Previsões, Avisos e Alertas oficiais - Junho 2012

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Subida acentuada de temperatura nos próximos dias em Portugal continental
2012-06-22 (IM)

Nos próximos dias o estado do tempo em Portugal Continental será influenciado por um anticiclone localizado no Atlântico, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e por uma depressão de origem térmica centrada na Península Ibérica.

A ação conjunta destes dois centros de ação transportará uma massa de ar quente para o território continental, pelo que o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, I.P. prevê uma subida gradual da temperatura até à próxima quarta-feira, dia 27.

Deste modo, nos dias 26 e 27 (terça-feira e quarta-feira), a temperatura máxima do ar atingirá valores entre 30 e 35ºC nas regiões Norte e Centro e valores superiores a 35ºC na região Sul, podendo em alguns locais do Interior Sul a temperatura ultrapassar 40ºC. Durante a noite de 26 para 27, a temperatura do ar deverá ser superior a 20ºC em praticamente todo o território do continente.

A partir do dia 28, devido a uma mudança de massa de ar com trajeto marítimo prevê-se uma descida significativa da temperatura do ar, que poderá ser da ordem dos 12 graus em alguns locais.

Instituto de Meteorologia
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Índice UV muito elevado nos próximos dias
2012-06-22 (IM)

O Instituto de Meteorologia, IM, I.P., informa que nos próximos dias se prevê a ocorrência de valores muito elevados do índice ultravioleta (IUV=10) para quase todas as regiões de Portugal Continental e Ilhas, podendo atingir valores extremos de IUV (igual ou superior a 11) no dia 24 de junho (domingo) na Madeira, no barlavento algarvio e nas ilhas do grupo oriental dos Açores.

Recomenda-se o acompanhamento das previsões divulgadas diariamente pelo IM no sítio da Internet.

Instituto de Meteorologia
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Sei que não é o sítio certo para colocar isto, mas penso que não seria "agradável" estar a postar em todos os seguimentos de Portugal Continental.

Índice térmico universal em Portugal Continental, hoje às 15hUTC (16h locais):