Previsões curto prazo (até 3 dias) - Junho 2022

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Para amanhã:

Chuva fraca começa pelo sul, de manhã, progride para a região centro/litoral ao longo do dia. Pode nem sequer acumular.

Sistemas convectivos entram em ação ao final da tarde, principalmente no centro da P. Ibérica rumo a norte, sendo a única região do país mais suscetível o Interior Norte, a mesma região também provável de atingir os 40ºC. Será um espetáculo que visto de satélite será bonito, díria eu.
 


AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Para amanhã:

Chuva fraca começa pelo sul, de manhã, progride para a região centro/litoral ao longo do dia. Pode nem sequer acumular.

Sistemas convectivos entram em ação ao final da tarde, principalmente no centro da P. Ibérica rumo a norte, sendo a única região do país mais suscetível o Interior Norte, a mesma região também provável de atingir os 40ºC. Será um espetáculo que visto de satélite será bonito, díria eu.

Diria que essa chuva fraca serão algumas células convectivas que devem ter movimento Sudeste-Noroeste. E parece-me haver condições para surpresas! Veremos!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
ECMWF acertou e destronou por completo o GFS, temos ISO 8ºC a entrar para o território a 850 hPa.

ePgTw2K.png


Extensão do AA para norte forma esta bolha:

29JAGjv.png


30ºC só voltaram provavelmente no final do mês.

Possibilidade de mínimas de 5ºC no Interior Norte/Centro.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Anomalias de -8ºC a 850 hPa, noites serão mais frias que o habitual. Deverá permanecer até ao final do mês inclusive.

1GSWf9q.png


Exemplo de saída do GFS 12z no dia 26. O contraste com a temperatura sobre o mar Mediterrâneo :eek:

4PhWyRQ.png


Os 30ºC devem voltar no interior já no dia 27. Em Julho já se dá sinais dos 40ºC a voltar, mas aguardemos.