Previsões, Avisos e Alertas oficiais - Agosto 2012

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início

Spider

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,793
Local
Portalegre (400m)
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 
Distritos de Beja e Faro em alerta amarelo até domingo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou os distritos de Beja e Faro em alerta amarelo entre as 12h00 desta quarta-feira e as 20h00 de domingo devido ao risco de incêndio muito elevado.

Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi accionado, tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco para os distritos de Beja e Faro, sendo necessário tomar medidas preventivas para diminuir o risco de incêndio.

O alerta amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de acções preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.

Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê tempo quente e seco para as regiões do interior sul. No Algarve, o vento será moderado a forte de noroeste.

A ANPC adianta que os índices de risco de incêndio vão ser muito elevados para estas regiões, recordando que é proibido realizar queimadas ou fogueiras e lançar foguetes, bem como fazer lume ou fumar em espaços florestais e em vias circundantes.

A Protecção Civil sublinha também que é necessário a adequação de comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio, como a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC recomenda ainda a adopção de medidas de autoprotecção por parte dos grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratórias.

Fonte: CM

A ANPC lançou o alerta amarelo, o IM não tem avisos. Em Portugal cada entidade lança os seus alertas e avisos e raramente temos um único alerta/aviso em conjunto. Parece que andam a competir uns com os outros. Vamos ver se não tivemos mais um incêndio violento no Algarve as condições são as mesmas que aquelas que estavam há 15 dias.
 
A ANPC lançou o alerta amarelo, o IM não tem avisos. Em Portugal cada entidade lança os seus alertas e avisos e raramente temos um único alerta/aviso em conjunto. Parece que andam a competir uns com os outros. Vamos ver se não tivemos mais um incêndio violento no Algarve as condições são as mesmas que aquelas que estavam há 15 dias.

[ironic mode on]
Atenção o IM lança avisos, não são alertas, isso é competência da Protecção Civil.
[ironic mode off]
 
Proteção Civil coloca em alerta amarelo todos os distritos do continente devido ao risco de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou hoje em alerta amarelo todos os distritos de Portugal Continental devido ao risco elevado de incêndio provocado pelo tempo quente e seco. Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo nível menos grave de uma escala de quatro, foi acionado, tendo em conta as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, o que impõe as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de incêndio.
O alerta amarelo, nos distritos de Faro e Beja, já tinha sido acionado na semana passada, prolongando hoje a ANPC o aviso até às 20:00 de segunda-feira. Nos restantes distritos do Continente, o alerta amarelo hoje acionado vai prolongar-se até às 20:00 de sexta-feira.
O alerta amarelo pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de combate a incêndios florestais, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão, segundo a Proteção Civil.
Para os próximos dias, o Instituto de Meteorologia prevê tempo muito quente e seco nas regiões do interior e Norte e Centro, com temperaturas acima dos 30 graus e valores da humidade inferiores a 20 por cento. Segundo o IM, o vento vai soprar com fraca intensidade do quadrante sul, aumentando ligeiramente de intensidade no litoral durante a tarde. Para o Algarve, tende a agravar-se a situação meteorológica a partir do final do dia de sexta-feira, com a influência de vento fraco, traduzindo-se num aumento da temperatura e descida da humidade.
A Proteção Civil refere que os índices de perigosidade de incêndio florestal em todo o território, nomeadamente nas regiões do interior Norte e Centro, preveem-se elevados a extremos. A ANPC recorda que é proibido realizar queimadas ou fogueiras e lançar foguetes, assim como fazer lume ou fumar em espaços florestais e vias que os circundem. A Proteção Civil sublinha também que é necessária a adequação de comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio, como a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.
Face às previsões meteorológicas, a ANPC recomenda ainda à adoção de medidas de autoproteção por parte dos grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratórias.
CMP Lusa/Fim.

Fonte: MSN
 
Proteção civil: tempestade tropical vai afetar o Grupo Oriental a partir de segunda-feira

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, a tempestade tropical Gordon encontrava-se às 15 horas locais de hoje a 34.5 N 46.3 W aproximadamente a 1800 Km a Oeste dos Açores, deslocando-se para Leste a 30 Km/h.
Prevê-se que esta tempestade tropical afete, especialmente, o Grupo Oriental dos Açores na madrugada/manhã de segunda-feira, dia 20 de agosto, com ventos médios na ordem dos 90 Km/h e rajadas de 120 Km/h, precipitação forte, trovoadas e agitação marítima forte.
Nestas circunstâncias alertamos a população para tomarem as medidas que se impõem em situações desta natureza.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores continua a acompanhar o evoluir da situação, sendo emitidos novos avisos sempre que necessário.

