Previsão Sazonal- Primavera 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estamos no mês central do Inverno...altura em que já podemos espreitar as tendencias para a Primavera...

Este Inverno está a ser dominado, como era de prever, por um cenario de AO/NAO+, e não se espera uma mudança deste padrão pelo menos nos proximos 15 dias...sendo que mesmo a 15 dias, a media de ensembles do CPC mantem os dois indices positivos ou neutros.

A explicação para este comportamento tem que ver ( pelo menos em parte) com o reestablecer do equilibrio termodinamico entre o Polo, que aqueceu muito nos ultimos anos devido a estes terem sido de muita instabilidade de AO/NAO-.
Outra razão tem que ver com o "assentar" do reboliço que houve desde 2009 nas teleconexões.

Entraremos na Primavera, finalmente, num padrão mais estavel de PDO-/La niña fortes, com uma atmosfera polar mais fria e um VP mais bem extruturado, e com a AMO neutra.
Maior parte das anomalias positivas da temperatura da agua do mar ( SST) encontram-se no Pacifico W e no Indico, o que tem consequencias na convecção tropical e na organização da celula de hadley...mais ou menos previsiveis e tambem associaveis aquilo que podemos ter no padrão na Europa nesta proxima Primavera.

Com base nestes argumentos a minha previsão, pelo menos com os dados actuais, aponta para uma Primavera novamente instavel, com alguns traços parecidos com a de 2011.

A dorsal Atlantica deverá dividir-se, num processo de transição a começar algures em Fevereiro ou inicio de março, establecendo dois nucleos, um a oeste mais perto da Bermuda-caraibas e outro mais perto dos Açores ou da Madeira.
A dorsal Africana deverá ser mais fraca e estará mais desviada para leste ou SE em relação ao ano passado.

No Atlantico espero uma circulação menos intensa, um pouco mais bloqueada, enquanto na Europa teremos um fluxo mais forte em altura do quadrante SW principalmente na zona leste e sueste.
Um padrao NAO- ou neutra.

Esta situação sinóptica levará a uma Primavera em Portugal continental caracterizada por periodos de instabilidade, temperaturas proximas ou um pouco abaixo da média e precipitação acima da média.

Poderão ocorrer alguns episodios de neve de fim de epoca em Março ou Abril, associados a entradas de NW.

As maiores difereças façe a 2011 serão as temperaturas...acho que a circulação dominante será de W aos 500hpa, o que põe de parte valores muito elevados da temperatura...( claro que podem sempre ocorrer periodos quentes, mas não os teremos tão intensos e duradouros como 2011, por outro lado são mais possiveis as entradas frias de NW ou N)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Entraremos na Primavera, finalmente, num padrão mais estavel de PDO-/La niña fortes, com uma atmosfera polar mais fria e um VP mais bem extruturado, e com a AMO neutra.
Maior parte das anomalias positivas da temperatura da agua do mar ( SST) encontram-se no Pacifico W e no Indico, o que tem consequencias na convecção tropical e na organização da celula de hadley...mais ou menos previsiveis e tambem associaveis aquilo que podemos ter no padrão na Europa nesta proxima Primavera.

Com base nestes argumentos a minha previsão, pelo menos com os dados actuais, aponta para uma Primavera novamente instavel, com alguns traços parecidos com a de 2011.

Se nesta Primavera se verificar um padrão La Niña forte, então, falando a nível de outros países, por exemplo os EUA poderão experimentar novamente um ano bastante activo em termos de tornados?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Se nesta Primavera se verificar um padrão La Niña forte, então, falando a nível de outros países, por exemplo os EUA poderão experimentar novamente um ano bastante activo em termos de tornados?

Este ano pode ser outra vez interessante a nivel da convecção na Primavera, tanto cá, como nos EUA.
Cá pode não ser tão bomo como o ano passado, nos EUA pode ser bastante parecido, embora com maior actividade concentrada nos estados do E e SE, e menos actividade na zona oeste ou sudoeste do alley..

Mas só poderemos confirmar isso quando sairem as Sazonais americanas do NWS, Accu ou CPC..

