Amanhã poderemos ter mais precipitação no Sul.
Sábado também poderá ter qualquer coisa.

Sábado também poderá ter qualquer coisa.

Para sexta e sábado a sinóptica prevista é interessante: teremos um rio atmosférico no Atlântico que atingirá a Galiza de raspão, e por outro lado um anticiclone forte a Sul. Ou seja, embora a probabilidade de precipitação seja pequena a sul do Minho e se chover só será mesmo no Alto Minho, teremos uma humidade relativa elevada com temperaturas acima de 30°C em grande parte do sul do país.![]()
Já agora, para quem gosta de tempestades, nomeadamente de fotos e videos, veja o CAPE previsto para o sul do distrito de Viseu no sábado (mesmo modelo, ECMWF)
![]()
É claro que são apenas previsões, e que por vezes os modelos, sobretudo em algo tão sensível e flutuante como CAPE (Convective Available Potential Energy), que mede a energia criada por processos convectivos, tudo pode mudar. Mas fica a previsão.
(Já agora, para Vila Real os valores máximos diários previstos são: 29/5 - 600; 30/5 - 900; 31/5- 1500 ( o valor máximo, mais alto para a noite).
O CAPE não é um factor assim tão determinante. Hoje há de facto alguma energia mas há que ter em conta vários outros factores. Por exemplo hoje a presença de bastante vento de O/NO deverá travar o avanço dessas células em direcção ao litoral, como acontece quase sempre. No Domingo talvez hajam melhores condições.