Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Local
Montijo
Algumas previsões sazonais já vão saindo para este Outono/Inverno e tanto o IPMA como outros modelos fazem uma antevisão de temperaturas abaixo do normal e precipitação ligeiramente acima.

Que saudades do Inverno, que regresse em força :D

1004469_480865075339419_493302910_n.jpg

Como este ano, deixou de chover logo muito cedo no Algarve, desde do final de Março que a região não teve precipitação significativa e bem abaixo da média. Aposto num Setembro e Outubro bem instáveis com cut-off's, um Novembro mais seco em relação aos últimos 2 anos e apostava mais num Dezembro tempestuoso que há 2 anos que este mês tem sido bastante seco. Esta é a minha visão até ao final do ano neste momento para o Algarve. Se calhar cada tiro cada melro. :lol:

Como este ano, deixou de chover logo muito cedo no Algarve, desde do final de Março que a região não teve precipitação significativa e bem abaixo da média. Aposto num Setembro e Outubro bem instáveis com cut-off's, um Novembro mais seco em relação aos últimos 2 anos e apostava mais num Dezembro tempestuoso que há 2 anos que este mês tem sido bastante seco. Esta é a minha visão até ao final do ano neste momento para o Algarve. Se calhar cada tiro cada melro. :lol:

Que assim seja :cool:

Mas baseias-te em quê ?

Mas baseias-te em quê ?

Isso agora André. :D Baseio-me em anos passados e como Setembro e Outubro já há alguns anos não tem tido cut-off's, penso que este ano possa existir alguma coisa. Mas é só a minha opinião.

Mas baseias-te em quê ?

Pelo andar da coisa e o mais certo é isso acontecer... é bem possível chegarmos a Setembro sem pinga de água o que prefaz praticamente 6 meses sem gota aqui na região. O mais certo é talvez já no final de Agosto ou durante o mês de Setembro rebentar qualquer coisa. Já há uns 2 anos que não temos aquele típico Setembro de trovoadas ou cut off's o que poderá muito bem acontecer este ano. Não é nada exacto mas acho que tem mais valor este saber empírico do o que qualquer modelo possa mostrar nesta altura.

Pelo andar da coisa e o mais certo é isso acontecer... é bem possível chegarmos a Setembro sem pinga de água o que prefaz praticamente 6 meses sem gota aqui na região. O mais certo é talvez já no final de Agosto ou durante o mês de Setembro rebentar qualquer coisa. Já há uns 2 anos que não temos aquele típico Setembro de trovoadas ou cut off's o que poderá muito bem acontecer este ano. Não é nada exacto mas acho que tem mais valor este saber empírico do o que qualquer modelo possa mostrar nesta altura.

Epah! depois sou eu que faço previsões com muitos dias de antecedência
:D
O ipma de um dia para o outro já falhou 9ºc portanto já aprendi a lição :rolleyes:
E também sei que se andam com teorias do que vai acontecer, isso não vai mesmo acontecer :thumbsup:

Epah! depois sou eu que faço previsões com muitos dias de antecedência
:D
O ipma de um dia para o outro já falhou 9ºc portanto já aprendi a lição :rolleyes:
E também sei que se andam com teorias do que vai acontecer, isso não vai mesmo acontecer :thumbsup:

Já reparaste que este tópico é de previsão sazonal? :p
É que as tuas análises a longo prazo eram no tópico "Seguimento Previsão do Tempo/Modelos" que é onde se discute a curto/médio prazo o estado do tempo.

Portanto acredita em tempo chuvoso também ?

Este é o tópico de Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

A ultima página deste tópico é uma meia cheia de nada e meros desejos e nada de previsão.
Maria Papoila, qual foi a parte dos 6 meses sem chover até Setembro que não entendeu, quando o user trovoadas foi bem explicito.
No Sotavento algarvio Abril e Maio teve somente uma precipitação muito residual, conforme consta no relatório do IPMA !

