Previsão Sazonal- Primavera 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim a nível de nortadas no litoral, mas e o interior do país como será?

Não só as nortadas, que afectariam também o interior, já que o Stormy refere circulação de noroeste, como a existência de períodos quentes, houve 3 o ano passado, e a instabilidade com cut-offs a oeste, que foram também muito frequentes.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não só as nortadas, que afectariam também o interior, já que o Stormy refere circulação de noroeste, como a existência de períodos quentes, houve 3 o ano passado, e a instabilidade com cut-offs a oeste, que foram também muito frequentes.

Tas a ver o padrão de Ago/Set, vai ser assim mas logo desde Jun..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Depois de ver as ultimas actualizações dos ultimos 3 modelos que faltavam eu diria que talvez seja o ECM o mais optimista de todos voltando a apresentar uma configuração algo idêntica ao principio de Outono, mas que destaco o seguinte ....

Claramente aqui aparece um Fevereiro/Março seco ... o que favorece a permanência da seca em Portugal, sendo que lá apenas para meados de Março iria mudar ...

Isso contraria as ultimas informações que apontam para uma alteração deste padrão para o final do mês ou inicio de Fevereiro que tem vindo constantemente a ser adiado pelos modelos ......

Mas este apesar de não haver grande sinal aqui na PI (nosso canto), aponta para ser o mais entusiastico de todos !!!

Os outros apenas vêm seca á frente !!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Quanto á nortada acho que vai ser significativamente mais fraca em Julho..será um ano com nortadas, de vez em quando, mas tambem com bons periodos de uma circulação mais de NE/E.


Não ter nortadas fortes pelo menos 1 ou outra semana é praticamente impossível no Litoral Português. Há sempre.
Portanto na tua ideia para este Verão(obviamente só uma ideia,porque falta muito tempo) seria um Verão bastante irregular,com calor ,nortadas,instabilidade e frescura por vezes ,com ventos de Oeste.Certo?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Previsão do NOAA

9905650_6BkMR.jpeg


Primavera seca, para mim, Setembro é que vai ser chuvoso normalmente em anos assim, Setembro é chuvoso no sul.

É um palpite que tenho, Setembro vai trazer as inundações ao Algarve como é hábito. Este ano, também tivemos um Setembro seco e até agora o Inverno tem sido uma desgraça. :lmao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom, estamos na semana central de Fevereiro e as ideias vão começando a ficar mais esclarecidas.

A minha opinião de uma Primavera normal a fresca nas temperaturas e chuvosa sofreu algumas mudanças.
Descartei a possibilidade de ser fresca e houve algumas mudanças no geral.

A minha opinião:

Março: Temperatura na média, precipitação proxima da média.

Neste mês teremos uma circulação a predominar do quadrante oeste, com a sucessão de algumas perturbações que podem trazer eventos de instabilidade, e um ou outro evento de neve tardia nas cotas medias e altas do norte e centro.

Abril: Temperatura na média ou ligeiramente abaixo, precipitação acima da média.

Mês com o reforçar da circulação de W..de resto terá comportamente similar a Março.

Maio: Temperatura ligeiramente acima da média, precipitação na média ou ligeiramente abaixo.

Neste mês poderá ocorrer uma mudança para uma circulação mais de WSW, instabilidade ainda teremos alguma, mas as temperaturas estarão um pouco mais altas que o usual.

Outras possibilidades:

Para alem da minha analise há outras possibilidades que são validas, dado o facto de ocorrerem sempre pequenas modificações dentro de um padrão global.
Estas modificações podem ter grandes influencias, nomeadamente em paises com Portugal que se situam a latitudes de transição.

Saliento duas hipoteses extremas.
O CFS, modela uma Primavera quente e seca, fruto da subida da dorsal e situação de fluxo de SW em altura e E á superficie.

Outra possibilidade é a de uma Primavera fresca e chuvosa, em que teriamos um bloqueio mais centrado no Atlantico central ao invês do Atlantico NW e W), que traria um fluxo frio de NW em altura é á superficie, com entrada tambem de bastante precipitação.

A minha posição coloca-se entre estes dois cenários, com base na analise que fiz das teleconexões.
 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Actualização do ECMWF, primavera quente e com precipitação normal:

mam2012t2m.png


mam2012prec.png


Depois para Maio+Junho+Julho, tendência semelhante, mas mais para o seco:

mjj2012t2m.png


mjj2012prec.png


PS: O site italiano identifica os meses de uma forma diferente àquela que eu fiz. A explicação pode ser lida aqui.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não concordo contigo em relação á precipitação normal .....
Se na ultima actualização ainda nos dava esperanças de termos uma Primavera chuvosa .... o que eu vejo neste modelo é uma Primavera quente e seca !!
Obviamente que com este padrão quem sofre mais é a região do litoral norte e centro enquanto que aqui mais a é os famosos aguaceiros e trovoadas ....

