Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas ....

O modelo ECM já actualizou e trás muito boas novidades (para quem acredita nelas), embora confesso que me supreendeu no que ao Outono e em parte relativamente ao Inverno.

Assim sendo no computo geral, prevê o AA colocado mais a oeste do que o normal, ao mesmo tempo um Anticiclone Escandinavo com barreira para as depressões a norte, provocando a sua migração para sul, ficando estas instaladas na PI e no Mediterrâneo.
Assim sendo teriamos um fluxo de Oeste/Sudoeste presente e precipitações acima do normal até Dezembro, sendo Janeiro e Fevereiro de certa mais normais. De acordo com as previsões quanto mais a sul, mais precipitação, embora confesso que estou bastante céptico com estas previsões, até porque o comportamento do ELNINO/ La NINA para este ano ainda não está nada bem definido.

Vou deixar aqui o Link e o Mapa para o Outono !



Uploaded with ImageShack.us




Uploaded with ImageShack.us
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Essas previsões do ECM não surpreenderam-me, porque mesmo antes de ela sair, eu já tinha dito que não acreditava num Setembro e Outubro secos devido desde de Abril não chover nada de significativo por aqui. Não deixa de ser curioso que existe sempre anomalia positiva junto à costa algarvia. :unsure: Com uma previsão destas faz-me lembrar 1989. :lol: Com a anomalia positiva da água do mar no Algarve isto tem que ter algumas coincidências no golfo de Cádiz. O Setembro e Outubro têem anomalia positiva na temperatura no Sotavento Algarvio, que pode potenciar algo. Acredito num Setembro e Outubro mais animados e um Novembro mais calmo.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A questão é que a época de ciclones tropicais no atlântico norte está a ser bastante fraca. Pra onde é que vai toda a energia tropical?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A questão é que a época de ciclones tropicais no atlântico norte está a ser bastante fraca. Pra onde é que vai toda a energia tropical?

Era interessante tentar investigar esse facto, tendo em conta outras possibilidades:
- menor deslocação das areias do deserto em África, em direção ao Atlântico.
- menor evaporacão, caso a superfície do atlântico esteja mais fria, decorrente de subsidencia das águas, devido ao vento. Ou alteração da intensidade das correntes marinhas.
- Enfraquecimento do El niño?!

Mas isto já é matéria para outro tópico apropriado. :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom dia ,

Já há mais novidades para o outono/ inverno ?

Atlantico muito quente assim como o Pacifico subtropical e extratropical.
ENSO em principio neutro ou então uma la nina fraca.

Estes dois factores serão a meu ver importantes nos próximos meses...Favorecem a actividade tropical no Atlantico, e uma circulação em onda no Atlantico subtropical, com cavados a descer pela America do norte, e dorsais a subir entre a PI e o Mediterraneo, isto tudo acompanhado por uma forte circulação do jet desde os EUA até ao W da Europa.

A meu ver teremos, dado o que acima disse, um padrão sazonal favorável a um Outono algo quente e por vezes chuvoso, seguindo-se um Inverno que provavelmente será fresco e com precipitações dentro da média....

Um Outono marcado pela circulação de SW e um Inverno com uma circulação mais de N ou NW.

É possível que Out-Dez tenham uma NAO+ e que no inverno se gere uma NAO-
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
A previsão sazonal da METOffice saiu hoje, indica um trimestre chuvoso Out/Nov/Dez no Inverno não existe tendência clara.

O CFS indica um Outubro e Novembro chuvosos e depois um Dezembro seco, Janeiro chuvoso e Fevereiro seco.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A previsão sazonal da METOffice saiu hoje, indica um trimestre chuvoso Out/Nov/Dez no Inverno não existe tendência clara.

O CFS indica um Outubro e Novembro chuvosos e depois um Dezembro seco, Janeiro chuvoso e Fevereiro seco.

Assim a olho, parece-me que o ECM tende a mostrar previsão idêntica ao UKMO, ou seja, neste momento já não existe qualquer sinal claro nas previsões dos modelos sazonais, o que provavelmente teremos um Outono/Inverno semelhante ao ano passado, ou seja, com meses mais chuvosos e outros meses mais secos !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Segundo a previsão do ECM divulgada no site italiano http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali, diria que é bem animadora.

Aquela anomalia negativa na temperatura ali junto à costa portuguesa parece-me um pouco estranha. Quanto à precipitação indica uma tendência para bloqueio a norte e uma corrente de Oeste no Mediterrâneo, claramente tendência para uma NAO-.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Segundo a previsão do ECM divulgada no site italiano http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali, diria que é bem animadora.

Aquela anomalia negativa na temperatura ali junto à costa portuguesa parece-me um pouco estranha. Quanto à precipitação indica uma tendência para bloqueio a norte e uma corrente de Oeste no Mediterrâneo, claramente tendência para uma NAO-.