Fonte: Governo dos Açores
 
Informação especial

Comunicado válido entre 2012-08-18 14:40:00 e 2012-08-19 14:40:00
Assunto: Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.18 15:00 TUC
A tempestade tropical Gordon intensificou-se durante as últimas horas e prevê-se que entre no sector sudoeste da região marítima dos Açores pelas 12h de Domingo 19 de agosto como furacão de categoria I (escala de Saffir-Simpson), seguindo depois na direção nordeste e atingindo a região do Grupo Oriental pelas 00h de segunda-feira 20, afectando as ilhas de São Miguel e Santa Maria. Nesta zona estão previstos ventos médios de 110 km/h com rajadas até 150 km/h, precipitação intensa e ondas entre 14 e 16 m.

Data de edição: 2012-08-18 14:40:54
http://www.meteo.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Tomar Medidas
LWXj5.png
 
Informação especial

Comunicado válido entre 2012-08-18 22:10:00 e 2012-08-19 22:10:00
Assunto: Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.18 21:00 TUC

O furacão Gordon intesificou-se durante as últimas horas classificando-se neste momento como de categoria II na escala de Saffir-Simpson.

Prevê-se que até as 06h TUC de segunda-feira 20 enfraqueça para categoria I e se encontre localizado muito próximo da ilha de S. Maria.

Para a ilha de S. Miguel estão previstos ventos médios entre 70 e 90 km/h com rajadas até 115 km/h.

Para a ilha de S. Maria estão previstos ventos médios até 130 km/h com rajadas até 160 km/h.

Está prevista ainda para a zona do Grupo Oriental precipitação muito forte, trovoada e agitação marítima muito forte com ondas entre 14 e 16 m.

IM
http://www.meteo.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.19 10:00 TUC

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2012-08-19 10:36 e 2012-08-20 10:36

Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.19 10:00 TUC

O furacão Gordon encontra-se atualmente sobre a zona marítima dos Açores como categoria II, seguindo uma trajetória muito próxima da prevista e devendo enfraquecer progressivamente durante a sua aproximação as ilhas do Grupo Oriental. O centro do furacão deverá estar localizado muito próximo da ilha de S. Maria pelas 06h TUC de segunda-feira 20.Nestas condições mantém-se, de uma forma gera, as previsões do último comunicado:Para a ilha de S. Miguel, ventos médios de 90 km/h, com rajadas entre 120 e 130 km/h.Para a ilha de S. Maria, ventos médios até 130 km/h, com rajadas até 160 km/h.Está prevista precipitação intensa, trovoada e agitação marítima forte com ondas entre 14 e 16 m.

Dom, 19 Ago 2012 10:36:00
 
Informação especial

Comunicado válido entre 2012-08-19 15:32:00 e 2012-08-20 15:32:00

Assunto: AViso de Furacão - Gordon 2012.08.19 15:30 TUC
O furacão Gordon encontra-se atualmente a 450 km oeste-sudoeste da ilha de S. Miguel como categoria II, deslocando-se para este-nordeste a cerca de 33 km/h.

Prevê-se que às 06h TUC de segunda-feira dia 20 o centro do furacão esteja localizado entre as ilhas de S. Miguel e S. Maria e deverá enfraquecer para tempestade tropical nas próximas 21 horas.

Nestas condições, prevê-se para o Grupo Oriental:

Ventos médios até 120 km/h, com rajadas entre 140 e 160 km/h.

Entre as 21h UTC de hoje e as 12h de amanhã, prevê-se ainda precipitação forte (valores acumulados entre 70 a 150 mm), trovoada e agitação marítima forte com ondas entre 14 e 16 m.

http://www.meteo.pt/pt/otempo/comunicados/
 
Aviso de Furacão - Gordon 2012.08.19 21:20
O furacão Gordon encontra-se atualmente a 255 km A sudoeste da ilha de S. Miguel como categoria I, deslocando-se para este-nordeste a cerca de 33 km/h.

Prevê-se que às 06h TUC de segunda-feira dia 20 o centro do ciclone tropical esteja localizado entre as ilhas de S. Miguel e S. Maria, devendo ter passado neste ponto a tempestade tropical.

Nestas condições, prevê-se para o Grupo Oriental:

Precipitação forte e agitação marítima forte com ondas entre 14 e 16 m.

Para a ilha de S.Miguel: ventos médios entre 70 a 90 km/h com rajadas até 110 km/h.
Para a ilha de S.Maria: ventos médios entre 90 a 110 km/h com rajadas até 130 km/h.