Previsões curto prazo (até 3 dias) - Dezembro 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Tenho alguma esperança (muito ligeira :p) que antes da passagem da frente (de 25 para 26) possa cair alguma precipitação minimamente apreciável na metade Sul do país...

Alguns modelos apenas dão chuva no litoral Algarvio (sendo o Sotavento mais beneficiado), no litoral Alentejano e na zona de Lisboa/Setúbal entre Domingo (24) e 2ª-feira (25).
Mas outros indicam alguma chance de instabilidade um pouco mais generalizada na metade Sul do país (incluindo grande parte do interior Alentejano) nas tardes do dia 24 e 25 (parece-me mais provável dia 25).

É um bocado tiro no escuro, estamos a falar da influência de uma cut-off pouco significativa, portanto em regime "lotaria" como é normal. Tanto pode dar 0mm no meu quintal, como 20mm no quintal do vizinho, mas quem sabe...
Existe algum ligeiro potencial, pois temos algum (pouco) frio em altitude associado à cut-off, temos bastante humidade no pré-frontal a começar a entrar, e temos o "bónus" do tempo quentinho e se calhar meio ensolarado, que poderá quem sabe gerar alguma instabilidade então nessas regiões.

Alguns modelos dão esse cenário, que sem ser nada intenso nem extraordinário, caso acontecesse não deixaria de ser uma bela prenda de Natal para essas regiões tão carenciadas de água.
Caso se verifique, não estejam à espera de instabilidade com grandes trovoadas ou dilúvios penso eu. :p Mas pelo menos ver cartas de modelos com precipitação fraca/moderada num sector pré-frontal distribuída de forma mais generalizada não deixa de ser um indicador simpático.

Vamos aguardar e esperar que o sorteio da "lotaria" seja favorável. :)


yCXnrcE.gif


DC5ost5.gif


dr09pvt.png
 
Última edição:


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Segundo os 51 ensembles do ECM para a Véspera de Natal dia 24

Probabilidade para precipitação superior ou igual a 20 mm no dia 24/12/2017

20802581_qSSJP.jpeg


Precipitação máxima para o dia 24/12/2017:

20802583_a44hL.jpeg


Fonte: AEMET

Não está mal, por isso, aguardar para ver amanhã.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Previsão de chuva forte para seis distritos do continente
24 dez 2017 18:00

Cinco distritos do litoral norte de Portugal e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, que poderá tornar-se em aguaceiros , no dia de Natal, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro estão sob aviso amarelo entre as 13:00 e as 18:00 de dia 25 de dezembro, devido à chuva por vezes forte, que poderá passar a aguaceiros.

O distrito de Faro encontra-se desde as 15:00 de hoje e até às 24:00 sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que localmente podem ser fortes, acompanhados de trovoada.

Nas previsões mais recentes para o dia da consoada, o IPMA regista precipitação no Sul do país e neblina ou nevoeiro matinal, precisando que os períodos de chuva fraca ou chuvisco no Algarve se irão estender a toda a região a partir do início da tarde. A temperatura mínima deverá subir.

Para segunda-feira, dia de Natal, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva passando a aguaceiros, que deverão aumentar de intensidade e frequência a partir do final da tarde, especialmente no litoral Norte e Centro.

O vento soprará com mais intensidade, com rajadas que podem atingir os 80 quilómetros/hora a partir da tarde nas regiões norte e centro, prevendo-se queda de neve nas terras altas acima de 1400 metros, descendo a cota para 1000/1200 metros no fim do dia.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/previsao-de-chuva-forte-para-seis-distritos-do-continente
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ondas até sete metros põem em alerta comunidade piscatória
25 dez, 2017 - 18:22

Previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste portuguesa a partir do final da tarde de terça-feira e madrugada de quarta.

Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram esta segunda-feira para as eventuais consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste portuguesa a partir do final da tarde de terça-feira e madrugada de quarta.

Em comunicado divulgado, a Marinha avança que o alerta é dirigido a toda a comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, especialmente a norte do Cabo da Roca, bem como a toda a população em geral que frequente as zonas costeiras ao logo de toda a faixa litoral oeste.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é estimada forte agitação marítima dos quadrantes de noroeste, com altura das vagas que pode chegar aos 6 e 7 metros de altura em alto-mar, com especial incidência a norte do Cabo da Roca a partir do final da tarde de terça-feira e durante a madrugada de quarta-feira.

A agitação marítima forte deverá começar a diminuir ao longo da madrugada de quinta-feira, 28 de dezembro.

Desta forma, a Marinha apela à população em geral é recomendado que se abstenha da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Já aos pescadores lúdicos de pesca à cana, a Marinha aconselha cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.
http://rr.sapo.pt/noticia/101510/on...m-alerta-comunidade-piscatoria?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Informação especial.

Superfície frontal fria associada à tempestade Bruno


Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2017-12-26
13:08 e 2017-12-27 15:00


A depressão Bruno encontra-se a sudoeste das ilhas
Britânicas e irá deslocar-se gradualmente para leste.Portugal
continental será afetado, entre o final da tarde de hoje e as
primeiras horas de amanhã, pela passagem de uma superfície frontal
fria associada a esta depressão, com aumento da intensidade do
vento, ocorrência de precipitação e aumento da agitação
marítima.O vento será moderado a forte, com rajadas até 80 km/h,
podendo atingir 110/120 km/h nas terras altas das regiões Norte e
Centro. A precipitação atingirá todo o território, sendo mais
intensa nas regiões Norte e Centro.Na costa ocidental, os efeitos da
depressão Bruno sentir-se-ão até dia 28, com ondas de noroeste com
4 a 5 metros, atingindo 5 a 6 metros a norte do Cabo Carvoeiro,
amanhã, dia 27.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica
para os próximos dias

consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa


Para mais detalhes sobre avisos meteorológicos

consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Ter, 26 Dez 2017 13:08:10

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Proteção Civil do Porto corta trânsito na Avenida D. Carlos I até quarta-feira devido ao mau tempo
26 dez 2017 14:24

A Avenida D. Carlos I no Porto, junto à Foz do Douro, vai ser hoje cortada a partir das 18:00 devido às condições meteorológicas adversas previstas até quarta-feira, com ventos e agitação marítima fortes, anunciou a câmara municipal.

Com o Porto “sob aviso laranja a partir do final da tarde”, está também prevista “agitação marítima forte entre a meia-noite as 15:00 horas de quarta-feira”, com a “ondulação de noroeste a variar entre os cinco e seis metros, podendo atingir os 10 metros de altura”, refere ainda o comunicado publicado no portal da autarquia.

“A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança e cortes de trânsito que serão estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida de D. Carlos I”, lê-se ainda na nota informativa.

A Câmara do Porto, através do Departamento Municipal de Proteção Civil, “continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos que se julguem necessários”, conclui o documento.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...carlos-i-ate-quarta-feira-devido-ao-mau-tempo
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Frente razoável prevista para o último dia do ano, no Noroeste muitas regiões irão certamente ultrapassar os 300 mm mensais :rain:

tempresult_ihv7.gif
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,434
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
lfbbCqd.png
js1O4ML.png


Esta confirmada esta beldade?!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Aviso à população. Cinco recomendações por causa da agitação marítima
30 dez, 2017 - 14:58

Ondas podem atingir os cinco metros em toda a orla costeira durante os próximos dias. Protecção Civil deixa cinco recomendações aos portugueses.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) avisa a população para as possíveis consequências do agravamento da agitação marítima previsto entre as 12h00 horas de domingo e as 06h00 horas do dia 2 de Janeiro.

As ondas podem atingir entre quatro a cinco metros em toda a orla costeira durante os próximos dias.

A ANPC adverte para a “possibilidade de inundação de áreas mais vulneráveis” e em “construções urbanas subterrâneas”, bem como de danos em estruturas montadas ou suspensas devido à força do mar.

Cinco recomendações à população

Porque prevenir é o melhor remédio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil deixa cinco recomendações à população.

• Evite atravessar zonas inundadas, no sentido de precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos escondidos no pavimento ou caixas de esgoto abertas

• Proceda à fixação de elementos soltos, nomeadamente em estruturas de apoio de praia, placards de sinalização ou publicidade, bem como outras estruturas suspensas ou montadas ao ar livre

• Tenha especial cuidado ao circular a pé ou de veículo junto à orla costeira e a zonas ribeirinhas mais susceptíveis de sofrerem galgamentos costeiros, evitando, se possível, atravessar, estacionar ou permanecer nesses locais

• Abstenha-se de praticar actividades relacionadas com o mar, como sejam a pesca desportiva, os desportos náuticos e os passeios recreativos à beira-mar

• Evite a prática dos tradicionais banhos de ano novo e outras acções de natureza análoga.
http://rr.sapo.pt/noticia/101858/av...por-causa-da-agitacao-maritima?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: Zulo e joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.