Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Algumas previsões sazonais já vão saindo para este Outono/Inverno e tanto o IPMA como outros modelos fazem uma antevisão de temperaturas abaixo do normal e precipitação ligeiramente acima.

Que saudades do Inverno, que regresse em força :D

1004469_480865075339419_493302910_n.jpg
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Como este ano, deixou de chover logo muito cedo no Algarve, desde do final de Março que a região não teve precipitação significativa e bem abaixo da média. Aposto num Setembro e Outubro bem instáveis com cut-off's, um Novembro mais seco em relação aos últimos 2 anos e apostava mais num Dezembro tempestuoso que há 2 anos que este mês tem sido bastante seco. Esta é a minha visão até ao final do ano neste momento para o Algarve. Se calhar cada tiro cada melro. :lol:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Como este ano, deixou de chover logo muito cedo no Algarve, desde do final de Março que a região não teve precipitação significativa e bem abaixo da média. Aposto num Setembro e Outubro bem instáveis com cut-off's, um Novembro mais seco em relação aos últimos 2 anos e apostava mais num Dezembro tempestuoso que há 2 anos que este mês tem sido bastante seco. Esta é a minha visão até ao final do ano neste momento para o Algarve. Se calhar cada tiro cada melro. :lol:

Que assim seja :cool:

Mas baseias-te em quê ?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Que assim seja :cool:

Mas baseias-te em quê ?

Isso agora André. :D Baseio-me em anos passados e como Setembro e Outubro já há alguns anos não tem tido cut-off's, penso que este ano possa existir alguma coisa. Mas é só a minha opinião.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Que assim seja :cool:

Mas baseias-te em quê ?

Pelo andar da coisa e o mais certo é isso acontecer... é bem possível chegarmos a Setembro sem pinga de água o que prefaz praticamente 6 meses sem gota aqui na região. O mais certo é talvez já no final de Agosto ou durante o mês de Setembro rebentar qualquer coisa. Já há uns 2 anos que não temos aquele típico Setembro de trovoadas ou cut off's o que poderá muito bem acontecer este ano. Não é nada exacto mas acho que tem mais valor este saber empírico do o que qualquer modelo possa mostrar nesta altura.
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Pelo andar da coisa e o mais certo é isso acontecer... é bem possível chegarmos a Setembro sem pinga de água o que prefaz praticamente 6 meses sem gota aqui na região. O mais certo é talvez já no final de Agosto ou durante o mês de Setembro rebentar qualquer coisa. Já há uns 2 anos que não temos aquele típico Setembro de trovoadas ou cut off's o que poderá muito bem acontecer este ano. Não é nada exacto mas acho que tem mais valor este saber empírico do o que qualquer modelo possa mostrar nesta altura.

Epah! depois sou eu que faço previsões com muitos dias de antecedência
:D
O ipma de um dia para o outro já falhou 9ºc portanto já aprendi a lição :rolleyes:
E também sei que se andam com teorias do que vai acontecer, isso não vai mesmo acontecer :thumbsup:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Epah! depois sou eu que faço previsões com muitos dias de antecedência
:D
O ipma de um dia para o outro já falhou 9ºc portanto já aprendi a lição :rolleyes:
E também sei que se andam com teorias do que vai acontecer, isso não vai mesmo acontecer :thumbsup:

Já reparaste que este tópico é de previsão sazonal? :p
É que as tuas análises a longo prazo eram no tópico "Seguimento Previsão do Tempo/Modelos" que é onde se discute a curto/médio prazo o estado do tempo.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Pelo andar da coisa e o mais certo é isso acontecer... é bem possível chegarmos a Setembro sem pinga de água o que prefaz praticamente 6 meses sem gota aqui na região. O mais certo é talvez já no final de Agosto ou durante o mês de Setembro rebentar qualquer coisa. Já há uns 2 anos que não temos aquele típico Setembro de trovoadas ou cut off's o que poderá muito bem acontecer este ano. Não é nada exacto mas acho que tem mais valor este saber empírico do o que qualquer modelo possa mostrar nesta altura.

Portanto acredita em tempo chuvoso também ?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este é o tópico de Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

A ultima página deste tópico é uma meia cheia de nada e meros desejos e nada de previsão.
Maria Papoila, qual foi a parte dos 6 meses sem chover até Setembro que não entendeu, quando o user trovoadas foi bem explicito.
No Sotavento algarvio Abril e Maio teve somente uma precipitação muito residual, conforme consta no relatório do IPMA !

No que toca a previsões não existe um padrão formado ainda este ano nos modelos dado que a previsão do EL NINO/LA NINA sugere neste momento uma situação neutra, o que implica que portanto para já poderemos ter um Outono e Inverno com grande variabilidade climatérica, dentro daquilo que tivemos no ultimo ano !
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
...qual foi a parte dos 6 meses sem chover até Setembro que não entendeu ...
Bem Aurélio, isso é tudo mau feitio?
Pois se o Inverno foi longo, chuvoso e até incluiu alguns eventos bem animados para os nossos Meteoloucos não vejo razão para semelhante "atestado de ignorância":hmm:
Ok pronto se no Sotavento algarvio em Abril e Maio só houve precipitação residual, perdoem-me a gaffe. É que, com os meses relativamente pluviosos que antecederam este período , não se alcança a razão de tanta sede.

Stormy faltam aqui as suas previsões. Está de férias certamente. Que bom :)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
...
Ok pronto se no Sotavento algarvio em Abril e Maio só houve precipitação residual, perdoem-me a gaffe. É que, com os meses relativamente pluviosos que antecederam este período , não se alcança a razão de tanta sede
...

dados concretos
http://www.ipma.pt/pt/oclima/monitorizacao/index.jsp?selTipo=m&selVar=rr&selAno=-1

Nem sei se foi uma gaffe ... se foi ... nesta página há mais gaffes e não são suas.

Não vamos é cair na tentação de passar de previsão sazonal, que é uma previsão de larga escala (espacial e temporal), para a discussão das condições meteorológicas de uma região do país.
Neste momento a sazonal tem um sinal muito fraco , nem dá grande vontade de o discutir.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Sem pinga de água??? Até parece que o Inverno foi seco. Coloquem lá os gráficos da pluviosidade que eu já estou confusa.

Aqui em Setúbal e ainda estou longe do Algarve o Inverno e Primavera foi relativamente seco só se salva o mês de Marco, todos os meses abaixo da média a precipitação salvo Marco que choveu por dois meses praticamente. Basta ver os valores de precipitação que está na minha assinatura...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Previsão do MetOffice para o Outono Climatológico:

Temperatura

15242192_27pfS.jpeg


Precipitação

15242159_zzPBm.jpeg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
dados concretos
http://www.ipma.pt/pt/oclima/monitorizacao/index.jsp?selTipo=m&selVar=rr&selAno=-1

Nem sei se foi uma gaffe ... se foi ... nesta página há mais gaffes e não são suas.
...

Essa página tem gaffes sim, e digo isto com dados, ora vê lá aqui os dados que eu tenho no meu blog (http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/543062.html), como é que o mapa está bem se Faro teve 7.1 mm; eu 6 mm, Tavira 7.7 mm e só Castro Marim teve 13.4 mm é que está dentro da cor entre 10 a 25 mm, sabes qual é a razão? Eu sei, os dados pluviométricos da estação Faro/Aeroporto o IPMA não os usa e até no boletim mensal a estação referência do Algarve passou a ser Portimão em vez de Faro/Aeroporto, é por isso que todo o Sotavento Algarvio leva com a cor da precipitação que ocorreu na estação de Castro Marim. ;)

Sem pinga de água??? Até parece que o Inverno foi seco. Coloquem lá os gráficos da pluviosidade que eu já estou confusa.

O mês de Abril foi seco, porque a média climatológica (1981-2010) para Faro nesse mês é de 38.6 mm e a precipitação ocorrida foi de apenas 7.1 mm.

Os meses que ocorreu mais precipitação foi em Novembro e Março nesses dois meses houve estações que chegaram à média anual e outras que ficaram abaixo da média desde Faro até VRSA, tanto que VRSA é a zona indicada pelo IPMA onde choveu menos cerca de 454 mm, Tavira e mesmo Olhão tem ainda menos que isso.

Se quiseres ver podes ver aqui os dados http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/tag/climatologia embora só esteja feito até Abril, falta-me fazer Maio e Junho. ;)

Penso que esclareci a tua dúvida. ;)