Previsões curto prazo (até 3 dias) - Agosto 2017

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@4ESTAÇÕES alguns integraram outros projectos, outros ou desistiram de participar ou por razões alheias não têm sido muito activos.

A tendência a curto prazo, é para uma gradual estabilização do estado do tempo a partir de amanhã.
O GFS mantém um cenário de subida das temperaturas porém, não me parece que os próximos dias sejam convidativos a umas idas à praia para quem está de férias, as temperaturas no Litoral não irão sequer chegar aos 30ºC e no interior o calor será também ele moderado na casa dos 30/32ºC.
A rainha do Verão, a Nortada, promete regressar em força a partir de amanhã aos locais habituais e de acordo com a previsão actual do Arpége irá intensificar-se bastante no próximo Fim de semana.

GFS

66-777SP.GIF


tempresult_lkv7.gif


Arpége

arpegesp-11-41-0.png
 


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Uma previsão que não via há algum tempo :D Estranhamente, todos os avisos que tinham no Norte e Centro até amanhã desapareceram todos.

FFbTj1P.png

Foi interessante o constante sobe e desce dos valores de temperatura prognosticados, em especial das máximas. No dia de hoje o IPMA chegou a descer em 3ºC as temperaturas previstas para diversas cidades tal é a dinâmica do evento.
Há uns dias pensaria que este evento iria ser o que chamo de "tropical", com máximas mesmo no litoral a rondar os 30ºC e os aguaceiros a aparecerem com o desenrolar do dia. Nada disso, as temperaturas desceram bem, mais parece que passou uma frente fria. No vale do Rio Cávado, Gerês, onde estou, formou-se um denso nevoeiro "invernal" (de encosta?) que ainda não se dissipou.
As esperanças de alguns membros eram estas :D

Tanto alarido na comunicação social e no fim não vai chover nada de mais (se chover sequer), a depressão tal como deu a entender desde o inicio ficará retida em Espanha, por cá vamos ter uma ou outra ocorrência mas nada demais como sempre.

E ontem foi o dia que foi, a marcar o início do fim de um verão de quase 6 meses, digo eu..

@4ESTAÇÕES alguns integraram outros projectos, outros ou desistiram de participar ou por razões alheias não têm sido muito activos.

A tendência a curto prazo, é para uma gradual estabilização do estado do tempo a partir de amanhã.
O GFS mantém um cenário de subida das temperaturas porém, não me parece que os próximos dias sejam convidativos a umas idas à praia para quem está de férias, as temperaturas no Litoral não irão sequer chegar aos 30ºC e no interior o calor será também ele moderado na casa dos 30/32ºC.
A rainha do Verão, a Nortada, promete regressar em força a partir de amanhã aos locais habituais e de acordo com a previsão actual do Arpége irá intensificar-se bastante no próximo Fim de semana.

GFS

66-777SP.GIF


tempresult_lkv7.gif


Arpége

arpegesp-11-41-0.png

Sim, provavelmente, um desses projetos deve ser o Bestweather que está bastante bom, pelo menos em termos de informação ao público nas redes sociais.

Não é o meu caso o das idas à praia na costa ocidental nos próximos dias. Onde estou em termos de vento não me posso queixar, é a região mais a azul claro de PT no mapa :p No entanto no que toca a humidade e nebulosidade baixa...

Obrigado pela atenção e pelo post :thumbsup:


 
  • Gosto
Reactions: MSantos e criz0r

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Para amanhã e sexta feira temos o regresso da nortada agressiva no litoral Norte e Centro, com rajadas até 70/75km/h

tempresult_wnz4.gif


Sábado teremos o regresso da corrente de leste, com rajadas até 50km/h

66-289SP.GIF


Consequentemente as temperaturas deverão subir por todo o país, com o litoral a chegar os 30ºC e o Interior Centro e Sul a aproximar-se dos 40ºC

78-582SP.GIF


Ou seja, a situação típica de verão... Afinal, ele ainda não acabou:D