Previsões curto prazo (até 3 dias) - Janeiro 2021

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Jan 2021 às 11:04.

  1. Tonton

    Tonton
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2017
    Mensagens:
    1,280
    Local:
    Mactamã
    [​IMG]
    Depressão Gaetan e depressão Christoph - Comunicado n.º 2

    Informação Meteorológica
    Comunicado válido entre 2021-01-19 17:20 e 2021-01-20 23:59
    Depressão Gaetan e depressão Christoph - Comunicado n.º 2
    Esta 2.ª feira, 18 de janeiro de 2021, foram nomeadas duas depressões no Atlântico Norte que irão influenciar o estado do tempo nas Ilhas Britânicas e na Península Ibérica.A depressão Christoph foi nomeada pelo serviço meteorológico do Reino Unido na manhã de 2.ª feira, 18 de janeiro.
    Às 12UTC desta 3.ª feira, 19 de janeiro, o centro da depressão centrava-se a oeste da Irlanda (em 51°N 19°W), devendo as Ilhas Britânicas ser afetadas até 4.ª feira, 20 de janeiro, com valores elevados de precipitação.
    A depressão Gaetan foi nomeada pelo IPMA no final de 2.ª feira, 18 de janeiro, tendo-se formado a sul da depressão Christoph e a norte do Arquipélago dos Açores. Às 12 UTC desta 3.ª feira, 19 de janeiro, o centro da depressão centrava-se a nordeste do referido arquipélag o (em 45°N 22°W).
    O sistema frontal associado à depressão Gaetan irá afetar o território do Continente a partir do final desta 3.ª feira e durante todo o dia de 4.ª feira, originando a emissão de avisos meteorológicos para vento, precipitação, neve e agitação marítima.Com a aproximação da depressão Gaetan ao Golfo da Biscaia, prevê-se que as duas depressões se possam fundir nas primeiras horas do dia 20, 4.ª feira, dando origem a uma única região depressionária.
    Os efeitos da depressão Gaetan far-se-ão sentir já no final do dia 19 através de precipitação, que por vezes será forte no dia 20 podendo ser acompanhada de trovoada, por vento forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro, e pelo consequente aumento de agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros.O próximo comunicado sobre a depressão Gaetan será emitido esta quarta-feira, 20 de janeiro, pelas 17h30.Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica no continente, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando:
    Para mais detalhes sobre a previsão descritiva:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
    Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima:http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
    Ter, 19 Jan 2021 17:20:35
     
    N_Fig, joselamego, Thomar e 2 outras pessoas gostaram disto.
  2. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    13,902
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Sempre em evolução a previsão, mesmo a curto prazo, e ainda mais volátil quando se trata de uma previsão frontal.
    Últimas actualizações há menos de duas horas:

    Amanhã às 12h, volta a aparecer uma linha de instabilidade pós-frontal em circulação forte de Oeste da Gaetan:
    [​IMG]

    À noite, a circulação passa a pré-frontal de aproximação rápida à frente quente do novo sistema frontal associado a nova depressão que seguirá o mesmo trajecto da Gaetan, entretanto absorvida pela depressão a noroeste e próxima da Escócia:
    [​IMG]

    A corrente de Oeste acelera-se e a nova depressão, ainda não nomeada, ocupa às 12h de quinta-feira o mesmo lugar da anterior no Golfo da Biscaia. O sistema frontal em oclusão rápida terá o ponto triplo sobre a Região Oeste:
    [​IMG]

    A 60 horas (desde as 12h de hoje), noite de quinta-feira, a corrente de oeste continua forte mas inflectindo para WNW/NW, e a existência ou não de linhas de instabilidade ou mesmo pequenos sistemas frontais é... futurologia numa situação destas:
    [​IMG]

    Sexta-feira ainda permanece a corrente de Noroeste, preparando a chegada de outro sistema frontal no fim-de-semana, e cujo sector quente, mais alargado, tem persistentemente sido posicionado sobre os Açores para este dia 22:
    [​IMG]
     
  3. pe5cinco5

    pe5cinco5
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Nov 2014
    Mensagens:
    264
    Local:
    Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
    Boa previsão, gostei! :thumbsup:

    Nisso o IPMA, apesar de servir para o público em geral, podia ter alguma secção mais dedicada à análise técnica sobre o que irá acontecer nos próximos dias, na minha opinião.
     
  4. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    13,902
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Limitei-me a olhar para as cartas mas daquilo que se vê na análise frontal não se pode sequer concluir a intensidade dos fenómenos, especialmente ao nível dos acumulados. Pode haver acumulados substanciais ou não, associados ou não às frentes.
    Do mesmo modo para o vento, etc. Temos apenas uma ideia aproximada da sequência e das datas.

    Esticando um pouco a previsão, as cartas saídas há pouco mostram um fim de semana que pode ser chuvoso no Norte e Centro.
    Uma frente fria a descer em latitude e depois a voltar para a subir, já convertida em ramo quente de um sistema frontal.