No que toca a previsões não existe um padrão formado ainda este ano nos modelos dado que a previsão do EL NINO/LA NINA sugere neste momento uma situação neutra, o que implica que portanto para já poderemos ter um Outono e Inverno com grande variabilidade climatérica, dentro daquilo que tivemos no ultimo ano !

...qual foi a parte dos 6 meses sem chover até Setembro que não entendeu ...
Bem Aurélio, isso é tudo mau feitio?
Pois se o Inverno foi longo, chuvoso e até incluiu alguns eventos bem animados para os nossos Meteoloucos não vejo razão para semelhante "atestado de ignorância":hmm:
Ok pronto se no Sotavento algarvio em Abril e Maio só houve precipitação residual, perdoem-me a gaffe. É que, com os meses relativamente pluviosos que antecederam este período , não se alcança a razão de tanta sede.

Stormy faltam aqui as suas previsões. Está de férias certamente. Que bom :)

...
Ok pronto se no Sotavento algarvio em Abril e Maio só houve precipitação residual, perdoem-me a gaffe. É que, com os meses relativamente pluviosos que antecederam este período , não se alcança a razão de tanta sede
...

dados concretos
http://www.ipma.pt/pt/oclima/monitorizacao/index.jsp?selTipo=m&selVar=rr&selAno=-1

Nem sei se foi uma gaffe ... se foi ... nesta página há mais gaffes e não são suas.

Não vamos é cair na tentação de passar de previsão sazonal, que é uma previsão de larga escala (espacial e temporal), para a discussão das condições meteorológicas de uma região do país.
Neste momento a sazonal tem um sinal muito fraco , nem dá grande vontade de o discutir.

Sem pinga de água??? Até parece que o Inverno foi seco. Coloquem lá os gráficos da pluviosidade que eu já estou confusa.

Aqui em Setúbal e ainda estou longe do Algarve o Inverno e Primavera foi relativamente seco só se salva o mês de Marco, todos os meses abaixo da média a precipitação salvo Marco que choveu por dois meses praticamente. Basta ver os valores de precipitação que está na minha assinatura...

Previsão do MetOffice para o Outono Climatológico:

Temperatura

15242192_27pfS.jpeg

Precipitação

15242159_zzPBm.jpeg

dados concretos
http://www.ipma.pt/pt/oclima/monitorizacao/index.jsp?selTipo=m&selVar=rr&selAno=-1

Nem sei se foi uma gaffe ... se foi ... nesta página há mais gaffes e não são suas.
...

Essa página tem gaffes sim, e digo isto com dados, ora vê lá aqui os dados que eu tenho no meu blog (http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/543062.html), como é que o mapa está bem se Faro teve 7.1 mm; eu 6 mm, Tavira 7.7 mm e só Castro Marim teve 13.4 mm é que está dentro da cor entre 10 a 25 mm, sabes qual é a razão? Eu sei, os dados pluviométricos da estação Faro/Aeroporto o IPMA não os usa e até no boletim mensal a estação referência do Algarve passou a ser Portimão em vez de Faro/Aeroporto, é por isso que todo o Sotavento Algarvio leva com a cor da precipitação que ocorreu na estação de Castro Marim. ;)

Sem pinga de água??? Até parece que o Inverno foi seco. Coloquem lá os gráficos da pluviosidade que eu já estou confusa.

O mês de Abril foi seco, porque a média climatológica (1981-2010) para Faro nesse mês é de 38.6 mm e a precipitação ocorrida foi de apenas 7.1 mm.

Os meses que ocorreu mais precipitação foi em Novembro e Março nesses dois meses houve estações que chegaram à média anual e outras que ficaram abaixo da média desde Faro até VRSA, tanto que VRSA é a zona indicada pelo IPMA onde choveu menos cerca de 454 mm, Tavira e mesmo Olhão tem ainda menos que isso.

Se quiseres ver podes ver aqui os dados http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/tag/climatologia embora só esteja feito até Abril, falta-me fazer Maio e Junho. ;)

Penso que esclareci a tua dúvida. ;)