mais? vão entrar aqueles ventos de leste que trazem o frio polar ?

Obrigado desde já.

É melhor esperar que saia agora as previsões de Setembro, que é quando a atmosfera começa a indicar os verdadeiros sinais do que será o Outono e Inverno.
Mas para já os primeiros sinais indicam um principio de Outono mais instável ...