Performance medíocre dos modelos mesoescalares neste evento, em especial do WRF. Na run das 0z previa alguma chuva (neve) no Alentejo, que nunca chegou a acontecer, de madrugada e de manhã. Não contabilizou o facto de não haver instabilidade suficiente para combater o ar frio. Prevê-se que o mesmo aconteça com a tarde.
Concordo! Para mim, os modelos falharam um pouco, o ar frio entrou mais a oeste e as serras do litoral tem beneficiado com isso. Por outro lado a meio da semana, os modelos chegaram a modelar zero de precipitação no interior e é o que está a acontecer.
Todos davam, ora com maior ou menor quantidade, mas pelo menos para a zona de Portalegre estava modelada precipitação! Falharam redondamente! É realmente uma frustração pessoal mas também um falhanço dos modelos! Espero que pelo menos o tenham em consideração e melhorem... Esta era a previsão, na saída das 0h do WRF-NMM, de um considerável nevão para São Mamede. Mas na realidade a precipitação foi ZERO! O AROME também dava para a madrugada/inicio da manhã. E volta a insistir para o período da tarde... O ALADIN o mesmo para o inicio da manhã. E igualmente também para a tarde: O HIRLAM praticamente igual aos anteriores, precipitação ao início da manhã e à tarde (abaixo a carta de previsão para as 15h-18h): Claro que são previsões, mas haver tanta consonância e encima do acontecimento... Também nós devemos apreender. Esperar neve de aguaceiros e com sentido NW... Aqui para o Alentejo é para esquecer mesmo! Eu sempre esperei era que devido à bolsa de ar ser tão fria gerasse mais instabilidade que nos afectasse aqui no interior.