Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2014/2015

Jawa

Cirrus
Registo
9 Set 2014
Mensagens
14
Local
Oeste
Para surpresa minha pelo menos nos modelos que costumo acompanhar neste mês têm acertado, mas por exemplo no mês de Outubro os modelos habitualmente falham bastante e depois costumam ser mais certos no Inverno, em especial aqui mais a sul (menos afectado habitualmente pela circulação zonal)

Interessante se identificasse quais são esses modelos... Poderá colocar as previsões para Outubro?
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Interessante se identificasse quais são esses modelos... Poderá colocar as previsões para Outubro?

CFS v2, MetOffice, IRI, ECMWF ...

São apenas a estes os que ligo ....

Quanto a Outubro vou atrever-me a indicar mas provavelmente vou errar porque previsões para esse mês normalmente saiem ao contrário por ser um mês de transição.
Apenas como opinião minha, e sendo contrário aos modelos (apontam para Outubro seco), eu aposto num Outubro mais estilo convectivo com vasto periodo anticiclónico mas com alguma incursão de cut-offs. O valor de precipitação dependerá dessas cut-offs !

probabilidade de eu acertar? Considero grau de fiabilidade pra aí de uns 20% !
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Sim e ao nível de temperaturas. Alguém arrisca previsão? Poderá ser acima ou abaixo do normal ou na média? Obrigado pelas respostas dadas. Já agora seria interessante colocarem as fontes a que recorrem para fundamentar a vossa opinião :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite,

Depois de actualizados todos os modelos de previsão sazonal eis que o cenário não é nada animador de acordo com as previsões sazonais.
Assim sendo está previsto um Outono que segundo os modelos sazonais será quente e posteriormente um Inverno pelo menos normal nas temperaturas. Relativamente ás precipitações todos os modelos indicam uma forte probabilidade da precipitação ficar bastante abaixo da média, nomeadamente no sul do país. Na região Norte a tendência é para um Outono na média e um Inverno no minimo normal. Se tal se verificar trata-se de mais um ano idêntico aos ultimos com precipitação abaixo do normal por estas bandas.
Aliás Setembro já começou a marcar diferenças entre o Norte e o Sul, e olhando aos modelos existe uma clara tendencia para NAO + e AO +, para Outubro.
Veremos que papel vai ter o surgimento ou não do EL NINO.
Agora a minha opinião pessoal:
- Normalmente e em especial aqui mais a sul o ano 04/05 é tradicionalmente bastante seco, e se as previsões se confirmarem então este ano poderá ser bastante seco aqui a sul, mas felizmente não ao nível de 04/05 !
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Bem não querendo falar em termos gerais e traduzir resumidamente o que poderá ser os próximos tempos do Outono gostaria de focar as atenções para a anomalia das SST, principalmente centrando o Atlântico Norte.

NHC Anom. Atlântico Norte (20/09):
rJ9TLLt.gif


Reparem na anomalia negativa (-) sobre os Açores e especialmente a NW deste arquipélago o que a meu ver quererá dizer que a médio prazo um AA irá se centrar sobre a Gronelândia e também a sul dos Açores, veremos o que quererá ditar mais lá para a frente e as suas consequências aqui para a Ibéria. :assobio:
Depois destaco a importância da anomalia positiva (+) desde as Canárias até à Biscaia e reparem a anomalia positiva na zona das Canárias e Madeira sinal de que a instabilidade irá andar bem instalada pela zona. :cheers:
Veremos como as coisas irão decorrer mas decerto tenho uma certeza há indicadores bem interessantes..

NOAA Anom. Full Global (25/09):
anomnight.9.25.2014.gif
 
Última edição:

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
VP (Vortéx Polar) já se começa a formar por esta altura..
O Outono poderá entrar em força a médio prazo e um bloqueio pela Terra Nova/Gronelândia está mais que previsto.. :assobio:

r6AcGoW.gif
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,046
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem não querendo falar em termos gerais e traduzir resumidamente o que poderá ser os próximos tempos do Outono gostaria de focar as atenções para a anomalia das SST, principalmente centrando o Atlântico Norte.

NHC Anom. Atlântico Norte (20/09):
rJ9TLLt.gif


Reparem na anomalia negativa (-) sobre os Açores e especialmente a NW deste arquipélago o que a meu ver quererá dizer que a médio prazo um AA irá se centrar sobre a Gronelândia e também a sul dos Açores, veremos o que quererá ditar mais lá para a frente e as suas consequências aqui para a Ibéria. :assobio:
Depois destaco a importância da anomalia positiva (+) desde as Canárias até à Biscaia e reparem a anomalia positiva na zona das Canárias e Madeira sinal de que a instabilidade irá andar bem instalada pela zona. :cheers:
Veremos como as coisas irão decorrer mas decerto tenho uma certeza há indicadores bem interessantes..

NOAA Anom. Full Global (25/09):
anomnight.9.25.2014.gif

As SST e as suas anomalias são sem dúvida uma das maiores influências nos estados do tempo e na evolução do clima, senão mesmo a maior.
Já está disponível a última análise semanal das anomalias do Atlântico norte:
r6UrP26.gif


e global
anomnight.9.29.2014.gif


Aqui podem ser consultadas todas as cartas:
http://www.ospo.noaa.gov/Products/ocean/sst/anomaly/index.html
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena e Z13

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para já, e ainda a uma distância temporal bastante relevante, a sazonal do ECMWF parece apontar para um inverno algo semelhante ao anterior, com entrada de ar frio no Atlântico e fluxo do 3º quadrante em toda a Europa:

ehBovLp.gif


Mum5Zoh.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Está completamente em linha com aquilo que é sugerido por quase todos os modelos ....

Zonal a norte, por vezes mais baixa .... mais chuva a norte do país (na média ou acima) e tempo mais seco a sul, portanto basicamente em linha com aquilo que tivemos no ano passado, e nos ultimos anos. Até este mês as depressões têm o mesmo comportamento do ano passado !

Este mês aqui até já está em linha com aquilo que tive o ano passado, aliás tanto em 2012 como em 2013, e curiosamente também Setembro foi identico !

Por isso não admiro se este mês seguir a mesma linha ...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a média muitas vezes esconde as anomalias... a média de +10;0;-10 é zero.

Não parece haver nenhum sinal estatisticamente relevante. Apenas na temperatura parece ser um pouco acima do valor normal. Nas regiões da ásia ou da russia europeia, o inverno não parece ser frio, portanto não será seco. Não que dizer que o frio não venha directamente de norte.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Não sei se existe uma relação directa, mas tem-se vindo a verificar que quando Outubro é muito quente (este foi mesmo o mais quente desde 1941), o inverno tende a ser mais frio. Até se diz que Outubro quente, trás o diabo no ventre. Dou o exemplo de Outubro 2009 ao qual se seguiu o frio inverno de 2010 e o muito quente Outubro 2011 ao qual se seguiu um inverno frio, mas neste caso foi seco. Penso que este ano iremos ter um bom inverno com muita chuva a norte e centro. Aliás em tudo semelhante ao que temos tido nos últimos dois anos. Mas este ano penso e espero por vezes tempo frio e neve nas terras altas, quem sabe se não é este ano que teremos neve a cotas baixas. Veremos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Não sei se existe uma relação directa, mas tem-se vindo a verificar que quando Outubro é muito quente (este foi mesmo o mais quente desde 1941), o inverno tende a ser mais frio. Até se diz que Outubro quente, trás o diabo no ventre. Dou o exemplo de Outubro 2009 ao qual se seguiu o frio inverno de 2010 e o muito quente Outubro 2011 ao qual se seguiu um inverno frio, mas neste caso foi seco. Penso que este ano iremos ter um bom inverno com muita chuva a norte e centro. Aliás em tudo semelhante ao que temos tido nos últimos dois anos. Mas este ano penso e espero por vezes tempo frio e neve nas terras altas, quem sabe se não é este ano que teremos neve a cotas baixas. Veremos.


Boa analise Fernando,
Também tenho a opinião que o inverno irá ser mais frio e com chuva a norte e centro e vamos ver essa situação da cota da neve...