Aquela anomalia negativa sempre com os mesmos valores junto á costa é muito suspeita, cheira-me claramente a erro ...
Já agora não vejo o que vês de bom nesta previsão, indica anomalia negativa na precipitação para quase o tempo, embora eu não percebo como a europa do norte e ao mesmo tempo a parte mais ocidental, podem ter ao mesmo tempo anomalia negativa, isto para além desta saida ser o inverso da ultima, essa sim bem boa ...
Para mim resume-se apenas a uma coisa, fiabilidade zero, ou então, ausencia de comportamento zonal neste ano !

Hum .... não me cheira, acho que os modelos andam perdidos este ano !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Aurélio, o site italiano diz o que eu escrevi

Anche con quest’ultimo aggiornamento di settembre, il modello stagionale europeo prevede, specie per il corso dell’autunno e prima parte dell’inverno, una costante presenza di un’area moderatamente depressionaria tra la Penisola Iberica e il Mediterraneo centrale significando ciò un costante afflusso sul Mediterraneo e aree centro-meridionali europee di correnti umide e instabili da Ovest/Sudovest responsabili di piogge diffuse e temporaneamente anche sopra norma su questi settori e localmente fino alle regioni del Mar Nero, specie in Autunno. Piogge nella norma altrove o anche inferiori su alcune aree del centronord Europa.

Ou seja, existe uma constante presença de uma área depressionária que vai da Península Ibérica ao Mediterrâneo Central que cria uma corrente constante, húmida e instável de Oeste/Sudoeste responsável pela chuva generalizada e acima da média em alguns locais no Mediterrâneo e Centro-Sul da Europa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio, o site italiano diz o que eu escrevi



Ou seja, existe uma constante presença de uma área depressionária que vai da Península Ibérica ao Mediterrâneo Central que cria uma corrente constante, húmida e instável de Oeste/Sudoeste responsável pela chuva generalizada e acima da média em alguns locais no Mediterrâneo e Centro-Sul da Europa.

Sim e isso é caracteristica de uma depressão no mediterrâneo o que nos daria uma corrente de norte fria, daí a anomalia na temperatura na zona do mar, parte oeste da PI, e tempo seco com anomalia ...
O padrão modelado sugere uma zona de bloqueio mais a norte estendo-se á PI criando uma zona depressionária no Mediterrâneo ....

Mas a mim parece-me que não existe padrão nos modelos de previsão sazonal neste momento !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Que previsão sazonal surpreendente por parte do ECMWF. O site italiano já actualizou e está fabuloso na região sul nos meses de Inverno, será que vamos ter um Inverno melhor do que tem sido os últimos anos por aqui. Em relação às temperaturas, coloca uma anomalia positiva de cerca de 2ºC no Algarve, um Inverno que seria quente e com precipitação acima da média. Parece-me que a previsão sazonal do ECM é claramente para a NAO-, ou seja, mais chuvoso no sul da Europa do que no Norte da Europa. Desde de Setembro que o ECM vem insistindo num Outono/Inverno chuvoso.

Precipitação

Novembro/Dezembro

15860003_DbHRU.jpeg


Dezembro/Janeiro

15860004_az5j8.jpeg


Temperatura

Novembro/Dezembro

15860005_PP3T2.jpeg


Dezembro/Janeiro

15860006_qggen.jpeg


Enquanto a previsão do NOAA é ao contrário do ECMWF, ou seja um Inverno seco.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aurélio

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
@Algarvio1980

Esta previsão do ECM é muito boa sem dúvida e ajuda a alegrar a alma dos algarvios que tem andado algo em baixo, e agora ainda por cima quando já entramos na zona que dou mais fiabilidade aos modelos mesmos os sazonais, porque o padrão agora normalmente dominante é a circulação zonal ou o reverso da medalha, ver estas previsões é bastante reconfortante ainda para mais sabendo-se desde o Outono de 2010 temos tido a maior parte dos meses das chuvas (Outubro a Fevereiro) sempre com precipitação abaixo da média com excepção de um outro mês, sabe muito bem ver essas previsões.
Neste momento não existe nenhum modelo, nem mesmo o CFS que indique um final de Outono com estação seca, pois este modelo vai voltar ao que indicava antes, e vai voltar a colocar a chuva.
A ideia dos modelos passa claramente por colocar uma siberiana, e isso vai-se de forma mais clara a partir da 2ª metade de Novembro, se as previsões estiverem correctas, ao mesmo tempo devemos ter o AA na sudoeste dos Açores, com as depressões a virem de norte cavarem a sudoeste da PI e entrando pela Peninsula Ibérica.

Agora falta sair a previsão do MetOffice que não costuma ser muito diferente do ECM !

Nos proximos dias vamos ter alguns dias de chuva, e depois o chamado Verão de S. Martinho e depois disso logo saberemos o que nos reserva!
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980