    [​IMG]

    e já em off-topic (> 3 dias), o domingo, com uma situação de evolução Oeste-Leste muito rápida e incerta na posição norte-sul.
    [​IMG]
     
  5. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    6,997
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Comunicado válido entre 2021-01-20 17:37:00 e 2021-01-22 23:59:00

    Assunto: Depressão Hortense Comunicado n.º 1

    Esta 4.ª feira, 20 de janeiro de 2021, foi nomeada pelo serviço meteorológico de Espanha, AEMET, a depressão Hortense, que irá localizar-se 500 km a noroeste da Corunha (46 °N; 13.5 °W) às 23 horas de 5.ª feira, dia 21, e que se aproximará da costa Norte da Galiza na madrugada de dia 22.

    A depressão Hortense será a segunda de duas depressões que atingirão o Golfo da Biscaia esta 5.ª feira, dia 21 (a primeira depressão não tem nome atribuído dado que apresenta menor atividade).

    Nos dias 21 e 22, os sistemas frontais associados a estas duas depressões irão continuar a originar precipitação forte no Continente, em especial no litoral Norte e Centro. Os valores acumulados serão da mesma ordem de grandeza dos que ocorreram durante a passagem do sistema frontal associado à depressão Gaetan nos dias 19 e 20.

    Ainda para os dias 21 e 22, prevê-se que o vento no Continente se mantenha do quadrante oeste com períodos de maior intensidade. Em particular, na madrugada e manhã de dia 22, 6.ª feira, as rajadas deverão atingir 95 km/h no litoral a norte do Cabo Raso e 120 km/h nas terras altas.

    A maior diferença em relação à depressão Gaetan será o aumento da agitação marítima no litoral a norte do Cabo Raso onde, a partir da madrugada de dia 22, 6.ª feira, as ondas serão de noroeste de 5 a 6 metros, podendo atingir 10 a 12 metros de altura máxima. Prevê-se que as ondas diminuam para 4 a 5 metros no final de dia 22.

    O próximo comunicado sobre a depressão Hortense será emitido esta quinta-feira, 21 de janeiro, pelas 17h30.

    Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica no continente, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando:

    Para mais detalhes sobre a previsão descritiva:
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

    Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos:
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

    Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima:
    http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

    IPMA
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    13,902
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Para o meio-dia de hoje, quinta-feira.
    A corrente de Oeste fortíssima produz a oclusão dos sistemas frontais antes mesmo de chegarem ao litoral.
    [​IMG]

    Edição: a carta de previsão para as 18h. A oclusão tem o ponto triplo sobre o Alentejo.
    [​IMG]

    A rapidez da passagem é tal que num intervalo de doze horas é difícil perceber o que aconteceu a este primeiro sistema, pois o incipiente sistema seguinte estará à meia-noite já a atingir o litoral. Esta frente está associada à "Hortense" em cavamento rápido:
    [​IMG]

    Ao meio-dia de sexta-feira a frente terá varrido toda a península ibérica e a Hortense sobre o sueste de França. Parece que se espera bastante instabilidade pós-frontal em corrente de WNW/NW.
    [​IMG]

    Sexta-feira à noite o vento já vira para WSW novamente, e a frente quente de um sector bastante alargado aproxima-se rapidamente durante a madrugada de sábado.
    [​IMG]

    Mas para sábado a previsão frontal tem variado imenso, a última versão para o meio-dia de sábado desfaz o sector quente, a frente fria orienta-se WSW-ENE e a sua maior ou menor progressão para sul, além de possíveis ondulações vai criar um fim-de-semana bastante chuvoso no Norte e Centro.
    [​IMG]
     
    #36 StormRic, 21 Jan 2021 às 00:36
    Última edição: 21 Jan 2021 às 00:48
  7. Ricardo Carvalho

    Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Jul 2015
    Mensagens:
    2,812
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Que tareia

    [​IMG][​IMG]

    Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. joralentejano

    joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Set 2015
    Mensagens:
    6,997
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Comunicado válido entre 2021-01-22 17:54:00 e 2021-01-23 23:59:00

    Assunto:
    Depressão IGNACIO - Portugal Continental - Comunicado n.º 1

    Foi hoje, 6.ª feira, 22 de janeiro de 2021, nomeada pelo serviço meteorológico de Espanha, AEMET, a depressão IGNACIO, que às 12h de dia 23 deverá estar centrada a norte/noroeste da Península Ibérica, por volta dos 45°N 10°W.

    A depressão IGNACIO deverá influenciar o estado do tempo em Portugal Continental durante o dia de amanhã, 23 de janeiro, sendo as regiões Norte e Centro as mais afetadas pela passagem desta depressão.

    Assim, prevêem-se períodos de chuva, que serão por vezes fortes e persistentes no Minho e Douro litoral a partir da manhã, e em especial nas zonas montanhosas das regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros durante a tarde. Há possibilidade de queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude até ao início da manhã.

    O vento irá novamente intensificar nesse dia, sendo em geral moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando durante a manhã forte (até 40 km/h) de sudoeste, com rajadas até 70 km/h no litoral a norte do Cabo Raso, e sendo forte (40 a 50 km/h), com rajadas até 100 km/h, nas terras altas.

    A agitação marítima mantém-se forte no litoral oeste, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros e que diminuirão durante a madrugada de dia 24.

    Este deverá ser o único comunicado sobre esta depressão.

    Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica no continente, recomenda-se o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando:

    Para mais detalhes sobre a previsão descritiva:

    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

    Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos:

    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

    Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima:

    http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

    IPMA
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    13,902
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    A sequência dos próximos dias, em previsão do MetOffice:

    Sábado 23 (hoje): a "Depressão Ignacio". Afinal é mais um pequeno núcleo periférico da depressão complexa com centro principal junto à Noruega.
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Domingo 24: chuva só a partir da tarde.
    [​IMG]
    [​IMG]
    .
    Segunda 25: o anticiclone sobre a Madeira e a corrente de Oeste mais afastada para norte.
    [​IMG]

    Terça 26: injecção anticiclónica de massa de ar tropical. Mínimas e máximas próximas e mornas.
    [​IMG]

    Quarta 27: dentro do sector quente, continuação do dia anterior.
    [​IMG]
     
    #39 StormRic, 23 Jan 2021 às 01:56
    Última edição: 23 Jan 2021 às 02:04
  10. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    13,902
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Algumas alterações de posição, mesmo a curto prazo as previsões nestas correntes muito rápidas de Oeste e de "luta" entre altas pressões a sul e complexos depressionários a norte, são imprecisas:

    Para amanhã às 6h (saída das 6h de hoje)
    [​IMG]

    Amanhã, domingo, às 12h: comparação da previsão na saída das 00h e na das 12h de hoje:
    [​IMG][​IMG]

    Domingo à meia-noite (00h de dia 25):
    [​IMG][​IMG]

    Segunda 25, 12h:
    [​IMG][​IMG]

    Segunda à noite (00h de 26):
    [​IMG][​IMG]

    Terça 26 às12h:
    [​IMG][​IMG]
     
    "Charneca" Mundial e joselamego gostaram disto.
  11. Santofsky

    Santofsky
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    10 Nov 2020
    Mensagens:
    191
    Local:
    Portugal
    Informação especial
    Comunicado válido entre 2021-01-26 15:59:00 e 2021-01-29 12:00:00
    Assunto: Depressão Justine - Açores - Comunicado N.º1
    A depressão Justine, nomeada hoje (26 de janeiro) pelo IPMA ? Delegação Regional dos Açores, deverá às 00 UTC de sexta-feira (29 de janeiro), encontrar-se centrada a 40N 31W, ou seja, a cerca de 250 km a noroeste do Corvo, no seu ponto mais próximo do Arquipélago.

    Prevê-se que a Depressão Justine provoque um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 130 km/h nas ilhas do Grupo Ocidental, ---120 km/h nas ilhas do Grupo Central e até 100 km/h no Grupo Oriental. Provocará também um aumento da agitação marítima com ondas de 8 a 9 metros de altura significativa nos Grupos Ocidental e Central e até 5 metros no Grupo Oriental. Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação.

    A influência desta depressão deverá começar a sentir-se a partir da tarde do dia 28 de janeiro (quinta-feira).

    Para mais detalhes para a navegação marítima consultar:
    http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

    Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
    http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
    Data de edição: 2021-01-26 15:59:04

    http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

    Deverá ser a mesma depressão que irá afetar o território continental no próximo fim de semana.
     
  12. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    19,305
    Local:
    Açores
    [​IMG]

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    19,305
    Local:
    Açores
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Microburst

    Microburst
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    10 Set 2009
    Mensagens:
    837
    Local:
    Laranjeiro-Feijó (Almada)
    Bom dia!

    Peço desde já desculpa por este post, mas para os mais leigos como é o meu caso seria possível descortinar com mais precisão o que é aqui por vezes adiantado? É que por este tweet que o @Orion partilhou dá toda a sensação que poderemos ter um Fevereiro mais ameno, pelo menos por Portugal Continental, quando ainda ontem ou anteontem noutro tópico era mostrada uma imagem que supostamente se referiria a uma possível entrada fria continental a partir de dia 9/10 de Fevereiro. Se assim não for peço por favor que me corrijam.

    E como o IPMA parece insistir na continuação deste tempo cinzento, com temperaturas amenas e dias de mais ou menos precipitação, era para saber com o que supostamente poderemos contar para o início do próximo mês. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Thomar, TxMxR, joselamego e 1 outra pessoa gostaram disto.
  15. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    19,305
    Local:
    Açores
    Só publiquei aquilo aqui para complementar isto. Ainda vai a tempo de ser mudado para o tópico europeu, se for decisão alheia.

    Fevereiro já é outro assunto -> https://apps.ecmwf.int/webapps/open...rts_south_west_europe&valid_time=202102010000
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página