Restam dois meses com possibilidade de chuva como são Março e Abril ....

A tendência é para estes modelos acertarem dado que aparentemente temos uma situação em que nem sequer o AA estará ao lado ... estará em cima de nós !!

Acho que este ano ainda batemos o recorde de dias sem chuva no Inverno !!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Actualização do ECMWF, primavera quente e com precipitação normal:

mam2012t2m.png


mam2012prec.png


Depois para Maio+Junho+Julho, tendência semelhante, mas mais para o seco:

mjj2012t2m.png


mjj2012prec.png


PS: O site italiano identifica os meses de uma forma diferente àquela que eu fiz. A explicação pode ser lida aqui.

A tendencia para o Verão está cada vez mais dependente do ENSO, alguns modelos apontam para um cenario neutro ou um el niño, outros manteem uma la niña fraca.
Se o ENSO se comportar como o ano passado, uma situação neutra em Julho e depois regresso da niña, o mais certo é que a atmosfera responda como se houvesse uma manutenção da la niña, já que variações bruscas do ENSO não costumam ter efeitos imediatos ou significativos.

Na minha opinião o verão poderá ter episodios muito quentes, já que a tendencia é para colocar uma bolsa de geopotencial elevado na zona NW de Africa, até á Madeira.
Acho que teremos uma situação parecida á de Ago/Set de 2011, mas mais marcada, com um padrão mais estavel, se assim for será um verão globalmente quente e com precipitação proxima á media, talvez amenizado por algume entrada forte mas ocasional de componente NW.

Quanto á Primavera...já dei a minha opinião final no post anterior...o que vejo nos modelos são apenas variações dentro daquele tipo de padrão, como expliquei, pelo que significa que a ideia base está razoavelmente correcta.
Agora é preciso apurar o mais importante, que é a posição exata dos centros de acção...e isso é que está ainda complicado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom, estamos na semana central de Fevereiro e as ideias vão começando a ficar mais esclarecidas.

A minha opinião de uma Primavera normal a fresca nas temperaturas e chuvosa sofreu algumas mudanças.
Descartei a possibilidade de ser fresca e houve algumas mudanças no geral.

A minha opinião:

Março: Temperatura na média, precipitação proxima da média.

Neste mês teremos uma circulação a predominar do quadrante oeste, com a sucessão de algumas perturbações que podem trazer eventos de instabilidade, e um ou outro evento de neve tardia nas cotas medias e altas do norte e centro.

Abril: Temperatura na média ou ligeiramente abaixo, precipitação acima da média.

Mês com o reforçar da circulação de W..de resto terá comportamente similar a Março.

Maio: Temperatura ligeiramente acima da média, precipitação na média ou ligeiramente abaixo.

Neste mês poderá ocorrer uma mudança para uma circulação mais de WSW, instabilidade ainda teremos alguma, mas as temperaturas estarão um pouco mais altas que o usual.

Outras possibilidades:

Para alem da minha analise há outras possibilidades que são validas, dado o facto de ocorrerem sempre pequenas modificações dentro de um padrão global.
Estas modificações podem ter grandes influencias, nomeadamente em paises com Portugal que se situam a latitudes de transição.

Saliento duas hipoteses extremas.
O CFS, modela uma Primavera quente e seca, fruto da subida da dorsal e situação de fluxo de SW em altura e E á superficie.

Outra possibilidade é a de uma Primavera fresca e chuvosa, em que teriamos um bloqueio mais centrado no Atlantico central ao invês do Atlantico NW e W), que traria um fluxo frio de NW em altura é á superficie, com entrada tambem de bastante precipitação.

A minha posição coloca-se entre estes dois cenários, com base na analise que fiz das teleconexões.

Ainda estamos a meio de Março...mas desde já se pode ir dizendo que o CFS esteve bem ao colocar a tendencia para perturbações no Atlantico, mas com a dorsal a subir de modo a deixar a PI um pouco á margem da instbilidade.

A minha previsão aponta para um Abril em que a tendencia será de menor bloqueio, e um efetito maior das perturbações de oeste....a ver vamos:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Abril espero temperaturas acima da média e precipitação abaixo da média, no Algarve talvez entre 10 a 20 mm, e isto é ser optimista.:unsure:
 

cargil48

Cirrus
Registo
29 Jun 2011
Mensagens
7
Local
Porto
Uma vez que já passou um mês (5 semanas) depois deste último post, que dizem da situação actual do tempo em relação às previsões que fizeram aqui? E como fazem a leitura para o resto da Primavera?