Em Principio teremos uma primavera com alguns traços da do ano passado...com a La niña mais acentuada..

Alias...as previsões do ENSO do CPC/IRI/ECMWF mostram a la niña moderada a presistir durante o verão do Hemisferio norte...
Não se podem fazer previsões agora quanto ao verão...mas posso salientar que os Verões La niña na PI costumam ter um caracter mais instavel ( trovoadas acima da média) e costumam ser bastante ricos em eventos extremos, fases muito quentes seguidas de outros periodos mais frios com circulação de W ou NW...mas pronto..é outro campeonato.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda estamos a tentar digerir este péssimo Inverno (até agora), não será demasiado cedo para previsões a longo prazo para a Primavera ?
Parece-me que a generalidade das pessoas estará ainda um pouco cansada destes exercícios de futurologia meteorológica.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda estamos a tentar digerir este péssimo Inverno (até agora), não será demasiado cedo para previsões a longo prazo para a Primavera ?
Parece-me que a generalidade das pessoas estará ainda um pouco cansada destes exercícios de futurologia meteorológica.

O Inverno não tem sido péssimo aqui .... os turistas vão á praia e até tenho tido calor alguns dias (ao sol) !!
Parece que este mês de Janeiro ainda poderá ser mais seco que o mês de Dezembro mas isso ainda é muito cedo para se poder confirmar !!
Na minha opinião pessoal este cenário que temos tido ainda vai durar mais umas 5/6 semanas pelo menos mas isso logo veremos daqui a 1 mês se será mesmo assim !!

Quanto ao facto de ainda ser cedo para prespectivar Primavera, bem climatologicamente dizem que começa a 1 de Março e por isso falta cerca de 2 meses sendo esta provavelmente a estação mais imprevisivel em termos meteorológicos mas tomando em atenção aquilo que normalmente acontece em anos La Nina moderada poderemos ter uma Primavera chuvosa, embora os sinais ainda não sejam muito claros quanto a isso .....
Contudo face ao desenrolar deste Inverno mal de nós que a Primavera seja seca ......
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Inverno não tem sido péssimo aqui .... os turistas vão á praia e até tenho tido calor alguns dias (ao sol) !!
Parece que este mês de Janeiro ainda poderá ser mais seco que o mês de Dezembro mas isso ainda é muito cedo para se poder confirmar !!
Na minha opinião pessoal este cenário que temos tido ainda vai durar mais umas 5/6 semanas pelo menos mas isso logo veremos daqui a 1 mês se será mesmo assim !!

Quanto ao facto de ainda ser cedo para prespectivar Primavera, bem climatologicamente dizem que começa a 1 de Março e por isso falta cerca de 2 meses sendo esta provavelmente a estação mais imprevisivel em termos meteorológicos mas tomando em atenção aquilo que normalmente acontece em anos La Nina moderada poderemos ter uma Primavera chuvosa, embora os sinais ainda não sejam muito claros quanto a isso .....
Contudo face ao desenrolar deste Inverno mal de nós que a Primavera seja seca ......

PS: Obviamente que tudo pode mudar dentro de uns dias .... mas é essa mesmo a beleza da meteorologia, e mesmo Fevereiro penso que será bem fresquinho e com algumas entradas de Norte ou Noroeste !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualização da sazonal do ECMWF, não é muito bom para a ocorrência de precipitação, mas é excelente para frio e tira finalmente o AA de cima de nós.

europetercile32summarym.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eis o tipo de padrão que espero ver na Primavera:



Uploaded with ImageShack.us

Este tipo de circulação geraria bastante instabilidade, com alguns periodos frios com neve tardia, nomeadamente em Abril, e com temperaturas proximas ou pouco abaixo do normal.

Há no entanto a hipotese da crista se extender mais sobre a PI do que eu estou a pensar, resultando num efeito precisamente oposto, com tempo seco e temperaturas acima da média....

Esperemos que tal não aconteça...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Tenho sérias dúvidas que a Primavera seja chuvosa, 1º o ano passado a Primavera foi super chuvosa no Algarve e duvido que se repita este ano novamente. A Primavera pode ser quente e normal a seco em termos de precipitação, duvido que seja uma Primavera chuvosa.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Estive a ver as sazonais novas do ECMWF e estão porreiras.

