Interessante análise esta, das três frentes, duas dissipam-se e só fica a do meio. Penso que a dissipação daquelas frentes se traduz numa grande parte da precipitação esperada. Estendendo a antevisão para a semana, com as previsões para terça e quarta-feira, parece que volta a uma situação anterior:
A 3 dias duma possível cut-off no Sul, ainda há bastante instabilidade nas previsões. Há modelos a preverem quase nada e outros a preverem 20 a 30 mm. Eis aqui o exemplo de Tavira: Entretanto a saída operacional do GFS adicionou alguma precipitação no Barlavento, mas cortou no Sotavento. Veremos o que acontece!
Interessante possibilidade de cut-off para dias 25/26 e ainda uma situação de instabilidade no dia 27:
Aqui estão os acumulados previstos na depressão isolada prevista para os próximos dias, pelo modelo ECMWF: Em geral, todo o sul do país receberia entre 10 a 15 mm, com algumas zonas com acumulados mais elevados e outras zonas com acumulados mais fraquinhos. O GFS ainda está melhor do que o ECMWF neste momento, com acumulados no evento entre 25 e 40 mm no Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo: Veremos como as previsões evoluem!
Situação em que a análise frontal de pouco vale, mas aqui está: (as imagens menores são previsões de saídas anteriores 12h, para comparação da actualização da previsão. Refiro a propósito que parece não haver realmente actualização em certos casos... ) Hoje, do meio-dia à meia-noite: Sexta-feira: Meio-dia Meia-noite Sábado: Meio-dia Meia-noite Off-topic: Domingo: Segunda:
Nos próximos dias poderemos ter uma situação tipicamente Primaveril com temperaturas amenas, convecção durante a tarde e aguaceiros dispersos nas serras algarvias e interior do Alentejo. Previsão da AEMET para amanhã... Precipitação máxima Estas situações são sempre difíceis de modelar mas tudo indica que deveremos prestar atenção às serras do Algarve e de Aracena.
Uma pergunta: os aguaceiros previstos para amanhã estão associados ao núcleo de ar frio, em movimento retrógrado, situado no golfo da Biscaia/mar Cantábrico, certo?
Esse núcleo está integrado num sistema depressionário mais complexo, ao nível dos 500 hPa, com mais alguns núcleos a sul do Continente: