Previsões, Avisos e Alertas oficiais - Novembro 2011

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT

As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsão de vento com rajadas até 130 km/h e ondas com nove metros para os próximos dias

O estado do tempo vai sofrer um agravamento nos Açores a partir da madrugada de terça-feira, esperando-se vento forte com rajadas que podem atingir 130 quilómetros por hora e ondas de nove metros de altura.
A previsão do Instituto de Meteorologia indica que o mau tempo vai começar a fazer-se sentir nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a partir das 03:00 de terça-feira e mantém-se até às 12:00 de quinta-feira, com ondas de oeste, passando a noroeste, com mais de nove metros. Neste grupo de ilhas, entre as 03:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira, espera-se também vento de oeste entre 75 e 87 quilómetros por hora, com rajadas que podem chegar aos 130 quilómetros por hora.
No Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial), entre as 09:00 de terça-feira e as 12:00 de quinta-feira, espera-se agitação marítima com ondas de oeste, passando a noroeste, entre oito e nove metros de altura. Ainda neste grupo de ilhas, entre as 09:00 de terça-feira e as 09:00 de quarta-feira, a previsão aponta para vento de oeste entre 75 e 87 quilómetros por hora, com rajadas que podem atingir 130 quilómetros por hora.
Relativamente ao Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), a previsão indica agitação marítima, com ondas entre oito e nove metros, das 18:00 de terça-feira até às 12:00 de quinta-feira. O vento vai soprar de oeste entre 65 e 74 quilómetros por hora, com rajadas até 100 quilómetros por hora, das 12:00 de terça-feira até às 06:00 de quarta-feira.
Na sequência desta previsão, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu hoje um aviso em que recomenda às populações que adotem as medidas de precaução habituais nestas ocasiões.

Fonte: RTP/RDP Açores
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Proteção Civil acciona alerta amarelo entre as 6 horas e as 21 horas de Quarta-feira em Portugal Continental

Portugal Continental vai estar em alerta amarelo entre as 06:00 e as 21:00 de quarta-feira, prevendo-se a ocorrência de precipitação e vento forte, anunciou hoje a Proteção Civil.

As condições meteorológicas, decorrentes da passagem de um sistema frontal bastante ativo, deverão ainda causar agitação marítima, refere um comunicado da Proteção Civil que acrescenta que aquelas condições atmosféricas devem sentir-se com mais intensidade no norte do país durante a manhã enquanto durante a tarde e princípio da noite se farão sentir no centro e sul.

As condições atmosféricas são favoráveis a piso escorregadio nas estradas, com formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, acidentes na orla marítima, transbordo de linhas de água e inundações de estruturas urbanas subterrâneas.

Por isso, e como medidas de prevenção, a Proteção Civil aconselha os cidadãos a desobstruírem os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não atravessarem zonas inundadas, a redobrarem os cuidados na condução, a fixarem de forma adequada estruturas soltas ou suspensas e a evitarem atividades ligadas ao mar.

Pede ainda à população que acompanhe as informações do Instituto de Meteorologia, da Proteção Civil e das forças de segurança.

Fonte: Lusa
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Avisos do instituto de meteorologia para amanhã:



AVISO COR-DE-LARANJA
> Setúbal, Santarém e Lisboa - Precipitação

AVISO AMARELO
> Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e arquipélago da Madeira: Precipitação
> Grupo ocidental do arquipélago dos Açores: Agitação marítima
 

Bastien

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
59
Local
Povoa da Galega, Mafra
Aviso Estofex:


Storm Forecast
Valid: Sat 12 Nov 2011 06:00 to Sun 13 Nov 2011 06:00 UTC
Issued: Sat 12 Nov 2011 06:55
Forecaster: VAN DER VELDE
Level 1 and 2 were issued for the Atlantic region near the Portuguese coast mainly for severe convective wind gusts and tornadoes.

SYNOPSIS and DISCUSSION

A low pressure area with an unstable airmass west of the Iberian peninsula moves to the north. Its cold front may come close to the Portuguese coast. Strong flow is predicted with 1-3 km mean speeds of 25 m/s in a large area, up to 40 m/s over sea. Storm propagation and shear vector will be mostly along the orientation of the front, which enhances a linear convective mode with several bowing segments with severe wind gusts and embedded or sometimes isolated supercells, as a result of strong deep layer shear and storm-relative helicity values over 300 m2/s2. Low level shear in excess of 15 m/s 0-1 km is supportive of tornadoes. At night the front is predicted to drag along the coast with locally large precipitation sums.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Complemento o post do Bastien com a imagem da previsão do Estofex:

showforecastcgilightnin.png


http://www.estofex.org/


Atenção portanto às próximas horas, e sobretudo nas regiões do Litoral Oeste :rain: :trovao:
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Re: Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Setembro 2011

Condições Meteorológicas Adversas – Precipitação forte

No seguimento do contacto com o Instituto de Meteorologia (IM) realizado no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), salienta-se que o estado do tempo, entre as 21.00 horas do dia 13 e as 15.00 horas do dia 14 de Novembro será marcado por episódios de precipitação forte nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:

· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

· Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, em zonas historicamente mais vulneráveis;

· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.

A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:

1. Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;

2. À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;

3. A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e

4. Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Todos os distritos de Portugal continental em aviso amarelo do IM, por chuva temporariamente forte, e acompanhada de trovoada.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Final de novembro seco
Tempo seco e frio
2011-11-24
(IM)

De acordo com o Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia, o estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado pela ação de um anticiclone, centrado a noroeste da Península Ibérica, que deverá intensificar a sua ação nos próximos dias.

Desta forma, até ao próximo domingo, prevê-se a continuação de tempo seco, com céu pouco nublado ou limpo, com o vento a soprar em geral fraco, predominando de nordeste.

Relativamente à temperatura, prevê-se a continuação de tempo frio, com acentuado arrefecimento noturno. As temperaturas mínimas, embora baixas, em particular na região norte, não atingirão valores negativos. As temperaturas máximas atingirão valores amenos para a época, na ordem dos 16ºC a 20ºC, em todo o território continental.

Prevê-se ainda a ocorrência de neblinas ou nevoeiros matinais, nos vales e terras baixas, que no interior norte podem persistir até ao final da manhã.

Sugere-se o acompanhamento desta informação através da página web do IM, I.P.
Fonte: IM