Primavera com prec normal ou acima e temp normal ou abaxio ( dentro da minha ideia)

Inicio de verão a aquecer bastante, mas com uma tendencia de cut-off´s aqui a oeste....instabilidade, periodos muito quentes e outros frescos...

É um padrão curioso, este ano a crista poderá quebrar e surgir alguma actividade tropical plos açores..
No S dos states vai estar um anticiclone tipico de Niña forte, poderão haver alguns periodos de forte instabilidade mas mais no E/NE do tornado alley.

Este talvez seja o primeiro verão com este padrão desde os 70´s/80´s, estou inclinado para um padrão como em 74, 79 ou 85, embora com algumas diferenças...poderá ser um verão com entradas quentes, mas tambem com uma boa pitada de instabilidade pelo meio, e claro, alguns periodos mais frescos de circulação NW...talvez consiga ser mais animado do que o actual Inverno..heheh:lol:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Estive a ver as sazonais novas do ECMWF e estão porreiras.

Primavera com prec normal ou acima e temp normal ou abaxio ( dentro da minha ideia)

Inicio de verão a aquecer bastante, mas com uma tendencia de cut-off´s aqui a oeste....instabilidade, periodos muito quentes e outros frescos...

É um padrão curioso, este ano a crista poderá quebrar e surgir alguma actividade tropical plos açores..
No S dos states vai estar um anticiclone tipico de Niña forte, poderão haver alguns periodos de forte instabilidade mas mais no E/NE do tornado alley.

Este talvez seja o primeiro verão com este padrão desde os 70´s/80´s, estou inclinado para um padrão como em 74, 79 ou 85, embora com algumas diferenças...poderá ser um verão com entradas quentes, mas tambem com uma boa pitada de instabilidade pelo meio, e claro, alguns periodos mais frescos de circulação NW...talvez consiga ser mais animado do que o actual Inverno..heheh:lol:

Pelo que referes, vai ser um ano horribilis para a agricultura! Seca e demasiada insolação no inverno irão fazer despontar antecipadamente as culturas, para depois na primavera apanharem com demasiada chuva na flor e geadas tardias. E no alentejo irão apanhar com aguaceiros, no verão, logo na altura em que os cereais têm de estar secos e não apanhar molha para não apodrecer! Este é apenas o reflexo das previsões sazonais para este ano na agricultura!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pelo que referes, vai ser um ano horribilis para a agricultura! Seca e demasiada insolação no inverno irão fazer despontar antecipadamente as culturas, para depois na primavera apanharem com demasiada chuva na flor e geadas tardias. E no alentejo irão apanhar com aguaceiros, no verão, logo na altura em que os cereais têm de estar secos e não apanhar molha para não apodrecer! Este é apenas o reflexo das previsões sazonais para este ano na agricultura!

Depende das culturas...mas sim, a previsão não é lá grande coisa para o sequeiro:(
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Este talvez seja o primeiro verão com este padrão desde os 70´s/80´s, estou inclinado para um padrão como em 74, 79 ou 85, embora com algumas diferenças...poderá ser um verão com entradas quentes, mas tambem com uma boa pitada de instabilidade pelo meio, e claro, alguns periodos mais frescos de circulação NW...talvez consiga ser mais animado do que o actual Inverno..heheh:lol:

Isso encaixa que nem uma luva no verão passado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Isso encaixa que nem uma luva no verão passado.

E no fundo é um acentuar do padrão do ano passado, mas com uma nuance, teremos uma circulação mais de W/SW, enquanto o ano passado tivemos muito NW/WNW ( 500hpa).

Será um Verão mais quente..e talvez mais instavel..tambem com boas hipoteses de algumas entradas quentes.

Teremos algumas mudanças, o Anticiclone em altura nos EUA estará mais na zona do Golfo do mexico-Florida, em vez do texas, devido a uma niña mais evidente e a uma WHWP com anomalia negativa ( ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Western_Hemisphere_Warm_Pool).

Menos actividade tropical no Pac. Este e mais no Atlantico central.