Previsões, Avisos e Alertas oficiais - Fevereiro 2012

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Boa tarde
o Instituto de Metereologia de Espanha lançou aviso de Onda de frio:

OLA DE FRIO EN LA SEGUNDA MITAD DE LA SEMANA 30/01/2012 Nota Informativa

Durante la segunda mitad de esta semana se producirá una entrada de aire frío de procedencia continental impulsado por vientos del Norte y Nordeste que afectará a la Península y Baleares registrándose temperaturas inferiores a las habituales en estas fechas.

La irrupción de aire frío comenzará la noche del miércoles por el noreste de la Península extendiéndose a lo largo del jueves y el viernes a toda la Península y a Baleares con heladas generalizadas. Se espera que desde el viernes hasta el domingo se registren temperaturas mínimas entre -5ºC y -10ºC en amplias zonas del interior de la mitad norte peninsular y zona centro y por debajo de -10ºC en cotas altas mientras que durante el día las temperaturas permanecerán en valores relativamente bajos.

No se esperan apenas precipitaciones en la Península debido al carácter seco de esta masa de aire, aunque cabe la posibilidad de que se produzca ocasionalmente alguna nevada débil en el Cantábrico Oriental y en el litoral catalán al nivel del mar. En Baleares, donde sí se prevén precipitaciones, la cota de nieve también descenderá ocasionalmente al nivel del mar. La presencia de vientos de componente Norte producirá una sensación térmica notablemente inferior a la indicada por los termómetros, especialmente en el cuadrante noreste peninsular y en Baleares
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Descida acentuada da temperatura
A ação de uma massa de ar fria transportada na circulação de um anticiclone situado no Norte da Europa, deverá afetar o estado do tempo em Portugal continental, a partir de dia 3.

Assim, o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia prevê, para o continente, uma descida significativa dos valores da temperatura do ar na ordem dos 6ºC a partir dessa data.

Esta situação deverá manter-se até dia 7, altura a partir da qual se espera uma subida gradual dos valores da temperatura.

O IM sugere o acompanhamento desta informação através da sua Pagina WEB
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tempo muito frio em Portugal continental
2012-02-01
(IM)

A ação de um anticiclone localizado na Europa central que transporta na sua circulação uma massa de ar muito frio e seco, com trajeto continental, deverá afetar o estado do tempo no território do continente já a partir de amanhã no interior Norte, estendo-se na sexta-feira a todo o País.

O Centro de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia confirma assim a informação veiculada na passada segunda feira, prevendo uma descida da temperatura mínima entre os 5ºC e os 8º C em todo o território, a partir de dia 3 sexta-feira.

Desta forma, prevê-se na madrugada de sábado, a ocorrência dos valores mais baixos da temperatura mínima, a qual deverá atingir os -8ºC em Bragança, -1ºC no Porto , -7ºC nas Penhas Douradas , 2ºC em Lisboa , -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.

O vento deverá soprar fraco a moderado de nordeste, o que se traduz num aumento da sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte.

O IM prevê que esta situação de tempo frio se mantenha para os dias seguintes, ainda que a partir de dia 5, domingo, se espere um ligeiro aumento gradual da temperatura mínima, devendo no entanto continuarem a observar-se valores de temperatura muito baixos, não sendo previsível que se venham a bater os mínimos absolutos.

Estas condições poderão potenciar a possível entrada em onda de frio de várias estações que actualmente já se encontram próximo de satisfazer os requisitos da Organização Meteorológica Mundial, nomeadamente nas regiões norte e centro.

Esta situação de tempo muito frio associada a valores muito baixos de humidade do ar poderá criar condições para a ocorrência de geada negra em algumas regiões do território.

O IM sugere o acompanhamento desta informação através da sua Pagina WEB e a adoção das recomendações difundidas pelas autoridades de proteção civil e saúde.
Fonte: IM
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
NAE
pwSaH.gif

HIRLAM
NAMlF.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Persistência de tempo frio no continente
2012-02-10
(IM)

Na continuação da informação anteriormente veiculada pelo Instituto de Meteorologia, I.P. o Centro de Previsão deste Instituto prevê a persistência de tempo muito frio para os próximos dias.

Na noite de sábado para domingo, os valores da temperatura mínima registarão nova descida, que se manterá até segunda-feira, em particular nas regiões do interior, prevendo-se nomeadamente para Bragança -9ºC, Vila Real -5ºC, Castelo Branco -2ºC, Évora e Beja 1ºC, Porto 2ºC, Lisboa 3ºC e Faro 5ºC.

Esta situação é provocada por uma massa de ar muito frio proveniente do interior do continente europeu transportado na circulação de uma região anticiclónica localizada na Escandinávia.

A partir de dia 14 (terça-feira) deverá haver um pequeno aumento da temperatura máxima e mínima continuando a não se prever ocorrência de precipitação em todo o território.

A manter-se esta situação é provável que durante a próxima semana a maior parte das estações do território continental entrem em onda de frio, de acordo com a definição da Organização Meteorológica Mundial.

O IM sugere o acompanhamento desta informação através da sua Pagina WEB
Fonte: IM
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Frio: portugueses vão «bater o dente» 2º feira
Previstas temperaturas negativas praticamente em todo o país


O tempo vai continuar muito frio em Portugal. O fim-de-semana traz nova descida da temperatura, que vai acentuar-se na segunda-feira, com Bragança e Vila Real a chegarem aos nove graus negativos.

Segundo a meteorologista Margarida Gonçalves, a próxima semana começa com temperaturas negativas em praticamente todo o país.

A direcção-geral de Saúde renova o apelo para o cuidado necessário, em especial, com os bebés e os idosos.

O coordenador da Linha Saúde 24, Sérgio Gomes, aconselha os utilizadores de braseiras e fogões a carvão para terem cuidados redobrados.


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/frio-meteo-mau-tempo-tvi24/1324468-4071.html